TOPO
Chef na Cozinha

Filé ao molho de pimenta x Camarão ao queijo, disputa acirrada há 17 anos

 

Meu favorito:Steak Au Poivre, mas no nosso português é filé no molho de pimenta, com arroz no molho da carne

Meu favorito:Steak Au Poivre, mas no nosso português é filé no molho de pimenta, com arroz no molho da carne

Filé alto, suculento, macio… até faca cega corta. Do outro lado da mesa, camarões flexíveis regado no queijo gruyère (suíço). Estas duas iguarias tradicionais da culinária francesa, há 17 anos, disputam os corações e bocas dos fiéis comedores do restaurante Le Corbu – casa fundada, e pilotada até hoje, pelo chef Jorge Bandeira.

Se tivesse que escolher entre os dois pratos, elegeria o filé. No cardápio tem o nome pomposo de Steak Au Poivre, mas no nosso português é filé no molho de pimenta, com arroz no molho da carne.

Camarões regado no queijo gruyère (suíço) está entre os pratos queridinhos do Le Corbu

Camarões regado no queijo gruyère (suíço) está entre os pratos queridinhos do Le Corbu

Contudo, a verdadeira batalha de sabores acontecerá na noite desta quinta-feira (dia13), a partir das 19 horas. O combate de sabores será entre os chefs Jonatas Moreira (Espaço Vera Moreira), Ivo Faria (Vecchio Sogno, de Minas Gerais) e o próprio Jorge Bandeira, para festejar os 17 anos da casa alagoana. O evento batizado “Menu Six” oferece seis pratos harmonizados com rótulos Chandon.

A noite promete novidades, principalmente do mineiro (de BH), Ivo Faria, que chegou das terras de Milton Nascimento trazendo o bom queijo canastra, para deixar todo mundo enfeitiçado, uai. O nome do prato é Tortelli de ora-pro-nobis com queijo canastra, molho de panceta (barriga de porco) e mel.

Pera ao vinho com calda de acerola. Maravilhoso. Na receita ainda tem o sorvete, mas prefiro sem

Pera ao vinho com calda de acerola. Maravilhoso. Na receita ainda tem o sorvete, mas prefiro sem

Antes de averiguar o menu do jantar, vamos recordar um pouco da história do restaurante. Quando o chef Jorge Bandeira criou o Le Corbu, o fez com um cardápio metade francês e metade italiano, mas, com o tempo, a culinária francesa conquistou o paladar dos comensais.

“Minha cozinha é do mundo”, comenta Bandeira – que utiliza técnicas francesa, oriental, italiana, mas com alma de brasilidade, a exemplo da sobremesa Pera ao Vinho com Molho de Acerola.

A acerola, além da identidade alagoana, também promove sabor especial, com o azedinho da fruta reduzindo o adocicado. No passado, 80% dos ingredientes do restaurante chegava de fora; agora, nas panelas do Le Corbu, os produtos do Estado predominam, a exemplo do inhame, macaxeira, jerimum, até a massa puba (base de mandioca) tem assento na cozinha. A massa vira o famoso Mingau Pitinga para acompanhar os frutos do mar.

A picanha de cordeiro com farofa de ovo é o prato principal da semana do Le Corbu

A picanha de cordeiro com farofa de ovo, um dos sucessos do Menu Vite

Econômico

Uma boa novidade é o Menu Vite (rápido, em francês) no valor de R$ 49,90 com direito ao ritual de entrada, prato principal e sobremesa. E tem mais: de 15 em 15 dias o cardápio varia, para alegria do público.

Os convidados

Para celebrar os 17 anos, os três chefs usarão como base a cozinha francesa, principalmente a técnica.

Ivo Faria, até os 14 anos, viveu numa favela de BH, mas teve a oportunidade de emprego numa cozinha francesa, e de lá o bom mineiro se fez. Aprendeu o idioma dos gauleses e conseguiu bolsa de estudo na Suíça, onde se formou em gastronomia.  De volta ao Brasil, como ele diz, “bandeou” para cozinha italiana. E defende: “Os mineiros são os mais consumidores de massa no Brasil. Porém, a cozinha italiana não se resume a massa”. É se poderá conferir no jantar do Le Corbu, ou então numa viagem até Minas Gerais, no restaurante Vecchio Sogno.

Batalha de sabores: Chefs Jorge Bandeira, Ivo Faria e Jonatas Moreira prometem surpreender

Batalha de sabores: Chefs Jorge Bandeira, Ivo Faria e Jonatas Moreira prometem surpreender

Jonatas seguiu o mesmo caminho da mãe. Com apoio da família, passou quatro anos estudando na badalada escola francesa de gastronomia Institut Paul Bocuse. De volta para Maceió, ele trouxe novas técnicas e conhecimentos, mas sem esquecer suas raízes, agora florescendo no seu próprio cantinho, o Espaço Gourmet Vera Moreira, no restaurante Akuaba.

Nosso Jorge Bandeira descobriu o seu talento na cozinha ainda aviador, estudioso e pesquisador, se tornou – com todo respeito – um grande piloto de forno e fogão; que o diga o seu Steak Au Poivre (é de babar)…

Saiba mais: O advogado Germano Regueira, fã do Le Corbu, passou a também ser sócio do local – ele gosta de panelas, mas preferiu apenas gerenciar os negócios.

Roteiro 17 anos do Le Corbu

Quando: 13/11/2014, às 19h

Quanto: R$200,00 por pessoa em mesa para 4 pessoas

Endereço: Rua Desportista Humberto Guimarães, 877, Ponta Verde – Telefone: 3327-4326

Dica: torradas de baguete com carpacio do Le Corbu é uma das maravilhas do restaurante

17 anos no sucesso: torradas de baguete com carpacio é uma das maravilhas do Le Corbu

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/