TOPO
Cozinha Popular Gastronomia

Tilápia, sucesso em Água Branca

Na cidade histórica de Água Branca no restaurante Aconchego tem a melhor tilápia do Sertão

Na cidade histórica de Água Branca, no restaurante Aconchego tem a melhor tilápia do Sertão

Toda segunda-feira, logo cedo, Água Branca, cidade do Sertão alagoano, realiza sua tradicional feira. Farta também em cores, ali se vende de tudo, como chocalhos usados para bois de todos tamanhos, e até o colar de coco de Ouricuri, que lembrou a minha infância. Não resisti, comprei e coloquei a fieira de coquinhos no pescoço… claro, durou pouco, comi todos.

A cidade histórica é uma graça. No centro urbano estão a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Igrejinha do Rosário, e um dos mais importantes cartões postais: o sobrado do Barão de Água Branca, Joaquim Antônio de Siqueira Torres, embora numa antecipação da força feminina, o casarão passou a história como a casa da Baronesa de Água Branca, basicamente por dois motivos: ela ter sido mais longeva que ele; e ela ter sido, na condição de idosa viúva, vítima do primeiro assalto de vulto realizado por Lampião. Pois, no ano de 1922, a residência recebeu a visita do Rei do Cangaço e o patrimônio pessoal da antiga nobre sertaneja foi aliviado de incontáveis joias e dinheiro.

Feira de Água Branca: colar de coco de Ouricuri lembrou a minha infância

Feira de Água Branca: colar de coco de Ouricuri lembrou a minha infância

Visitar a histórica de Água Branca tem seus encantos a qualquer tempo. Mas, no inverno, é melhor ainda. Fica tudo verde, florido, o clima esfria ao ponto de ofertar uma aconchegante neblina. Os sabores também fascinam e minha dica é o restaurante Aconchego, o melhor lugar para saborear frutos do mar em pleno Sertão. Com ênfase para tilápia (peixe do Rio São Francisco) empanada preparada no capricho pela simpática Aparecida Barros, a célebre Cida, neta da baronesa Joana Vieira Sandes, a viúva do Joaquim e primeira vítima famosa de Virgulino, como escrevi no parágrafo anterior.

“Compramos a tilápia aqui mesmo, em Água Branca, o produto é abundante. Já camarão e siri vêm de Maceió”, conta Aparecida, professora aposentada, também culinarista de mão cheia, especialistas em bolos e doces. Para ela, cozinhar é um ato de amor. De fato, por exemplo, a tilápia empanada é apaixonante. Casquinha crocante, peixe macio e suculento na medida certa.

Fritada de camarão com purê de batata feita no capricho pela Aparecida

Fritada de camarão com purê de batata feita no capricho pela Aparecida

Também merece aplausos o purê de batatas, bem fofo (na composição leva manteiga e um pouco de leite natural – produzidos nas pequenas propriedades rurais da região). Divino, como se fazia antigamente.

As fritadas são estrelas do Aconchego e a de siri é a mais pedida. Provei a de camarão. Na receita, além de bater os ovos em ponto de neve, Cida adiciona um pouco de farinha de trigo, lembrando uma torta salgada.

Casquinha de siri, uma das especialidades do restaurante Aconchego

Casquinha de siri, uma das especialidades do restaurante Aconchego

A casquinha de siri é muito elogiada. Oriunda do município de Marechal Deodoro, a carne do crustáceo é misturada com legumes e leva um pouco de tempero caseiro. A receita também segue a tradição alagoana, recebendo uma leve camada de ovos batidos sobre a mistura.

A Cida é nascida e criada em fazenda. Sempre gostou de cozinhar e, em busca de sua independência, aos 12 anos já fazia bolos para vender na porta de casa às segundas-feiras, o dia da feira da cidade. Além de professora, cursou arte culinária e aperfeiçoou o talento.

Aparecida e suas rosas do jardim de sua casa, onde funciona o restaurante

Aparecida e suas rosas do jardim de sua casa, onde funciona o restaurante

Valdinez Felix, o Val, é marido de Cida e parceiro responsável pelas compras do restaurante e pela administração do empreendimento. Mas o maceioense jura de pés juntos que, como filho de índios, foi ele quem ensinou a ela as receitas dos pescados. Perguntei a Cida se a informação procedia, e ela apenas sorriu. O casal, hoje aposentado de suas profissões iniciais, estendeu para a cozinha uma enorme dose de felicidade e harmonia que, graças ao Aconchego, compartilha com a gente.

Cida e Valdinez, só tenho a agradecer a vocês, e da próxima vez vou provar o carneiro!

Rota Aconchego

Preço: de R$30,00 até  80,00 (pratos para duas pessoas) aceita cartão

Funciona de terça a quinta  das 10 até as 1oh30 as 15h30e das 18h30 até as 22h / domingo até as 16h / Segunda-feira sob consulta

Rua Cônego Nicodemos, 7 – Centro de Água Branca  (próximo a Igreja do Rosário) – telefone: (82) 3644.1237

Segunda-feira, dia de feira em Água Branca, e detalhe da Casa da Baronesa (amarela com janelas azuis)

Segunda-feira, dia de feira em Água Branca, e detalhe da Casa da Baronesa (amarela com janelas azuis)

O casal Aparecida e Val, sucesso nos negócios e no amor

O casal Aparecida e Val, sucesso nos negócios e no amor

 

 

Visits: 0

«

»

5 comentários
  • Carolina Feitoza
    9 anos Atrás

    Parabéns Aparecida, minha eterna Tia Aparecida, pois fui aluna do pré escolar. Já tive a oportunidade de provar muitos de seus pratos desde a infância e agora em seu Aconchego,todos deliciosos.Mas devo ressaltar que seus bolos ficaram em minha memoria infantil. Sucesso. Carolina.

  • GILSON BEZERRA
    9 anos Atrás

    PURA VERDADE.AGUA BRANCA É ISSO E MUITO MAIS. TEMOS OS ENGENHOS DE RAPADURA E AS CASAS DE FARINHA E AS FONTES .

  • JOÃO MIGUEL TORRES BARROS
    9 anos Atrás

    SOU LEITOR DIÁRIO DO SEU BLOG. E VOCÊ FALANDO DESSA TERRA QUE FAZ PARTE DA MINHA VIDA, ÁGUA BRANCA, TERRA DE MINHA SAUDOSA MÃE, FALANDO DO MEUS BISAVÓS E AINDA MAIS DA QUALIDADE DA COMIDA DA NOSSA AMIGA APARECIDA. SOMENTE TENHO QUE LHE MAIS UMA VEZ OS PARABÉNS POR BELA REPORTAGEM CULINÁRIA E CULTURAL

  • Ivana Vieira
    9 anos Atrás

    Bom dia, Nide!

    Passando pra lembrar o caldinho na Ponta verde, da Andréa e do Luiz; eles já estão de sobreaviso.

    Boa semana.

    • Nide Lins
      9 anos Atrás
      AUTOR

      Legal, Ivana, assim que poder aviso, é que até o dia 15 estou viajando nos finais de semana.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/