TOPO
Festival/ Curso Gastronomia

Festival Quilombola

 

Novembro está sendo um mês abençoado de muitos festivais, como o de Bar em Bar e o da Lagosta em Maragogi, e agora, dia 17 (quinta-feira), para celebrar o mês da Consciência Negra, entra em cartaz o Festival Quilombola no estacionamento do Parque Shopping Maceió, a partir das 17h. O evento acontece até o dia 20, com comidinhas quilombolas no valor de R$ 10,00, além de apresentações culturais e exposição. 

Uma das estrelas do Festival Quilombola é Maria Neide Martins (foto em destaque), conhecida como Mãe Neide Oyá D’Oxum, nascida em Arapiraca estudante de gastronomia e já formada no batente dos fogões, comandante das panelas do restaurante Baoba, em União dos Palmares, o qual integra o roteiro gastronômico da Serra da Barriga.  

Acarajé, o sabor de bem vindo no restaurante Baobá de Mãe Neide

Acarajé, o sabor de bem vindo no restaurante Baobá de Mãe Neide

No quintal do restaurante Baoba,  Mãe Neide cultiva hortaliças, ervas, frutas e galinhas de capoeira que abastecem a cozinha onde a alagoana tempera as receitas com tradições, a exemplo  do pó do camarão seco e do dendê.  

Mãe e a mesa de fartura de comidas tradicionais da cultura afro brasileira

Mãe Neide com os acarajés, comida de Insã

Um dos clássicos da cozinha afro são os acarajés com camarão seco e caruru, comida de Iansã – Orixá dos bons fluidos e das energias positivas.  Já Malungos, é um prato festivo com amendoim cozido com linguiça, bacon, charque e carne de sol. Segundo Mãe Neide, os negros escravos do Brasil faziam esse prato para comemorar a liberdade de um deles.

Amendoim com carne defumada e charque é comida de festa

Amendoim com carne defumada e charque é comida de festa

Os restaurantes da Abrasel participantes do evento, são: Restaurante Anamá (guizadinho de carneiro com purê de banana),  Bodega do Sertão  (trouxa de massa de jerimum com recheio de charque crocante e queijo coalho ao molho de tomate),  Le Brule (cocada) Sueca Comedoria  (caruru), Divina Gula (frango de Angola com pirão de milho)Villa Chamusca  (escondidinho quilombola)Vivenda dos Camarões  (bobó de camarão). 

O evento gratuito é uma realização do Governo de Alagoas em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL), Fundação Cultural Palmares, e Parque Shopping.  

O bobó de camarão do chef Joca é feito com moqueca de camarão, um dos quitutes do rodízio das quartas-feiras no Comedoria Gourmet

O bobó de camarão (foto de arquivo do blog), será uma das iguarias no Festival Quilombola

Rota Festival Quilombola 

Estacionamento Parque Shopping, a partir das 17h  

Entrada franca/ Comidinhas por R$ 10,00 

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/