TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Chico da Feijoada, muito além da Boa Lembrança

 

O feijão preto virou creme e ganhou uma farofinha de alho crocante. A banana, em vez de milanesa, é nua e delicadamente refogada na manteiga, gengibre e cebola. Já a couve,  leva um susto na banha de porco (considerada por especialistas como a gordura mais saudável) e no tempero mineiro, e vem coroada com cubos de laranja.

Para escoltar essas iguarias brasileiras, cheias de mineirices, dois pedaços de carne de sol de picanha (macia) e um espetinho de corações grelhados. E, claro, o molho boi lambão (pimenta dedo de moça, alho, vinagre, limão, laranja, sal e azeite), afinal, alguns pingos de pimenta na feijoada são essenciais.

Detalhe da carne de sol de picanha do novo prato da Boa Lembrança

Detalhe da carne de sol de picanha do novo prato da Boa Lembrança

Gente do céu! Essa é melhor feijoada criativa que já comi em minha vida. Batizada de Chico da Feijoada, esse é o novo prato da Boa Lembrança do restaurante Divina Gula.

A concepção é do mestre e chef André Generoso que, mais uma vez, inspirado na amizade, criou a receita para homenagear  Chico do Recanto da Feijoada. Ele foi o primeiro apoiar André quando o mineiro abriu o Divina Gula, no verão de 1988, na praia da Jatiúca.

Produção da cozinha do Divina Gula: Boi lambão (na bacia) e a carne do sol de picanha dos Deuses

Produção da cozinha do Divina Gula: Boi lambão (na bacia) e a carne do sol de picanha dos Deuses

O Divina Gula já criou 16 pratos para a Boa Lembrança. Desses, alguns são inesquecíveis como o Arroz de Quenga Rica, Costela do Zezé Pipi, Frangote de Marcha Lenta… Mas me atrevo a dizer: Chico da Feijoada é o melhor de todos os tempos, deste a valorização dos produtos preparados na própria cozinha da casa, como a carne de sol, linguiça, e os ingredientes da horta orgânica, à couve e a banana. E André, por favor, faça Boi Lambão  (molho de pimenta) para vender, ele agrega sabor ao paladar com muita elegância.

Chico, homenagem pelo chef André Generoso do Brasil Sabor

Chico, o homenageado pelo chef André Generoso

Mas a essência de fato do sabor é a amizade e Chico merece. Ex-garçon,  Chico juntou suas economias e abriu o seu boteco, o  Recanto da Feijoada (37 anos), até hoje no mesmo cantinho e sempre junto de sua amada Tereza.

“Amigo é coisa para se guardar/Debaixo de sete chaves/ Dentro do coração” (Milton Nascimento).

Quem escolhe a receita Chico da Feijoada ganha o prato de cerâmica pintado a mão da Boa Lembrança

Quem saboreia Chico da Feijoada ganha o prato de cerâmica pintado a mão da Boa Lembrança

Quem é – A Boa Lembrança nasceu em 04 de março de 1994, em Petrópolis (RJ). A proposta é representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor através das peculiaridades regionais e do associativismo. A ideia chegou no Brasil com o italiano Dânio Braga, fundador e atual conselheiro. Inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, Dânio resolveu estimular o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, uma peça exclusiva em cerâmica que você leva para casa depois de comer em um dos restaurantes associados. O Divina Gula é associado desde 1998, e o primeiro prato foi Frango com Quiabo.

Família Divina Gula: Os chefs André e Vitor, Claudinha e Diogo, os gestores da casa

Família Divina Gula: Os chefs André e Vitor, Claudinha e Diogo, os comandantes da casa

Rota Divina Gula

Av. Eng. Paulo Brandão Nogueira, 85 – Jatiúca –Telefone: (82) 3235-1016

 

 

 

Visits: 0

«

»

6 comentários
  • Sergio
    7 anos Atrás

    Homenagem merecida, grande Chico dá feijoada, homem de bem, melhor feijoada de Maceió!

  • Luiz Fernando Rocha Ramalho de Azevedo
    7 anos Atrás

    Uma das maiores demonstrações das virtudes um ser humano é ele possuir o sentimento da gratidão. A família Generoso homenageia um homem humilde, mas que lhes deu apoio e provavelmente orientações no inicio do negocio. Hoje o Divina Gula é um sucesso total em terras caetés e com certeza deve um pouco disso a esse apoio inicial. A família cresceu e prosperou em todos os aspectos, mas não esqueceu o seu difícil começo. Um belo gesto !!!

  • Lindomar
    7 anos Atrás

    Parabéns, Chico é merecedor, um homem de bom carácter e trabalhador. No recanto da feijoada encontramos,uma excelente culinária Alagoana e Nordestina.

  • Cleovan Almeida
    7 anos Atrás

    Chico, orgulho da nossa cidade- Maribondo. Mesmo com o sucesso nunca esqueceu sua terrinha. E durante estes 37 anos em Maceió ajudou inúmeras pessoas. ORGULHO!

  • jobson
    7 anos Atrás

    Recanto da feijoada, local preferidos pelos coroas da feijoada, para organizar e servir a confraternização todos os anos, degustar pernil, camarão e outros pratos, a dona Tereza sabe fazer como poucos chefes.

  • Antonio Osimar
    7 anos Atrás

    Parabéns Chico, sua feijoada é a melhor de Maceió…

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/