TOPO
Chef na Cozinha

“Altar” da gastronomia

 

“Em Minas, a mesa é o verdadeiro altar onde se partilham tristezas e alegrias, nostalgias e sonhos, numa conversa tão caprichada quanto uma ladainha da igreja”. Frei Beto, autor de Comer como um frade – Divinas receitas para quem sabe por que temos um céu da boca.

Esse altar mineiro, os anjos querubins das igrejas barrocas trouxeram para o lugar chamado Divina Gula, em Alagoas,  prestes a completar 30 anos (2017), de cara nova, surpreendendo os fãs com uma arquitetura arrojada e devolvendo a nossa casa a alegria contagiante.

Divina Gula, nosso ouro alagoano. Foto: @ruinagaefotografia

Divina Gula, nosso ouro alagoano. Foto: @ruinagaefotografia

E digo “nossa casa”, porque os tijolos da parede, as madeiras do telhado, e até as panelas que foram testemunhas das alegrias, das tristezas e das tantas histórias vividas nas mesas do Divina Gula, foram reaproveitadas dentro de um novo conceito de arquitetura contemporânea. E com toda audácia de conceber uma cozinha transparente para o mundo, podemos até ver como bate acelerado o coração desta casa.

Na cozinha, as ilustrações do artista Suel revelam algumas das estrelas do restaurante: boi, carneiro, porco e galinha que fazem os cozinheiros e ajudantes circulam em ritmo frenético para acabar com a nossa fome.

Detalhe da cozinha transparente e o novo bar

Detalhe da cozinha transparente e o novo bar. Foto:@ruinagaefotografia

No Divina Gula não tem time de reserva, todo mundo entra em campo, Claudinha, o filho Diogo e uma equipe de gerentes de salão, garçons, que literalmente, não param. No comando do time o chef, ou melhor, nosso mestre André Generoso, formado nas melhores panelas de ferro de Minas Gerais. Divina é nossa medalha de ouro.

Quem assina o novo projeto do Divina Gula é a dupla Thiago Angeli e Ricardo Leão. Eles traçaram uma  arquitetura contemporânea sem perder a essência da casa e, de fato, o restaurante está aberto para o mundo se encontrar entre muitas prosas e sabores.

Alegria contagiante no Divina Gula de sempre de cara nova

Alegria contagiante no Divina Gula de sempre de cara nova. Foto:@ruinagaefotografia

Confiram as novidades da casa:

O charme do bar, as boas vindas do Divina Gula. @ruinagaefotografia

O charme do bar, as boas vindas do Divina Gula. Foto: @ruinagaefotografia

Boas vindas – No terraço, além das cadeiras e mesas, o restaurante ganhou o novo bar com ambiente aberto, dedicado a bebericar, onde são preparadas as caipirinhas e caipiroscas de frutas e se pode apreciar o tradicional caldinho de feijão com torresmo, na companhia da Devasa Gelada, caipirosca de limão, caju e hortelã ou pinga com mel.

Cervejas especiais ganhou um espaço bem bacana: Foto: @ruinagaefotografia

Cervejas especiais ganhou um espaço bem bacana: Foto: @ruinagaefotografia

Cervejas especiais- No primeiro salão do restaurante tem a adega de vinhos, e a grata surpresa é uma câmara fria para abrigar cervejas artesanais brasileiras. Segundo Cláudia Mortimer, a pretensão é trazer também as brejeiras artesanais produzidas no Estado.

Barriga de porco, mais uma obra prima do mestre André Generoso

Barriga de porco, mais uma obra prima do mestre André Generoso. Foto:@nidelins

minis hambúrgueres artesanais de carne de sol numa massinha de macaxeira com ervas. foto @nidelins

Hambúrgueres artesanais de carne de sol numa massinha de macaxeira com ervas. foto @nidelins

Enchendo a pança: Enquanto a comida não chega, pode-se apreciar o tradicional e imbatível caldinho de feijão com torresmo, mas tem novidades, como a barriga de porco com angu, minis hambúrgueres artesanais de carne de sol numa massinha de macaxeira com ervas, e galinha ao molho pardo com arroz. Os vegetarianos fãs do Divina Gula vão ganhar “saltenhas” (pasteis) sem carne.

Mensagem que resume bem o Divina Gula

Mensagem que resume bem o Divina Gula

Divina Gula, meu amor: O restaurante, ao longo de sua história, usou as tábuas de carnes para famosos e anônimos declararem seu amor ao restaurante. E a tradição continua em painéis de madeira. Destaquei duas, do chargista Enio Lins e da cliente Silvânia, que resume bem a alma do restaurante: “Divina Gula, a felicidade em forma de comida”!

Charque sobre o Divina Gula do jornalista Enio Lins

Charque sobre o Divina Gula do jornalista Enio Lins

Sintonia: Vitor, o mais novo chef da família, formado em Gastronomia na França, amplia seus conhecimentos no restaurante Peru, mas as férias será na cozinha de casa, ao lado do mestre André. Já Claudia e Diogo, no comando administrativo do restaurante, também metem a colher nas panelas do chef Generoso.

Família empreendedora: Vitor, Claudia, André e Diogo

Família: Vitor, Claudia, André e Diogo. No anexo do Divina Gula, agora espaço para eventos

Carinho: O nome mestre não é a toa, porque André Generoso, com mais de 30 anos de cozinha, e de terra, adora cultivar seus temperos,  é respeitado por todos, desde os veteranos, como a chef Simone Bert, até os novos talentos que na noite de abertura dividiram as panelas com o mineiro, que carrega no nome a generosidade.

Maceió está de parabéns. André e Claudia temperaram nossas vidas com a alegria chamada Divina Gula. Vida longa!

Chefs brindam a família Divina Gula. Foto@ruinagaefotografia

Chefs brindam a família Divina Gula. Foto@ruinagaefotografia

Rota Divina Gula

Novo cardápio de petiscos: de R$ 9,00 até R$ 24,00

Funcionamento: Segunda-feira fechado/ De terça a quinta de 12h à 00h, sexta e sábado de 12h às 2h e domingo de 12h à 00h

Lá de Lá, novo espaço de eventos do Divina Gula

Telefone: (82) 3235-1016 ou (82) 3235-1262

Bastidores de uma dia de festa do Divina Gula

Bastidores de uma dia de festa do Divina Gula

Estrelas do Divina Gula pela ótica do artista Suel. Foto: @ruinagaefotografia

Estrelas do Divina Gula pela ótica do artista Suel. Foto: @ruinagaefotografia

 

 

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Rafael
    7 anos Atrás

    Tudo de muito bom gosto. Agora tem que melhorar os preços, subiram tanto que afastou a clientela, ultimamente não chega nem na metade da lotação que costumava ter.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/