TOPO
Pelo Brasil Turismo

Caminhos de Pedra, “tri-legal”

Em Maceió, os turistas acordam cedo para viajar pelo litoral Sul e Norte, em Gramado passei pela mesma experiência: acordar cedinho para vivenciar mais um roteiro da Serra Gaúcha, a cidade de Bento Gonçalves. É uma viagem longa e o retorno para Gramado é por volta das 20 horas. Mas nem pense no relógio, porque trafegar pelas estradas do Rio Grande do Sul é o mesmo que descobrir outro Brasil. Lá, os costumes e tradições são temperados pelos imigrantes italianos e alemães.

Roteiro Caminhos das Pedras em Bento Gonçalves com vinhos, gastronomia e cultura

Detalhe da casa de pedra em Bento Gonçalves onde degusta vinhos, sucos e cultura

O roteiro “Caminhos de Pedras” é um dos mais saborosos.  Haja degustação de queijos, salames (foto acima), presuntos, vinhos, sucos e até do famoso chimarrão. É “tri-legal”, como dizem os gaúchos, mesmo não fazendo o roteiro completo; por isso, indicarei apenas o que conheci no roteiro que tem mais de 15 estabelecimentos cadastrados.

Casa de Pedra é um dos atrativos dos Caminhos de Pedra

Casa de Pedra é um dos atrativos De Bento Gonçalves

Idealizado pelo engenheiro Tarcísio Vasco Michelon e pelo arquiteto Júlio Posenato, o roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875. Veja algumas paradas obrigatórias da cidade de Bento Gonçalves.

No Caminhos de Pedras tem a Casa da Ovelha, ideal para crianças interagir com mundo rural

No Caminhos de Pedra tem a Casa da Ovelha, lugar ideal para criança interagir com mundo rural

Casa da Ovelha
Saborear queijos (alguns sem lactose), iogurtes e doces produzidos pelas ovelhas é a grata surpresa do roteiro dos Caminhos das Pedras. Lá você conhece a criação das ovelhas, com direito a participar da ordena delas. Mas, antes, tem uma apresentação do falcão, ave de rapina criada na casa, e que trabalha no Aeroporto afugentando os urubus. Nas horas vagas ela faz alguns voos para os visitantes, que ficam maravilhados com a belezura da ave.

Gavião morador da Casa da Ovelha dá show de voos

Falcão morador da Casa da Ovelha dá show de voos

A Casa da Ovelha processa, aproximadamente, 250 mil litros de leite por ano. Esta produção é transformada em iogurtes, doces, queijos e cosméticos. Construído por imigrantes italianos em 1917, o casarão de entrada do Parque da Ovelha mantém suas características originais. O prédio histórico é testemunha do desenvolvimento da cultura local.

Degustação de queijos, iogurtes e doces de leite de ovelha

Degustação de queijos, iogurtes e doces de leite de ovelha

Depois de conhecer os arredores do campo, tem uma apresentação e degustação dos queijos (alguns sem lactose). Por sinal, todos são ótimos por seu sabor leve, perfeitos para harmonizar com um bom vinho. Também provamos os iogurtes sem lactose e de pouca acidez, doces e até o molho pesto que leva queijo de ovelha. No final do roteiro da para comparar todas essas gostosuras. Ah, o queijo da Casa da Ovelha tem no Palato de Maceió.

Casa da Erva e seu moinho

Casa da Erva e seu moinho em Bento Gonçalves

Casa da Erva
O moinho antigo da casa de madeira ainda tem energia para fazer, de forma artesanal, a Erva-Mate, planta muito comum na região, que abastece as cuias de chimarrão. A erva era conhecida e utilizada como bebida pelos índios também chamados de bugres. Eles a chamavam de “Ca-á”.

Erva mate produzido artesanalmente na Casa da Erva em Bento Gonçalves

Erva mate produzido artesanalmente na Casa da Erva em Bento Gonçalves

No local é feita a demonstração do processo de produção artesanal com históricos soques movidos à roda d’água. Depois assistirmos a essa aula, hora de degustar o líquido seguindo a tradição gaúcha. Também tem uma lojinha que vende todos os apetrechos do chá. Acha-se até  cerveja com a erva.

Nos parreirais de uvas encontramos rosas e flores para afugentar as pragas

Nos parreirais de uvas encontramos rosas e flores para afugentar as pragas

Cantina Strapazzon
Nos parreirais de uvas encontramos rosas e flores para afugentar as pragas. É apaixonante. Esta é uma das paisagens fascinantes da família Strapazzon, que preserva uma relíquia: a casa totalmente em pedra irregular, construída por volta de 1880 pelo imigrante Giovanni Strapazzon. Em 1995 algumas cenas do filme “O Quatrilho” foram rodadas lá.

Casa da Pedra foi cenário do filme O Quatrilho, atualmente é casa de degustação de vinhos e sucos em Bento Gonçalves

Casa da Pedra, cenário do filme O Quatrilho, é casa de degustação de vinhos e sucos em Bento Gonçalves

Na casa de pedra, desde 1992, são acolhidos os visitantes e explica-se todo o processo de elaboração do vinho. A residência atual da família Strapazzon, com porão construído em pedras regulares e parte superior em alvenaria, foi edificada em 1940. Neste cantinho de tradições italianas, o visitante pode degustar e adquirir produtos coloniais como: pão, queijo, salame, copa, vinhos, graspa e suco de uva.

A locomotiva parte de Bento Gonçalves com muita música e canções dos imigrantes

A locomotiva parte de Bento Gonçalves com muita música e canções dos imigrantes

Olha o trem – O final do passeio é uma deliciosa viagem de Maria Fumaça. Em duas horas chegamos à cidade de Carlos Barbosa, com parada em Garibaldi. O embarque acontece durante uma degustação de vinhos e, ao longo do percurso de 23 quilômetros, grupos folclóricos percorrem os vagões cantando e dançando músicas típicas.

Da locomotiva aprecia beleza da Serra Gaúcho e nas estações tem degustação de vinhos

Da locomotiva aprecia beleza da Serra Gaúcho e nas estações tem degustação de vinhos

A recepção em Garibaldi é feita com mais tarantela (dança), regada a espumante e suco de uva. Os passeios acontecem de quarta a domingo.  A sanfona, tão querida pelos nordestinos, também é o instrumento que contagia todos os vagões da locomotiva com alegria dos imigrantes.

Nas estações música e degustação de vinhos

Nas estações música e degustação de vinhos

Rota Caminhos de Pedra

Conheci o roteiro Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves a convite da Masterop Operadora que vende pacotes da Serra Gaúcha para agencias de Viagens. Mais informações: www.masterop.com.br / Telefone: (82) 3216.2010

Detalhe das flores na Casa da Ovelha

Detalhe da lavanda na Casa da Ovelha

Molho pesto com queijo de ovelha é muito bom e venda na lojinha da Casa da Ovelha

Molho pesto com queijo é muito bom e pode ser comprado na lojinha da Casa da Ovelha

No roteiro da Casa de Pedra, a delicia dos presuntos artesanais

Tentação: Presuntos artesanais da Cada de Pedra

 

 

 

 

 

Nos Caminhos de Pedra sem tem rosas

Nos Caminhos de Pedra é também os caminhos das rosas

 

Visits: 0

«

»

3 comentários
  • rosenilda
    7 anos Atrás

    suas reportagens são de bom gosto é como se estivéssemos lá vivenciando suas deliciosas experiências parabéns

  • Arivaldo Gaia Maia
    7 anos Atrás

    Querida e competente Nilde:

    Você continua arrebentando. Não há nada parecido com o seu trabalho da mais alta categoria. Nota 10. Parabéns. Cada dia melhor.

  • Arivaldo Maia
    7 anos Atrás

    Grande Nide: Desculpe o L que coloquei no seu nome. Sucesso. Arivaldo Maia.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/