TOPO
Cozinha Popular Gastronomia

Batata-doce com charque, versão bolinho

 

A batata-doce é alimento sagrado da mesa dos nordestinos. Graças aos seus benefícios (rica em vitaminas A e C), caiu nas graças do povo em geral, principalmente dos atletas.  Mas para o uruguaio Cesar Piriz, a raiz é o ingrediente cultural da América Latina, e por lá haja variedade dos tubérculos, mas a roxa e branca são as mais comuns.

Apostando na identidade cultural dos hermanos latinos, o nosso cozinheiro Cesar, conhecido como “Campeão” do Boteco do Urugua, tem o bolinho de batata-doce com charque desfiado. Muito bacana, mas lembrem-se: leva farinha de trigo e leite de gado, embora o elemento principal seja a raiz. Já o charque é dessalgado, desfiado e frito com cebola e vira recheio.

Bolinho de batata-doce tem recheio de charque desfiado

Detalhe: a massa da batata-doce é temperada com caldo de galinha e folhas de salsinha. Quando o bolinho está pronto, leva um banho na mistura da farinha de milho flocão, farinha de rosca e ovo batido, e vai para a fritura. Depois de pronto, para acompanhar, o molho de pimenta da casa.

Ingredientes do bolinho de batata-doce do Boteco do Urugua

O Boteco do Urugua tem seis anos e agora aceita cartão de débito. Cesar dará o primeiro passo na formalização com orientação do Sebrae/AL e vai virar  Empreendedor Individual (EI).

Espetinho de fígado com o molho chimichurri, farofa e vinagrete

Por fim, continuo fã do espetinho de fígado com vinagrete, farofinha e o molho chimichurri. E agora começou o projeto piloto de abrir nos dias de sábado. Na torcida para dar tudo certo.

O casal de empreendedores: Cesar e sua amada Angélica

O Boteco do Urugua tem um grupo de clientes, ou melhor fãs assíduos, que se comunicam para saber o cardápio. Quando, por algum motivo, não abrem, o aviso vem pelo Whatsapp. Anote o número:82 98818-2032. Lembrando que as informações só dizem respeito ao boteco, cardápio e nada além disso.

Detalhe do Boteco do Urugua, as fotos dos seus ídolos do roock

Rota do Boteco do Urugua

Bolinho de batata doce com charque – R$ 5,00 (porção com 4)/ Churrasquinho de fígado – R$ 4,00  (Aceita encomenda de bolinhos)

Rua Silva Sampaio, 154 – Poço/ Telefone:98818.2032/ 99636.6995/

Funciona de segunda à sábado, das 16 horas até meia noite (pode fechar antes, depende do movimento)

Visits: 0

«

»

4 comentários
  • Andréa
    7 anos Atrás

    Oi Nide, gosto muito de espetinho de fígado e é difícil encontrar. Dá um ponte de referência do local!
    Obg. Desde já.

    • Nide Lins
      7 anos Atrás
      AUTOR

      Como chegar: Entre na rua do Moinho Motrisa e na terceira rua vire à direita (depois do Edifício Solaris). Siga até a segunda rua (sem saída).

  • Vera Calvão
    7 anos Atrás

    Nide, graças ao seu blog viramos assíduos no Boteco do Urugua, todas as quintas nossa turma se reune para tomar a cerveja gelada e comer as delícias que o Cesar prepara, o atendimento da Dona Angélica, do Gê e do Aldri tambem são perfeitos e cativam a gente. Obrigada pela dica maravilhosa. Sucesso e prosperidade, sempre!

    • Nide Lins
      7 anos Atrás
      AUTOR

      Grata. Sucesso pra vc, Vera

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/