TOPO
Gastronomia Restaurantes

Bolinho de feijoada já provou? É bom

Nossa feijoada na versão de bolinho com molho de pimenta, um bom começo no Conversa Botequim

Nossa feijoada na versão de bolinho com molho de pimenta, um bom começo no Conversa Botequim

Na panela da feijoada, um dos pratos mais brasileiros contém charque, calabresa, paio, costela, pé de porco, bacon, costela  suína, torresmo, couve… Tudo dá sabor ao feijão preto bem curtido nos temperos das carnes, e nunca sai da moda, ainda mais sendo uma receita sem glúten e sem lactose. Agora conceba este conteúdo culinário virar bolinhos. A primeira vez que ouvi falar dessa versão veio das bandas do Rio de Janeiro e fiquei muito curiosa. Provei numa viagem à Cidade Maravilhosa, no bairro de Santa Tereza. Tinha os bolinhos, porém experimentei os pasteis da feijoada, e apreciei a inovação.

A moda chegou a Maceió no Bar Conversa Botequim, além do bolinho de feijão tem o de bobó de camarão. Adorei os dois. Eles vêm escoltados por molho pimenta, atiçando mais o paladar. Estes exemplares integram o novo cardápio assinado pela chef de cozinha, a cearense Bia Leite, da nova geração da gastronomia brasileira.

Bia Leitão. chef cearense,   consultora do novo cardápio do Conversa Botequim

Bia Leitão. chef cearense, consultora do novo cardápio do Conversa Botequim

Apaixonada por comida e pelo Ceará, Bia trocou a profissão de produtora pelo calor das cozinhas profissionais. Entre panelas, facas e fogo, passa os dias sendo feliz e fazendo o que gosta. Em Maceió ela prestou consultoria para Conversa Botequim e coube aos alagoanos Reinaldo Lira e José Marcelo comandarem a equipe e as panelas.

Siga as minhas dicas

Rabada sem gordura? Prove no Conversa e sem engodar a culpa é do pão

Rabada sem gordura? Prove. No Conversa Botequim tem, mas se engodar a culpa é do pão

Rabada – A tradição nordestina ganhou leveza, não perdeu o sabor e nem dá pra sentir o gosto da gordura,  que é retirada da carne para iniciar o ritual do preparo. A iguaria é marinada no vinho tinto, legumes (cenoura, salsão, salsinha, alho poró, cebola e pimentões) e segue para o cozimento.

Depois de pronta, a rabada fica um tempo geladeira, onde forma uma fina camada de gordura e é descartada. Resultado: carne macia, bem temperada e o molho espesso. Para nossa alegria vem escoltada por fatias de pão e uma farofinha. Perfeito!

Bobó de camarão virou bolinho e para incrementar geleia de pimenta

Bobó de camarão virou bolinho e para incrementar molho de pimentas dedo de moca, malagueta e de cheiro

Bolinho de bobó – Crocante e bem macio por dentro, o bolinho de bobó mantém o sabor tradicional da receita com creme de macaxeira no caldo do crustáceo e com pedacinhos de camarão. O molho de pimenta é um mistura da malagueta, dedo de moça e pimenta de cheiro no azeite. Nota 10. Incrementa o sabor.

 

Coxinhas de batata inglesa com recheio de frango

Coxinhas de batata inglesa com recheio de frango e geleia de pimenta, mais sabor

Coxinha de batata – Em vez da farinha de trigo, entra em cena a batata inglesa para preparar a massa recheada com frango. Bem legal, não tem aquela enrolação de muita massa e pouca carne. A massa fina tem conteúdo de verdade. Para acompanhar a geleia de pimenta. Detalhe todos os bolinhos são empanados com a farinha panko (japonesa).

O cardápio do Conversa Botequim é amplo, são necessários muitas noites de samba para dedicar à “árdua” tarefa de saborear os petiscos.

Marcelo e Reinaldo, comandam o samba de temperos no Conversa Botequim

Marcelo e Reinaldo, comandam o samba de temperos na cozinha do Conversa  Botequim

Quem são:

O chef Reinaldo, formado pelo Senac, contabiliza 10 anos dedicados às panelas, começou com auxiliar de cozinha. Já José Marcelo há 13 anos no mercado, iniciou como lavador do prato, mas ao poucos conquistou a função de chef. A dupla tem harmonia nos temperos fazem um sambinha bom de sabores.

Rota Conversa Botequim

Preços dos novos petiscos a partir de R$18,00 – Aceita cartão

Endereço: Empresário Carlos da Silva Nogueira, 334 – Jatiúca – Telefone:(82) 3022-6063

Funciona -Quarta, Quinta e Sexta das 16:00 / Sábado das 15:00 até o último cliente

 

 

Visits: 0

«

»

4 comentários
  • sergio
    8 anos Atrás

    Provei o pastel de feijoada no bar do mineiro em santa teresa, no rio de janeiro. Achei uma delícia. Quando for em Maceió, no final do ano, desejo provar o bolinho!

  • Junior
    8 anos Atrás

    Mostre coisas entre o fal e gruta, moro na gruta próximo ao antigo hospital do SESI.sou seu fã, posso dizer q acompanho todo dia. Confio em VC, barzinho, lanchinhos e comidinhas,caldinhos na via expressa até a av Rotary, por que com a lei seca a gente fica próximo de casa,valeu.

  • SUANNY costa
    8 anos Atrás

    Gosto muito das suas sugestOES,MORO NA GRUTA E NAO SEI DAS OPCOES,APOS A LEI SECA MEU MARIDO FICA COM RECEIO DE SAIR DE CASA,POR FAVOR VEJA AS OPCOES NO FAROL ENTRE O CEPA, AV ROTARY,OS DOIS LADOS, INCLUINDO.PINHEIRO,SANATORIO ROTARY,ATE O HIPER BOMPRECO E ATE 3 IRMAOS,PQ COM A LEI SECA, NINGUEM AQUI EM CASA QUER SE ARRISCAR EM SAIR PARA DESCER PARA PRAIA, E TAMPOUCO GASTAR LA E TAMBEM NO TAXI, VALEU, ABRACAO

  • Tacia
    8 anos Atrás

    visualmente ainda estar bem grosseiro, pode ser que o sabor possa agradar, mas visualmente nao lembra nada o bolinho de feijoada servido no Rio de Janeiro.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/