TOPO
Cozinha Popular Gastronomia

Maravilha: Caldinho de pata uçá

 

O caldinho de pata de uçá do Bar do Pelado é um dos mais alagoanos que conheço e, também, um dos mais originais porque vem com a patola no caldo do leite de coco. Se tiver outro assim, perdoem-me, é que, de fato, sou fã do Pelado desde que me entendo de gente. 

 O Bar do Pelado é um cinquentão que nunca sai de moda. O caldinho de lá é preparado ao leite de coco natural, tomate, cebola, coentro e um pouco de colorau (tradição da cozinha popular alagoana) para dar cor, o que não interfere no sabor. Para quem aprecia as patolas, elas são cozidas apenas na água.  Para acompanhar, tem limão ou vinagrete, mas uma coisa é certa: as patolas são sempre macias e suculentas. 

As patas de uçá, cozidas apenas em água e sal

As patas de uçá, cozidas apenas em água e sal

Na cozinha do Pelado, nada de produtos importados, tudo é proveniente do Mercado da Produção, onde os fornecedores fiéis tornam a casa alagoana e nordestina uma referência de qualidade e sabor. 

 Viva a cozinha do Bar do Pelado! 50 anos de sururu de capote e a melhor carne de sol de porco, com farofa matuta (não vai ao fogo) preparada apenas na água quente, também conhecida como “farofa escaldada”. 

Carne de porco com fava, macaxeira, vinagrete e a farofa matuta (especialidade da casa).

Carne de porco com fava, macaxeira, vinagrete e a farofa matuta (especialidade da casa).

Rota do Bar do Pelado

Preços a partir de R$5,00 (caldinho pata de uça) – Cerveja sempre gelada

Rua Manoel Lourenço, 44, Ponta Grossa. Telefone – 3221-4743 – Aceita cartões

Visits: 0

«

»

5 comentários
  • Sergio Rocha
    7 anos Atrás

    O bar do pelado é sem igual, sua carne de sol de porco é uma iguaria. Muito saborosa mesmo. Vale a pena ir. E se de entrada vc pedir esse caldinho, lamento, mas vc vai pedir mais de um. Vai notar que vale apena sempre. E sobre o Bar da Pata, é tudo de bom. Iguarias alagoanas de melhor qualidade e sabor.

  • Gabriela
    7 anos Atrás

    Melhor de Alagoas, sem dúvida!

  • zelia cavalcanti
    7 anos Atrás

    Nide, experimentei um do Bar da Gil, na casa de uma amiga. Simplesmente espetacular. As patinhas já vem semi abertas…hummmm Estou com água na boca só de falar

  • BETANIA REIS
    7 anos Atrás

    NIDE,
    REALMENTE UMA DELICIA TUDO DO BAR DO PELADO. DEIXA EU TE DIZER UMA COISA. LÁ NO KEBRA KAMA AGORA TAMBÉM TEM CALDO DE PATA DE UÇA…. UMA DELICIA . VALE A PENA CONFERIR. UM ABRAÇO,

    • Nide Lins
      7 anos Atrás
      AUTOR

      grata, betania, vou lá conferir

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Unable to communicate with Instagram.

https://www.instagram.com/nidelins/