TOPO
Cozinha Popular Gastronomia

No bar do camarão, o bacalhau é o tal

 

Comecei minha expedição sobre iguarias populares pelos botecos indicados nas duas edições do meu livro, “Guia da Gastronomia Popular Alagoana”, pela editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.  Sigam também pelo meu instagram @nidelins as atualizações dos nossos cantinhos alagoanos.

A alagoana Maria Marta de Freitas é a mandante do Bar do Camarão, o modesto empreendimento familiar, na Antiga Amélia Rosa. De lá, minha indicação número um é o bacalhau servido com arroz, feijão caseiro, salada de tomate e cebola. Por semana são consumidos 10 quilos do peixe. Virei fã desde a minha primeira aparição no bar. Mas lá também reina a dobradinha.

Porção individual bem servida do bacalhau do Bar do Camarão

Porção individual bem servida do bacalhau do Bar do Camarão

O bacalhau de Marta é um espetáculo: bem sequinho, o sal do peixe na medida certa, o tempero é a simplicidade. Leva tomate, cebola, pimentão, coentro, batata cozida, e mesmo sem azeitona é uma receita para se apaixonar. No bar do Camarão, as comidas são classificadas como pequena, média e grande, todas generosas, e o bacalhau, na porção individual, dá bem para duas pessoas, acompanhado por feijão caseiro (calda grossa), arroz e salada de tomate e cebola. E porque não tem azeitona? “Minha filha, no começo eu colocava e povo não comia, voltava. No bar não pode ter desperdício”, revela a Marta, com sabedoria.

O nome do bar é por conta de seu Gilvan Moreira (falecido),  ex-garçom do restaurante Recreio, que criou o pequeno empreendimento. “Meu marido era branco e quando se movimentava muito ficava com o rosto vermelho, aí o povo começou a chamá-lo de Camarão e assim o bar ficou conhecido”, explicou Maria Marta de Freitas, que diz que conquistou o marido pela boca, com a receita de Bacalhau.

Marta, há 34 anos, comanda a cozinha do Bar do Camarão. O segredo é a simplicidade da cozinha

Marta, há 40 anos, comanda a cozinha do Bar do Camarão na antiga Amélia Rosa. O segredo é a simplicidade da cozinha

Rota Bar do Camarão

Bacalhau porção individual: R$25,00/ Aceita-se cartões.

Funciona de terça a domingo, das 9 até 17horas

Avenida Antonio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa), Jatiúca – 1550 – Telefone: 3357.5144

 

Visits: 0

«

»

4 comentários
  • Rosa
    7 anos Atrás

    Conheci o Camarão no Bar do Recreio na década de 80, era uma figura simpatissíssima, ele e o Riso, outro garçon que nos atendia. De vez em quando vou saborear a comida de D. Marta, mas não provei ainda o bacalhau, vou lá.

  • Jair Soares
    7 anos Atrás

    A dobradinha do bar do Camarão é simplesmente espetacular! É uma ótima dica para quem quer frequentar um ambiente familiar, comer uma comida saborosa com preço justo.

  • Oração
    5 anos Atrás

    Ola! Obrigado.Eu amo seu post obrigado.

  • Encurtador de URL
    5 anos Atrás

    Obrigado por compartilhar! Grande artigo.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Unable to communicate with Instagram.

https://www.instagram.com/nidelins/