TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Jonatas: chef dos Mares e Lagoas

Jonatas, ele literalmente está nos céus com sua cozinha criativa, cotado com um dos chefs mais promissores do Brasil pelo chef francês Laurent Suaudeau. E tem mais, o destaque dado a ele por Suaudeau foi publicado no jornal Valor Econômico.

Jonatas, literalmente está nos céus com sua cozinha criativa, cotado com um dos chefs mais promissores do Brasil pelo chef francês Laurent Suaudeau.

Maria Aparecida Queiroz da Silva não é famosa, mas do seu quintal, na Lagoa Manguaba em Marechal Deodoro, sai uma das riquezas culinárias para a cozinha dos restaurantes da família Moreira (leia-se Akuaba e Espaço Vera Moreira), usadas em várias receitas por Vera Moreira e seu filho Jonatas, a exemplo do filé de siri, preparado com queijo coalho, ingredientes da lagoa e do campo unidos pelo sabor.

E por falar em Jonatas, ele literalmente está nos céus com sua cozinha criativa, cotado com um dos chefs mais promissores do Brasil pelo chef francês Laurent Suaudeau. E tem mais, o destaque dado a ele por Suaudeau foi publicado no jornal Valor Econômico.

Risoto no caldo de peixe uma bela posta de serigado com ervas

Risoto no caldo de peixe uma bela posta de serigado com ervas

Não digo que foi muito chão, mas foi muito mares, lagoas e terra para inspirar o chef Jonatas Moreira a conquistar uma indicação como essa. Ele faz por merecer. Formado pelo Instituto Paul Bocuse, na França, trouxe nas malas a técnica, os conhecimentos e experiências, mas fugiu do clássico e apostou nos ingredientes alagoanos, em especial os vindos dos mares e lagoas.

Também construiu uma relação fraterna com seus fornecedores, como Maria Aparecida, que há mais de 14 anos fornece o filé de siri para a cozinha dos Moreira. Eu tive o privilégio de ser apresentada à catadora pelo chef. Na casa modesta de Maria, ela preparou o siri, camarão e ainda o peixinho manjuba (seco ao sol no sal) com farinha, tudo simples e bom.

Filé de siri da fornecora Maria vira uma delicioso casamento do queijo coalho, um clássico do Akuaba

Filé de siri vira uma delicioso casamento do queijo coalho, um clássico do Akuaba

Dessa simplicidade, entre chef e fornecedor, é o principio da cozinha do Jonatas da gastronomia de vanguarda, criativa e alagoana, com modernas técnicas e sabores surpreendentes.

Para desvendar os sabores da cozinha do Jonatas, minha dica é o menu do chef de terça a sexta-feira, no Espaço Vera Moreira, das 12 até às 15. São pratos inesquecíveis, como a rabada desfiada sem gordura, servida com pirão. E digo que é a melhor rabada de Alagoas. O polvo é um dos ingredientes queridos do chef.

Chef Jonatas Moreira no quintal da Maria na Lagoa Manguaba, Marechal Deodoro

Chef Jonatas Moreira no quintal da Maria na Lagoa Manguaba, Marechal Deodoro

Minhas paixões

Atum temperado com azeite de mostarda é uma das entradas de sucesso do almoço executivo sob a batuta de Jonatas Moreira

Atum temperado com azeite de mostarda é uma das entradas de sucesso do almoço executivo sob a batuta de Jonatas Moreira

Atum cortado em cubos, é marinado no shoyo e, para aguçar mais o sabor, ganha o molho de azeite de folhas de mostarda.  Simplesmente soberbo ao olhar e ao paladar.  Mas, para a receita ficar perfeita, o fruto do mar tem que ser colhido no dia, fresquinho… Este zelo é a marca registrada da nova cozinha alagoana ao presentear os comensais com ingredientes de qualidade e com sabores inovadores.

Filé serigado: surpreendendo o nosso paladar com a criatividade do chef Jonatas

Filé serigado: surpreendendo o nosso paladar com a criatividade do chef Jonatas

O filé serigado, peixe nobre dos mares, não precisa muito, apenas sal, e um pouco de óleo ou azeite para fritar, mas coube ao nosso chef Jonatas Moreira incrementar o peixe com ingredientes inusitados, a exemplo do arroz sete grãos, mel, molho shoyo, e até a cenoura (em mini pedaços) entrou na história. Uma mistura e tanto, surpreendendo o nosso paladar.

o chef Jonatas Moreira, apostou na dupla de lagostins e polvo com purê de grão de bico. Os frutos do mar de carne macia, e o grão de bico na versão de purê ficou bem legal. E para coroar, a dupla dos mares alagoanos recebeu o molho reduzido do próprio lagostim.

Lagostins e polvo com purê de grão de bico.

Dupla de lagostins e polvo com purê de grão de bico. Os frutos do mar de carne macia, e o grão de bico na versão de purê ficou bem legal. E para coroar, a dupla dos mares alagoanos recebeu o molho reduzido do próprio lagostim.

Pão produzido na cozinha Espaço Vera Moreira com atum e maionese mostarda djon. O pão fica umedecido no azeite. Pra repetir

Pão produzido na cozinha Espaço Vera Moreira com atum e maionese mostarda djon. O pão fica umedecido no azeite. Pra repetir

Rota Espaço Gourmet Vera Moreira 

Menu do chef – valor R$ 60,00 (entrada, prato principal e sobremesa) por pessoa

De terça a sexta-feira – Aceita cartão

Endereço: Rua Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, 6- Jatiúca – Telefone: 82- 3325 6199 | 3355 8005

 

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Pita do Vurma Catar
    8 anos Atrás

    Quando se assina um cardápio, o mínimo que se pode fazer é instruir e dar manutenção as pessoas que vão executa-lo e não aparecer 02 anos depois e criticar o trabalho feito com tanta dedicação e carinho.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/