TOPO
Pelo Brasil Turismo

Cervejas da Serra Gaúcha

Cheguei a Gramado (Rio Grande do Sul) num friozinho danado de bom, mas no sábado (5), o sol deu o ar da graça e eu diria que foi uma conspiração do tempo para podermos bebericar cervejas especiais da Serra Gaúcha. A região é conhecida pela produção de vinhos de pequenos vinhedos até grandes empresas, como a Miolo, que proporcionam belos roteiros pelos campos verdes das plantações de uvas. 

Para minha grata surpresa, desde 2011 existe a Rota Cervejeira da Serra Gaúcha, criada pelo guia de turismo e apreciador das brejasFabricio Ecker. A rota engloba as cidades de Nova Petrópolis, Canela e Gramado. 

Bar da cervejaria Gram Bier em Gramado

Bar da cervejaria Gram Bier em Gramado

Não fiz a rota completa, mas conheci as cervejarias artesanais de Gramado com suas fábricas, bares e lojinhas e confesso que foi o suficiente para amar o roteiro, com direito a degustar cervejas saborosas da Rasen Bier  (em alemão significa cerveja de Gramado) e Gram Bier. 

Rasen Bier – O bar é uma graça e os tipos das cervejas da casa são servidos no menu degustação (pequenos copos), com um exemplar de chocolate

Rasen Bier – Menu degustação das cervejas com um exemplar de chocolate

Rasen Bier – O bar é uma graça e os tipos das cervejas da casa são servidos nmenu degustação (pequenos copos), com um exemplar de chocolate para acompanhar a Dunkel, mais amarga das brejasDesde 2008, a Rasen Bier traz para a Serra Gaúcha a cultura e o sabor da mais pura cerveja artesanal. Sua composição é inspirada na Lei da Pureza Alemã, contendo quatro ingredientes: água pura, malte, lúpulo e levedura.  Tipos de cervejas produzidas pela Rasen BierPilsenAmbarWeisen e Dunkel. 

Gram Bier: desde 2014, a empresa oferece produtos que fazem uma releitura dos estilos da cerveja do Velho e do Novo Mundo

Gram Bier: Empresa faz releitura dos estilos da cerveja do Velho e do Novo Mundo

Gram Bier 

Cervejaria Gram Bier: desde 2014, a empresa oferece produtos que fazem uma releitura dos estilos da cerveja do Velho e do Novo Mundo, como a Weizenbock com teor alcoólico de 8,2%, a frutada Belgian Blond Ale, a Porter com notas de café e chocolate, e a cerveja de origem alemã Snow, de aroma frutado. Das que provei, gostei da Valsa do Imperador. O bar da cervejaria é charmoso. 

Na hamburgueria Toro ótimas cervejas artesanais da Serra Gaúcho

Cervejas Imaculadas e Cachorro Oveleiro, não faz parte do roteiro, mas são ótimas

Quem aprecia cervejas artesanais devem embarcar nesta rota, afinal, o translado pega na porta do hotel e devolve no mesmo lugar, claro, com a pessoa bem mais feliz. E em vez de vinho, eu trouxe alguns exemplares das brejas das Serras Gaúcha, como a Imaculada (Caxias do Sul) e Cachorro Oveleiro ( Bento Gonçalves), que não estão na Rota, mas são ótimas e comprei no Toro, uma casa de hambúrguer com ótimas cervejas artesanais. 

Hambúrguer artesanal e cervejas especiais no Toro

Toro:Hambúrguer artesanal com chip de polenta e cervejas Imaculada Gramado

Fora da rota – Toro é o melhor lugar para desfrutar hambúrguer artesanal e cervejas especiais. O chef Vinicius Zorzanello é jornalista e agente de viagem, mas se encantou pela cozinha e adora dedicar-se ao oficio. O hambúrguer é suculento e harmonioso na mistura das carnes e gorduras.  Provei o burguer de carne no pão com amêndoas, queijo cheddar com rúcula e cebola caramelizada (R$34,80) e, para acompanhar, uma IPA da marca gaúcha Imaculada Destaque do chips de polenta. Toro não integra a Rota Cervejeira da Serra Gaúcha,  mas é ótimo lugar para provar cervejas especiais. Av. das Hortênsias, 804 – Planalto, Gramado – RS.Telefone: (54) 9910-4845

Cervejaria Gram Bier

Cervejaria Gram Bier

Rota Cervejeira, aprovadíssima, fica a ideia para Associação dos Cervejeiros Artesanais (Acerva-AL) criar nossa rota alagoana com Cevada Pura, Das Lagoas e Hop Bros, porque com o nosso sol de Maceió será um sucesso. 

Conheci a Rota Cervejeira da Serra Gaúcha a convite da Masterop Operadora (Alagoas) em parceria com a VentoSul (/www.ventosulturismo.eco.br) 

Arvore natalina da cervejaria Rasen Bier

Arvore natalina da cervejaria Rasen Bier

Rota Cervejeira da Serra Gaúcha

Mais informações: www.masterop.com.br 3216201/ www.facebook.com/serrabier/

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/