TOPO
Gastronomia Receitas

Licor de maracujá para brindar 2015

Laco papo, licor de maracujá, tradição do Engenho Varrela, agora no novo Sur O laco papo é um licor de maracujá servido bem geladinho, refrescante, delicioso... A bebida é bem nascida no Engenho Varrela, em São Miguel dos Campos, das famosas Irmãs Rocha.  A fabricação da iguaria é caseira e, segundo a dama da gastronomia alagoana, Yêda Rocha, no Engenho tinham duas senhoras bem velhinhas que conheciam o saber e o fazer do licor. “Aprendemos com elas”, lembrou Yêda. A origem do nome ninguém sabe ao certo. Mas a felicidade é que o laco papo está no cardápio do novo restaurante Sur .

Livro Delícias da Cozinha: laco-papo, licor de maracujá, tradição do Engenho Varrela. Servido bem geladinho é refrescante e delicioso… Uma boa receita para começar o ano novo com sabor alagoano

No sítio Mangabeiras, lugar onde morei, os ramos dos pés de maracujá se entrançavam na cerca, entre as folhas.As flores lilás eram a beleza do jardim. Delas brotava o fruto amarelinho, e quanto mais enrugado, melhor para preparar o suco da fruta azedinha.

A fruta que inspirou a canção  de João Donato: “Flor de Maracujá” – Lá no avarandado na luz do meio dia/O segredo nos teus olhos tanta coisa me dizia/O cabelo solto ao vento, o teu jeito de olhar/E no seu corpo moreno, a flor de maracujá. Também é história de sabores orquestrados pelas famosas  irmãs Rocha.

Da cozinha do Engenho Varrela, lar das irmãs Rocha, nasceu o licor de maracujá batizado de “Laco-paco” . Servido bem geladinho, refrescante, delicioso… A fabricação da iguaria é caseira e, segundo a dama da gastronomia alagoana, Yêda Rocha, no Engenho tinham duas senhoras bem velhinhas que conheciam o saber e o fazer do licor. “Aprendemos com elas”, lembrou Yêda.

livros “Delícias da cozinha alagoana” e “Doçuras do Mundo Todo” pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos e com patrocínio Usina Coruripe

Os livros “Delícias da cozinha alagoana” e “Doçuras do Mundo Todo”ganharam uma nova edição da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e com patrocínio Usina Coruripe

A receita do Laco Papo (veja no final como fazer) e outras tantas do Engenho Varrela estão publicadas na nova edição dos livros “Delícias da cozinha alagoana” e “Doçuras do Mundo Todo” pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos e com patrocínio Usina Coruripe. O lançamento será na segunda-feira, dia 29 de dezembro, às 19h, na livraria Leitura, Parque Shopping Maceió. A culinarista Yêda Rocha Jucá estará no local autografando os livros.

A iniciativa merece aplausos, pois os livros traduzem bem a mistura que transformou a gastronomia do estado em uma das mais ricas do Brasil.

No livro Delícias da Cozinha Alagoana estão receitas de pratos que revelam a influência negra, indígena e portuguesa na culinária brasileira. São frutos do mar, mangue, do rio e da lagoa; de aves, carnes e miúdos; acompanhamentos; iguarias do café alagoano e lanches, tira-gostos e bebidinhas. O livro, que traz pequenas histórias de algumas das receitas criadas ou obtidas pelas irmãs Rocha, teve cinco edições anteriores, todas esgotadas. No segundo livro, Doçuras do Mundo Todo, o leitor aprenderá a preparar saborosos bolos, tortas, pudins, cocadas e outros quitutes de dar água na boca. Sempre de forma descomplicada, com ingredientes fáceis de encontrar.

Bolo de rolo, uma especialidade da Yêda Rocha

Bolo de rolo, uma especialidade da Yêda Rocha

Os livros são mais tempero no movimento #EuComoCultura dos chefs que defendem a gastronomia como bem cultural. O livro é de dar água na boca, o natal já passou, mas vale e muito comprar e presentear os amigos em qualquer época do ano. E como brinde, a receita do licor Laco-paco (maracujá).

Licor Laco- Paco

Ingredientes: 30 maracujás/ 400g de açúcar triturado Coruripe/ 1 garrafa de aguardente de boa qualidade

Preparo: Escolha os maracujás de boa qualidade e, de preferências maduros. Faça uma calda forte com açúcar e água. Junte na panela a polpa de maracujá. Retire do fogo e acrescente a aguardente. Deixe em infusão numa vasilha tampada até esfriar. Passe várias vezes em peneira fina de plástico, forçando com uma colher para aproveitar o máximo a polpa. Coe mais de uma vez, engarrafe e guarde na geladeira. O laco-polpa fica licoroso.

 Saiba mais

O projeto gráfico dos livros é do designer Thiago Oliveira, editor de arte da Imprensa Oficial, que desenvolveu ilustrações exclusivas que remetem ao universo gastronômico.

 

AS IRMÃS

Não é exagero dizer que as irmãs Rocha criaram um repertório alagoano de receitas. Muitas delas são presenteadas por amigas ou transmitidas ao longo das gerações, outras vindas até mesmo de outros continentes, recebendo aqui um toque original, como as próprias culinaristas, nascidas num engenho de açúcar, costumam ressaltar.

As irmãs Rocha eram seis, nascidas entre 1920 e 1933, e criadas no antigo Engenho Varrela, no município alagoano de São Miguel dos Campos. Hoje, apenas uma delas está viva, dona Yêda Rocha Jucá, 82. Foi após um encontro com o apresentador Chacrinha, lembra ela, que as irmãs começaram a pensar, anos mais tarde, em resgatar as receitas originárias do engenho onde haviam vivido a infância.

Assim, em 1997, saiu a primeira edição do livro Delícias da Cozinha Alagoana, com boa parte das receitas aprendidas em meio aos fornos do Engenho Varrela.

Hoje, o neto de Yêda Rocha, o chef de cozinha Sérgio Jucá, dá continuidade ao legado da família através do restaurante Sur, eleito há um mês o melhor do Nordeste.

 

Rota Livros das Irmãs Rocha

Coquetel de lançamento Box Irmãs Rocha/ Sessão de autógrafos com Yêda Rocha Jucá

Data: 29 de dezembro, às 19h/ Local: livraria Leitura, Parque Shopping Maceió

Aberto ao público

 FICHA

Box Irmãs Rocha – Delícias da Cozinha Alagoana e Doçuras do Mundo Todo

Editora: Imprensa Oficial Graciliano Ramos

Páginas: Delícias da Cozinha Alagoana (196 págs.)

Doçuras do Mundo Todo (250 págs.);

Preço: R$ 50 (o box com os dois livros)

 

Onde encontrar: Imprensa Oficial Graciliano Ramos (Av. Fernandes Lima, s/n, KM 7, Gruta); Banca Porto Seguro (Av. Fernandes Lima, s/n, Farol); Leitura Livraria (Shopping Parque Maceió – Av. Comendador Gustavo Paiva, 5945, Lj 2034, Cruz das Almas); Livraria Edufal (Ufal – Cidade Universitária, s/n, Tabuleiro dos Martins); Viva Livraria (Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 625, Edifício The Square Park Office, loja 2)

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/