TOPO
Cozinha Popular Gastronomia

Carneiro é o tal no Duda

Carneiro guisado do Duda, 37 anos de tradição saborosa na Jatiúca

Carneiro guisado do Duda, 37 anos de tradição saborosa na Jatiúca

Desde 1978 o carneiro guisado do Duda é o tal, não perde a majestade, sempre primoroso e cada vez melhor. Carne macia, desfiando fácil do osso, molho espesso, batatas inglesas e tempero nordestino preparado pela Marinaura Pimentel Ataíde de Oliveira, comandado a cozinha aos 77 anos como se fosse uma garota.

No carneiro, o segredo da Marinaura é a hortelã da folha grande e pimenta do reino, e a essência da carne. “Só trabalho com a parte do coxão”, reforça Duda. Para acompanhar feijão caseiro (sou fã) ou tropeiro, arroz e farofinha.

Folhas de hortelã e pimenta de cheiro, dois segredinhos do carneiro guisado

Folhas de hortelã e pimenta de cheiro, dois segredinhos do carneiro guisado

Na fachada do modesto empreendimento tem uma faixa: “aluga-se”. Fiquei preocupada com a perspectiva do fim do carneiro mais famoso da cidade; mas Duda disse logo: “Fechar nunca, meu sonho é retornar para o Centro, com um restaurante menor. Quero curtir os sábados à tarde e os domingos na minha casinha de praia em Barra de Santo Antônio” e confessa que agora só tem a terça-feira como dia de lazer para bebericar cerveja com sua amada.

Com 78 anos, bem vividos, ele nem reclama na idade, e faz pessoalmente as compras no Mercado Público, atento à tradicional qualidade dos produtos ali comercializados.

Feijoada é segundo prato mais querido pelos fãs do Duda

Feijoada é segundo prato mais querido pelos fãs do Duda

No restaurante do Duda tem feijoada, carne-de-sol, galinha, dobradinha e outros itens. A feijoada é o segundo item mais queridos da freguesia do restaurante. Também não deixe de provar os doces caseiros, aqueles de mãe, a exemplo das bananas em rodelas numa calda grossa.

Doce de banana em rodelas feito pela Marinauva. Meu predileto

Doce de banana em rodelas feito pela Marinauva. Meu predileto

História

Duda e Marinaura começaram no Centro de Maceió, na esquina Rua Cincinato Pinto com a Rua Augusta (a única com árvores frondosas em toda cidade), no térreo de um prédio de três andares no qual se abrigava a famosa pensão familiar Mona Lisa. Desde o início, servia a culinária regional, como caldinho de mocotó, buchada e sarapatel.

“Quando a gente chegou, os nossos vizinhos eram policiais do primeiro distrito, e teve gente que nos avisou: ‘Vocês não vão dar certo, ninguém paga’. Mas era só fofoca, todos sempre pagaram religiosamente as despesas e são meus clientes e amigos até hoje”, recorda Duda. Assim, lá se vão 37 anos entre o endereço do Centro e o da Jatiúca.

Duda e Marinaura completaram 50 anos de casados, e o casal continua com o lindo sorriso estampado nos rostos

Duda e Marinaura completaram 50 anos de casados, e o casal continua com o lindo sorriso estampado nos rostos

Seu Duda já fez de tudo, foi vendedor de miudezas na rua, operário e ajudante de fotógrafo no governo de Silvestre Péricles, aposentando-se como comerciário. Já dona Marinaura trabalhou como enfermeira; juntos, comercializaram no mercadão central. Eles resolveram investir no bar quando a banca do mercado, onde vendiam cereais, não deu mais certo.

“O nosso único bem era um carro Brasília, que vendemos para abrir o bar. O bar é o meu negócio, e os nossos dois filhos já estão formados. Não tenho do que reclamar, só recebo elogios da nossa comida”, diz o boa praça Duda.

O bar do Duda no Centro recebia clientes de todos os perfis, direita e esquerda, advogados, médicos e foi reduto predileto dos jornalistas dos extintos Jornal de Alagoas e Jornal de Hoje.

blog duda2

Rota  RESTAURANTE DO DUDA

Preço do prato comercial – R$ 12,00/ Carneiro pequeno – R$44,00 (come bem duas pessoas)

R José Luiz Calazans 177 – Jatiuca – (Próximo ao hotel Marinas) – Telefone: (82) 3231-0877

Funciona de quarta a segunda, das 10 até 22horas. Fecha na terça-feira

Aceita cartão

 

 

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Roberto de Almerida Nobre
    9 anos Atrás

    Quando for a Paripueira vá ao Piratas de Paris e procuro o Rodrigo, ele é mau amigo e tem uns bons tira gosto.
    vou sim, fui recentemente, mas deu pra conhecer, está nos meus planos

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/