TOPO
Gastronomia

Comidas de estrada

Quem viaja para o Sertão, Litoral Norte ou Sul de Alagoas tem sempre aquela parada obrigatória para um lanche ou almoço rápido para depois seguir viagem. Escolhi três dicas de comida na estrada: ao Norte, o restaurante Frutos do Mar, em Camaragibe; ao Sul, o Sabor de Minas; e, rumo ao Sertão, o Caldinho de Mocotó, que equivale a uma sopa.

Camarão ao leite de coco com legumes, uma das maravilhas do restaurante

Na estrada AL 105 Norte, que nos leva aos destinos turísticos do litoral norte de Alagoas, especialmente à cidade de Matriz de Camaragibe, o restaurante Frutos do Mar é ótima opção para  almoço. E mesmo longe do mar, os pescados é o manjar dos Deuses. Até o camarão (tamanho pequeno), oriundo dos mares da Barra de Santo Antônio, é muito saboroso, e faço essa distinção porque em geral não tem esse sabor. O crustáceo preparado no leite de coco com legumes, é divino.

O restaurante, no sistema de preço por quilo custa R$ 39,00.  Mas também tem uma opção supereconômica, no valor R$ 13,00 (sem balança), onde o comensal pode se servir a vontade do buffet e escolher dois tipos de carnes guisadas e peixes. AL 105 Norte km 72 – Matriz de Camaragibe – Telefone 82 3251.1433 / 98889.1400

Sabor de Minas

No Sabor de Minas, na praia do Francês, uma embaixada da tradição mineira

“Para saborear um leitãozinho assado com tempero mineiro tem que chegar cedo”, explica o simpático Jorge Consiglio, mineiro que abraçou a praia do Francês como seu destino de vida.  Ele e sua esposa Shirley Santana abriram, na movimentada Rodovia AL 101/Sul , o Sabor de Minas. O restaurante tem sistema self-service, com destaque para as tradições da cozinha mineira, a exemplo do pãozinho de queijo, tutu à mineira, feijão tropeiro, frango com quiabo e aquela costelinha de porco bem macia e crocante. Mas, não deixe de provar a picanha suína com molho de caipirinha!

Costelinha suína do Sabor de Minas: nota 10

Sabor de Minas – Aberto a todos os dias, das 11 as 15h30 (de segunda a sexta) e nos sábados e domingos (sábado e domingo). Rodovia AL 101/Sul  KM/12 – Telefone: (82) 3260.1510- Preço: 53,90(terça a sexta) e 58,90(sábado e domingo)

Resultado: caldo de mocotó com ovo machucado, dizem que levanta até defunto

Caldinho de Mocotó

Na movimentada AL 220, ligando os municípios de Delmiro Gouveia e Olho D’Água do Casado, o pequeno empreendimento, ululantemente batizado de Caldo de Mocotó, é parada obrigatória. Ali se saboreia, ao longo de 36 anos,  uma receita simples e de sucesso líquido e certo. Além do caldinho, a casa disponibiliza cachaças preparadas com cascas das árvores da região e, de quebra, um bom café forte.

Aviso aos viajantes: não é um simples caldinho de mocotó, é o melhor de Alagoas. Existe um ritual para beber o caldo preparado, com esmero, por Dona Maria Aparecida Maciel. No balcão, quem ensina o passo a passo do modo de saborear o dito cujo, é o esposo da Maria, Antônio Silva. Primeiro ele entrega um ovo cozido e pede para o cliente descascar e, em seguida, o esmagar com o auxilio da colher no pequeno prato fundo de alumínio; finalmente é adicionado o caldo bem aquecido, resultando num um creme substancioso, capaz, como dizem, de levantar “até defunto”.

Caldo de Mocotó, uma de Olho D’ Água do Casado

Caldo de Mocotó, de terça a sábado, das 5h até às 17h. Telefone 98893.1388

 

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/