TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Carne no espeto, mas na versão do Oriente

 

Na antiga Amélia Rosa, realizei o sonho de saborear aquelas carnes fatiadas no espeto que ficam girando diante do nosso olhar de gula. Batizada de Kebab, a carne é prensada e temperada com pimenta síria, dedo de moça, hortelã, cominho e outras especiarias. Ela pode ser servida no pão árabe (redondo, grande e fino) ou também na versão de petisco. Amo as duas opções, mas este “pãozão” com o molho de iogurte é o gostinho da comida do Oriente Médio em Maceió.

Kebab: carne no espeto e temperada com pimenta síria, dedo de moça, hortelã, cominho e outras especiarias.

Kebab: carne no espeto e temperada com pimenta síria, dedo de moça, hortelã e outras especiarias.

Pois bem, a casa de lanches Kebab & Cia é um espaço para as comidinhas do Oriente Médio, a exemplo do Kebab, prato  da Turquia, feito tradicionalmente com pedaços de carneiro no espeto. Mas segundo as proprietárias Tércia Marinho e Maci Felismino, a carne ovina não tem muita adesão e a dupla apostou nas carnes suína, de frango e bovina (picanha). De verdade, vou torcer para que a de carneiro entre no páreo, mas adorei a de porquinho.

Sanduíche no pão árabe com porco, couve, e outras especiarias

Sanduíche no pão árabe com porco, couve, e outras especiarias

No pão árabe é uma verdadeira “gulodice” de bom. A carne (kebab) é enrolada no pão com repolho roxo e branco, cenoura, alface, tomate, cebola, pepino japonês, homus (pasta de grão de bico) e molho de iogurte (caseiro). Serve bem duas pessoas.

Já na versão petisco, o pão árabe fatiado vem escoltado pelo porquinho e mais três antepastos. Escolhi coalhada, homus e capponata.

Vejam o que amei no Kebab & Cia

Quibe, que maravilha de Árabe

Quibe, que maravilha de Árabe

Quibe – No cardápio de comida do oriente médio, o tradicional quibe frito é uma das coisas boas da casa. A carne é temperada com as especiarias, mas para dar mais sabor e aroma tem pimenta dedo de moça. O quitute é molhadinho e pede apenas gotinhas de limão.

Os antepastos: Cappanora, coalha, homus e tabule

Os antepastos: Cappanota, coalhada, homus e tabule

Antepasto – A coalhada é natural, produção da casa, tem pouca acidez, e no pão árabe é mais que perfeito. Também gostei do capponata, uma espécie de refogado no azeite de berinjela, pimentões coloridos, azeitona e cebola. Depois acrescenta castanha do Pará,  ameixa e uvas passas. Tanta mistura, acabou dando certo. Nosso paladar navega entre o azedinho, o doce e o salgado. O tabule (triguilho, tomate, cebola, salsa, hortelã e outras ervas, com suco de limão) é outro antepasto que merece toda estima.

A massa fina vem embalada com castanhas e nozes, por fim, regada no mel e calda cítrica

A massa fina vem embalada com castanhas e nozes, por fim, regada no mel e calda cítrica

Baklava – É um doce inesquecível, pela crocrância e uma doçura sem exageros. A massa fina vem embalada com castanhas e nozes, por fim, regada no mel e calda cítrica. Para acompanhar, sorvete de creme com raspas de casca de limão, que por sinal,  incrementou o sabor.

Falafel, bolinhos de grão de bico

Falafel, bolinhos de grão de bico

Falafel – Os bolinhos de grão de pico são bem temperados pela mistura de ervas árabes, e na companhia da cerveja gelada, melhor ainda.

Tércia e Mac, apaixonadas pelos comidas do Oriente

Tércia e Maci, apaixonadas pelos comidas do Oriente

Quem é – Na cozinha do Oriente Médio é imprescindível pimenta síria, pimenta dedo de moça, cominho e as especiarias importadas que alagoana Tércia Marinho, que há 21 anos mora na Suiça, traz para Maceió. Ela é apaixonada pela comida Árabe e da Turquia, e em cada esquina da cidade suíça, San Gallen, onde mora, é fácil encontrar um restaurante com comidas do oriente. Uma febre por ser mais saudável, pois sua base está nas especiarias, no pão árabe, azeite e legumes.

Kabeb já conquistou a moçada nova

Kabeb já conquistou a moçada nova

E para nossa felicidade, Tércia juntou-se à futura nora, a alagoana Maci Felismino, e investiram no Kebab & Cia. Coube a Maci fazer o curso com uma professora brasileira, Viviane Martinez, que morou na Alemanha e tinha restaurante Árabe. “Ela ensinou a arte da cozinha marcante por seus temperos, como hortelã, azeite, pimenta síria”, diz Maci.

Kebab & Cia abriu há pouco tempo. É um lugar pequeno e aconchegante.  Uma graça. Mas pode ter certeza que logo vai precisar de um espaço maior, porque existe uma legião de fãs das comidas árabe e turca.

Outro lado da Baklava, o sorvete com raspas de limão

Outro lado da Baklava, o sorvete com raspas de limão

Maci enviou uma mensagem para o meu blog: “Olá Nide, tudo bem ? Meu nome é Maci e estou entrando em contato com você por ter sido muito bem recomendada. Abrimos recentemente (sócia e eu) uma comedoria turca. A nossa especialidade é Kebab! Gostaria muito que você fosse nos visitar! Queremos mostrar um pouco da nossa culinária para você”. Acabei esquecendo. Mas foi o chef Thawã Calixto (leia-se Grand Cru) que acabou salvando a minha memória.

E assim parti para o Kebab e Cia. Mas voltarei para comer a esfirra e o quibe cru (apenas com reserva). Simplesmente amei.

O sanduíche antes da carne suína ser enrolada no pão árabe aberto

A carne suína antes de ser enrolada no pão árabe. Vejam quanto recheio!

Rota Kebab e Cia

Preços: vão de R$ 11,90 até R$ 22,00/ Aceita-se cartão

Funciona de terça a domingo das 17h até meia noite

Antiga Amélia Rosa 427.Jatiúca/ Como chegar: Em direção shopping Maceió para a praia (referência Cuscuzeria Café e Pub Fiction)/ Telefone: (82) 3436.1120

Visits: 0

«

»

3 comentários
  • Fellipe
    7 anos Atrás

    A carne de carneiro é a melhor!!

    Como não ter no cardápio?

    • Nide Lins
      7 anos Atrás
      AUTOR

      Felipe, elas estão começando agora, com certeza em breve terá carneiro (tbm) amo

  • Vanessa Gonçalves
    7 anos Atrás

    Fui ontem e realmente é muito bom! Muito saboroso e farto sem contar com a gentileza da Maci.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/