TOPO
Balaio Cultural

Balaio Cultural: Sil, mãe da terra

 

Simplesmente Sil, alagoana que tira da terra vermelha sua inspiração para viver e ser uma grande mãe

Sil, alagoana da cidade de Capelã. Ela tira da terra vermelha sua inspiração para viver e ser uma grande mãe

Todo dia é dia da mãe, nossas verdadeiras paixões. Para celebrar, escolhi a artesã Maria Luciene da Silva Siqueira, a Sil, lá da cidade de Capela, que tem uma história com sabor do barro;

Maria Cristina, hoje com 18 anos, é uma das paixões da mãe da Sil, ex-cortadora de cana, que se transformou numa ceramista de notável talento. Ela encontrou no barro um ofício digno de sustentar sua família.

“Minha Maria é especial, por conta disso participei de um projeto do Sebrae, há 10 anos, que tinha o objetivo de ensinar as mulheres um novo ofício, para que elas não ficassem apenas dependentes dos benefícios. Foi quando conheci o João das Alagoas e com ele aprendi a arte do barro”, lembra Sil.

Família, uma das peças da Sil em exposição permanente no restaurante do hotel Radisson

Família, uma das peças da Sil em exposição permanente no restaurante do Radisson Maceió Hotel

Ela conta que, no total, 40 mulheres participavam do projeto social do Sebrae, mas cada dia uma desistia, e só restou ela. Aluna aplicada, não perdia uma aula. E lembra até hoje da primeira peça que vendeu, típica imagem do Nordeste: um homem com um  burrinho, por R$ 5,00.

Hoje, considerada uma das grandes revelações do Brasil, Sil já vendeu escultura por R$ 3 mil. As obras da alagoana retratam a família, casinhas, jaqueiras (árvores característica no trabalho dela), bem como perfeitas expressões dos rostos dos personagens.

Nossa artista não só é uma das mais requisitadas pelas galerias. Tem fãs gabaritados, como o galerista Roberto Rugiero. “Conheci Sil através do Jerônimo e até hoje sigo os seus passos. A cada ano ela está melhor. É uma artista de renovação criativa, uma coisa rara. Suas peças não se repetem. É a maior revelação de ceramistas nos últimos 15 anos. Seu trabalho tem características do realismo, executado com pronunciado esmero”, diz o paulista responsável pela Galeria Brasiliana.

Jaqueira, marca registrada da artesã Sil

Jaqueira, marca registrada da artesã Sil

Realizado o primeiro grande sonho, a casa própria, a escultora anuncia outro objetivo prioritário: “Meu desejo agora é formar meus três filhos. Eu não tive oportunidade de estudar, mas quero ver eles (Maria Cristina, Andressa e Carlos André) formados e felizes”, afirma com determinação.

Simplesmente Sil, alagoana que tira da terra vermelha sua inspiração para viver e ser uma grande mãe.

 

No Atelier João das Alagoas, reúne Sil e os melhores ceramistas de Capela

No Atelier João das Alagoas, reúne Sil e os melhores ceramistas de Capela

  • Endereço eletrônico: [email protected]
  • Atelier da Sil/João das Alagoas – Capela, AL
  • Logo na entrada da cidade, com a placa João das Alagoas
  • Telefone: 9991.5250

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Solange Albuquerque viégas
    9 anos Atrás

    Conheço Sil da Capela desde o início de sua carreira como artesã ceramista, durante esse período venho adquirindo e acompanhando seu belo trabalho , cada dia melhor.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/