TOPO
Cozinha Popular Gastronomia

Caldeirada de verão

Caldeirada de frutos do mar com pirão e arroz no Maragaço. Já a porção do camarão é petisco

Caldeirada de frutos do mar com pirão e arroz no Maragaço. Já a porção do camarão é petisco

Tive o prazer de provar a caldeira da alagoana Edna da silva, do restaurante Maragaço, na cidade de Maragogi e. o melhor, admirando a praia que, de janeiro até o carnava,l vive o auge da temporada de verão. Pode até chover, mas a boa comida tem lugar sagrado, sempre com os pescados frevos, cerveja gelada, sucos da fruta, água de coco, banho de mar…

A caldeirada da Edna dá muito bem pra quatro pessoas. Na panela tem polvo, camarões, peixe, marisco e lagosta, cozidos no leite de coco, cebola, tomate, pimenta de cheiro e, para dá cor, o nosso tradicional colorau na medida certa. A textura dos frutos do mar é macia, do caldo do coco é feito o pirão e o arroz, enfim, completa a refeição.

Detalhe: Edna só adiciona coentro se o cliente desejar, então, como bom alagoano, peça sua porção da folha nordestina.

Detalhe da peixada a moda casa: lagosta, polvo, camarão e legumes no leite de coco natural

Detalhe da peixada Maragaço: lagosta, polvo, camarão e legumes no leite de coco natural

O restaurante Maragaço está entre as 58 indicações da segunda edição do Guia da Gastronomia Popular Alagoana. Mas vejam mais dicas de lugares no meu Guia, onde a comida dos mares é sucesso no litoral Norte de Alagoas. Maragaço: Av. Senador Rui Palmeira N° 1001, Centro de Maragogi – 082 3296-2041.

Restaurante da Nalva

Lagosta alho e manteiga no restaurante em Maragogi

Lagosta alho e manteiga no restaurante da Nalva em Maragogi

A lagosta no leite de coco ou na manteiga é uma das estrelas do restaurante da Nalva. O crustáceo é fermentado na água com sal, depois é retirado o casco e o filé da calda é refogado na manteiga e sal. Resultado: o sabor da própria lagosta sem muita interferência. Restaurante da Nalva – Sítio Peroba – Rodovia AL-101/Norte, Maragogi. Telefone: 3296-8130

Peixada da Marinalva

Filé da tainha é um dos destaque da cozinha da Nalva, além da famosa fritada de aratu

Filé da tainha, um dos destaque da Marinete, além da famosa fritada de aratu

Peixada da Marinete é um empreendimento simples, mas tem a essência da boa comida alagoana e brasileira. Os produtos frescos são o sucesso da Marinete. O leite de coco é feito na hora, e todos os pescados são da região. “Eu compro tudo aqui: aratu, polvo, lagostim, peixe, camarão, lagosta… Se for de fora, não trabalho. Prefiro dizer que não tenho. Peixe armazenado fica borrachudo, não tem gosto de nada”, diz Marinete. Peixada MarineteRua Coronel Avelino S/N – Porto de Pedras (caminho da balsa) – Telefone: 99308.8589/ 993029163

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/