TOPO
Sem categoria

Camarão do Carlos, não é bom, “se amostra”

– “Tem cerveja gelada?”

– “Não senhora,  só ESTRAGADA”, assim respondeu seu Carlos Bernardo, dono do modesto empreendimento “Birosca Brasil, ” também conhecido com Peixada do Carlos. E a cerveja chegou geladíssima, daquelas que refresca a alma no calor do meio dia de Maceió. Mas não foi fácil convencer o alagoano que o camarão crocante, carro chef de sua casa, viraria uma postagem no meu blog. E precisei propor um acordo: não vou publicar o endereço, apenas o telefone (98727.7566), afinal, a Birosca só atende com reservas. E tem lá suas razões, a casa é pequena, o proprietário é o único garçom e, na cozinha, apenas a esposa dele, Cleide Maria, e sua filha Silvia Leite, que  dão conta do divino camarão crocante com pirão de peixe, peixada e siri ao leite de coco.

Camarão crocante com pirão de peixe, é de comer rezando!

Camarão crocante com pirão de peixe, é de comer rezando!

“Não quero perder a qualidade, só ofereço comida boa e no momento a  minha birosca é pequena, estou reformando. No dia de domingo já é uma guerra”, conta seu Carlos, que já tem sua clientela fiel, literalmente conquistada no boca a boca. E realmente, quando o camarão crocante chegou á mesa, confesso que me assustei pelo tamanho, tipo prato de “estivador”. Uma lindeza, parecia uma montanha de camarões bronzeados, todos polvilhados com queijo parmesão.

No Birosca Brasil, a cerveja é estragada

No Birosca Brasil, a cerveja é estragada

Os camarões (barba roxa) são fritos com casca e das cabeças dos crustáceos apenas são retiradas as antenas. O tempero é sal, com uma leve camada de farinha. Fica bem crocante e é impossível comer apenas um. Quando liguei para a Birosca para fazer  reserva do camarão, a filha de seu Carlos, Silvia, disse que a porção dava para quatro pessoas, e destacou que a casa não trabalhava com o crustáceo pequeno. Realmente, a porção de um quilo é  bem generosa. E o pirão, minha Nossa Senhora dos Prazeres, é de comer rezando. A guloseima é preparada ao caldo da cabeça do peixe, ova, e vem com pedaços do dito cujo.

As postas de peixes também são generosas

As postas de peixes também são generosas

História – O cheiro das peixadas em casa enfeitiçou o vizinho de Carlos e, em nome da boa amizade, ele pediu que a sua esposa fizesse uma especialmente para o amigo (e que acabou sendo a primeira de várias). “Minha mulher cozinha muito bem, então pensei, vou fazer para vender”, lembra Carlos, o que deu certo. Já o vizinho, que inspirou o comércio, como cliente compareceu poucas vezes nos três anos de vida da Birosca Brasil.

Caldinho da peixada

Caldinho da peixada

Carlos deixou a profissão de técnico de eletrônica e se dedica à Birosca Brasil que, de fato, é simples. As mesas são diferentes umas das outras (inclusive é moda), os banheiros são limpos, ficam no canto do estabelecimento e não têm telhados. Segundo o Carlos, é para ver o céu e as estrelas durante à noite. O lugar é para quem curte boteco sem frescura e, lembrando, é preciso reservar para comer o melhor camarão crocante do mundo (meu).

O estabelecimento é simples e a culinária de frutos do mar é nobre

O estabelecimento é simples e a culinária de frutos do mar é nobre

Grata a Bruno Oliveira, meu colega de academia (gordinha também malha e muito), pela dica.

Arte do Carlos no Birosca Brasil

Arte do Carlos no Birosca Brasil

Rota Birosca Brasil

Atende com reserva: 98727.7566/ Preço do camarão com pirão – R$ 60,00 (para 4 pessoas)

O cardápio da Birosca Brasil, localizado no bairro da Ponta Grossa, é pequeno, porém é gigante de sabores: camarão crocante, peixada, peixe frito, siri no coco e caldinho de siri.

Visits: 0

«

»

30 comentários
  • Ana Paula dos Anjos
    7 anos Atrás

    Qual é o endereço do Bar Birosca Brasil?

    • Nide Lins
      7 anos Atrás
      AUTOR

      Ana Paula, como vc leu na matéria, não vou divulgar o endereço, porque se chegar sem reservar não tem como atender, então por isso tem quer ligar para reserar

  • Roberto Barros
    7 anos Atrás

    Nidi, boa tarde.

    Informe o endereço completo e um ponto de referência da birosca Brasil

    • Nide Lins
      7 anos Atrás
      AUTOR

      Roberto Barros, como escrevi na materia, fiz um acordo para não divulgar o endereço da Birosca Brasil, porque a família do Carlos só atende com reserva. Quem chega lá sem marcar, infelizmente não é atendido. Telefone (98727.7566. Minha sugestão é ligar para reservar uma mesa, ou levar pra casa. Boa tarde Roberto, e liga pra lá. Eu fiz isso, liguei as 9h e marquei para almoçar as 13h

    • MARTA
      7 anos Atrás

      QUEM LEU VAI ENTENDER.

    • Kleber
      7 anos Atrás

      Ja fui 3 vzs sem marcar e fui atendido.

      • Nide Lins
        7 anos Atrás
        AUTOR

        Que bom, mas Kleber,o blog dá muita visibilidade e naturalmente muita gente vai conferir. Então é bom reservar, eu mesma fiz reserva, o atendimento não demorou, foi tudo maravilhoso. Agora se chega muita gente no lugar pequeno, sem garçom a coisa complica

        • Diana
          3 anos Atrás

          Eu fui lá esse ano, simplesmente ameiiii! Lugar não é atrativo, não damos nada, quando chega a porção, Jesus amado!!!!

  • Ruy Craveiro
    7 anos Atrás

    Comida muito boa, mas esse rapaz precisa de alguém para orienta-lo. Mesmo fazendo o pedido por telefone, muita das vezes o pedido não é encaminhado gerando tumultos ou insatisfação por esperar o pedido e depois ser informado que não tem mais. Tem comida boa, a clientela tente a aumentar, mas se continuar assim, do mesmo jeito que vem, não volta.

    • Nide Lins
      7 anos Atrás
      AUTOR

      Ruy, o que vc escreveu é alma de um boteco, voltarei outras vezes, e posso até sugerir ao Sebrae fazer uma visita. Mas a comida é sensacional, digna de restaurante 5 estrelas. Vamos ajudar, sim,

      • Ruy Craveiro
        7 anos Atrás

        Sim, já sei como funciona e sempre que sobra um tempo passo lá para comer esse camarão, até pq só achei um camarão parecido com esse, em um boteco na massagueira, dentro do estacionamento do bar do delegado. Por coincidência o nome do dono do bar também é Carlos!

        • Nide Lins
          7 anos Atrás
          AUTOR

          Verdade RuY, já me falaram desse Carlos, qualquer dia apareço, lá. Abraços

    • Kleberson Lopes
      7 anos Atrás

      Concordo plenamente! O bem servir é importante e é a alma do negocio. Se o Sr. Carlos graças a qualidade de sua comida atraiu varios outros clientes e pretende atendwr bem, precisa ser orientado e se adequar ao mimimo de organização, pois esperar 02hs e 15 minutos é um absurdo em qualquer lugar do mundo, seja no mais modesto boteco ao mais chic Gourmet. Torço que melhore pela pessoa que o Sr Carlos é, pela culinária e pelo negocio como um todo. Espero voltar se melhorar, pois o que passei com a senhora minha mãe, sogra e família, e outros clientes no dia foi desagradável e surreal.

  • Juarez Pimentel
    7 anos Atrás

    Realmente é uma delicia as refeições da Birosca!

  • everaldo
    7 anos Atrás

    Ficar perto da minha casa muitooo, bom la so e fazer a reserva, praticamente como todos dias

  • Thais Camila
    7 anos Atrás

    Muito boaaaaaa Birosca é TOP !!!
    #SUPERINDICO COMIDA SIMPLES, DE QUALIDADE COM PREÇO JUSTOOO .

  • Macedo
    7 anos Atrás

    Por mais esclarecedora que seja a reportagem, so indo pra CRER!

  • Kleberson
    7 anos Atrás

    Como falei ao próprio Sr. Carlos como critica construtiva…. A comida é boa, bem servida e preço mais que justo. Ótimo pra beberiscar com a turma! Mas pra almoçar com família, deixa a desejar muito devido ao atendimento, falta de estrutura, falta o mínimo de organização e vira uma bagunça. Esperar 2hs e 15minutow ( e ainda fiz o pedido antes de chegar no restaurante ao Sr. carlos pelo telefone) pra sair os pratos é um absurdo, principalmente com senhoras de 3ª idade.
    Se melhorar volto, e torço que melhore.

    • Nide Lins
      7 anos Atrás
      AUTOR

      Kleberson, já a minha experiência na Birosca foi ótima, numa terça-feira e não demorou. Também fiz reserva, mas seu Carlos foi bem claro, que o bar é pequeno, ele é único garçom e duas cozinheiras. E nos domingos é uma guerra, ele sabe que tem problemas, mas para um pequeno empreendedor a falta de capital afeta o bom funcionamento. MAS tenho fé que a família vai vencer os obstáculos.

      • Elisio Carlos
        7 anos Atrás

        Exatamente, Nide Lins. As pessoas ainda não entenderam que esse local é pequeno, só tem o dono e duas cozinheiras. Não pode se comparar com um RESTAURANTE MAIS CHIQUE. Tenho certeza que ele, como está começando agora, vai absorver esses problemas, como sejam para melhorar e ampliar.

        • Nide Lins
          7 anos Atrás
          AUTOR

          Isso mesmo Elisio, em qualquer lugar do Brasil tem a cultura do Boteco, e precisamos entender. NO Rio de Janeiro Boteco é pé sujo, e o povo curte, porque neste empreendimentos a alma do negócio é a boa comida e preços camaradas.

  • Sidcley
    7 anos Atrás

    Conheço muito bem e recomendo a todos é de qualidade… Vão conhecer vale a pena.

  • PEDROSA
    7 anos Atrás

    Já coloquei na agenda do cel.
    Programar para ir antes da semana Santa, ou durante a mesma.
    Nide, mais uma vez obrigado pelas dicas fabulosos.

  • EDUARDO PEREIRA S CAZUMBA
    7 anos Atrás

    deve ser muito gostoso. eles trabalham com cartão de debito e credito ?

    • Nide Lins
      7 anos Atrás
      AUTOR

      Eduardo, por enquanto só com dinheiro

  • Júlia Martins
    4 anos Atrás

    Aqui é a Júlia Martins, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  • Hermes Dagoberto
    3 anos Atrás

    Gostei do assunto de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.

    Sds.

  • Luiz Correia de Melo
    3 anos Atrás

    Boa noite, Nide. Sabe informar se aceita cartão?

    • Nide Lins
      3 anos Atrás
      AUTOR

      Não aceita cartão, informei no texto, no final tem o serviço com todas informaçoes

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/