TOPO
Gastronomia

Tortas deliciosas, sem glúten e lactose

farinha de trigo, nem leites e derivados, apostando em produtos saudáveis e orgânicos. Ela hoje cursa Nutrição segue a tendência dos Tortas sem glúten e nem lactose da Carol Vasconcelos são boas e na receita tem as lembranças da família

Tortas sem glúten e nem lactose da Carol Vasconcelos têm as lembranças da família

As tortas de Dona Ana Lydia Vasconcelos sempre foram sucesso em Maceió. Podiámos saboreá-las no Hotel Ponta Verde, ou em eventos da família. De sabores inesquecíveis, o doce também inspirou a nova geração – e a sua neta Carol está uma doceira de mão cheia.

Carol Vasconcelos deixou de lado arquitetura para produzir bolos. E sem usar farinha de trigo, nem leites e derivados, apostando em produtos saudáveis e orgânicos. Ela hoje cursa Nutrição segue a tendência dos alimentos sem glúten e nem lactose. E são deliciosos.

“Da minha vó materna Gilka Melro Machado também guardo boas lembranças do bolo de ameixa. Mas depois que virei mãe do Olavinho, mudei minha vida e abracei alimentação saudável”, diz Carol Vasconcelos, que criou a Na.ttu, Love Food, marca especializada na produção de bolos sem glúten e nem lactose.

Torta de banana é divina, o doce da fruta faz a diferença

Torta de banana é divina, o doce da fruta faz a diferença

Provei as tortas sem glúten e nem lactose, e confesso não deixam a nada a desejar as tradicionais. Claro, são menos adocicadas, contudo satisfazem o paladar e saciam a fome por doce. Vale lembrar as receitas da Carol levam açúcar mascavo.

Provei e gostei da textura macia, dos sabores a da leveza das tortas. A de banana conquistou mais meu coração por conta do doce da própria fruta. Já a de goiaba remete ao gostinho de infância, da fruta tirada do pé.

As frutas utilizadas nas receitas são orgânicas, produzidas nas fazendas da família, a de São Sebastião do Bonito (na região de Chã Preta) e Alto Verde (Maceió).

Torta de goiaba com sabor da infância. As frutas são orgânicas

Torta de goiaba com sabor da infância. As frutas são orgânicas

No lugar da farinha de trigo, na fabricação da torta de goiaba entram em cena farinhas de amaranto, de arroz e o coco ralado. O equilíbrio vem da pasta da goiabada caseira que vira cobertura natural. Para a de banana utilizam-se as farinhas de banana verde, linhaça dourada, arroz e coco.

As tortas estão em alta, mas não as considero moda, mas uma tendência duradoura da gastronomia saudável, dispensando glúten e lactose.

Doceira do futuro: Carol Carol Vasconcelos também é artista plástica e estilista.

Doceira do futuro: Carol Vasconcelos também é artista plástica e estilista

Especialistas afirmam que os aditivos químicos adicionados na farinha de trigo e nos leites e derivados estão causando às atuais gerações problemas de saúde, entre eles, um organismo pobre em nutrientes.

Como Carol, diz, “a Na.ttu, Love Food nasceu da busca por saúde, bem-estar, paz, beleza… Nasceu da busca pela comida de verdade, aquela que alimenta, nutre cada pedaço do corpo, dando energia de melhor qualidade, busca a plenitude de viver”.

Receitas saudáveis é a proposta de Carol Vasconcelos

Receitas saudáveis é a proposta de Carol Vasconcelos

Então, seguindo a tendência da gastronomia saudável, nosso blog – sempre que possível – trará também dicas dessa nova tendência da culinária.

Logo abaixo, reproduzo duas receitas da Carol Vasconcelos, que também é artista plástica e estilista.

Rota da Na.ttu, Love Food

Carol Vasconcelos só trabalha por encomenda. Para saborear as tortas sem glúten e nem lactose, os interessados devem solicitar com dois dias de antecedência.

Telefone: 9124.8414

www.facebook.com/pages/nattu-love-food/473252382809266?fref=ts

Entenda mais:

Glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e, em menor proporção, na aveia. A proteína está presente nos pães, bolos, massas, biscoitos…

Para substituir o glúten podem ser usadas as farinhas de arroz, batata, milho ou fécula; macarrão de cereais – arroz, milho e mandioca, milho, cará, inhame, feijão.

Já a lactose está presente no leite e seus derivados.

 

Receitas Carol Vasconcelos:

 

Mini Burgures de Salmão com couve-flor

Mini Burgures de Salmão com couve-flor

Mini Burgures de Salmão com couve-flor

e salada verde

 

Rende quatro porções

– 100g de salmão passado no processador

– 50g de couve-flor cozido no vapor e passado no processador

– 50g de cenoura ralada no ralador bem fino

– sal rosa a gosto

– gergelim negro (para a crosta)

– óleo de coco para grelhar/ou óleo de gergelim

– geleia de pimenta para finalizar

Misture bem o salmão com a couve e a cenoura, acrescenta o sal;

Molde cada hambúrguer na mão, passa o gergelim de um lado apenas, e grelha na frigideira untada com óleo de coco.

Salada verde

-Alface baby

– Agrião baby

– Azeite extra-virgem a gosto

Mousse raw de cacau com chia

Mousse raw de cacau com chia

Mousse raw de cacau com chia

Rende três porções

-1/2 abacate grande maduro

– três bananas maduras

– três colheres de sopa de cacau em pó

– três colheres de sopa de chia

– uma colher de chá de canela em pó

– mel a gosto

 

Processa bem o abacate com a banana, acrescenta o cacau e o mel. Misture com a colher a chia e canela e leve à geladeira por 30 minutos a uma hora.

 

Farofa de avelãs e nozes

– três colheres sopa de avelãs

– três colheres sopa de nozes

Processe levemente as nozes e avelãs e torre, rapidamente, a farofa numa frigideira;

Retire o mousse da geladeira, sirva as porções, e as decore com a farofa.

Visits: 0

«

»

3 comentários
  • Thaíse Christoni
    9 anos Atrás

    Olá, Nide. Tudo bom? Fico muito feliz em ver sua postagem sobre alguém dedicada a uma linha de comidas saudáveis. Gostaria apenas de fazer uma sugestão e talvez até correção. Existe uma grande diferença entre alimentos sem leite e derivados e alimentos sem lactose. No primeiro grupo, essa informação é importante para consumidores que possuam APLV(alergia às proteínas do leite de vaca), o que é diferente da intolerância à lactose(incapacidade de digerir o açúcar do leite). Meu filho tem APLV, muitos se confundem quando digo que procuro alimentos sem leite e por isso ressalto essas diferenças. No início da matéria, você fala que a Ana Carolina faz doces sem leites e derivados, para a seguir dizer que são sem lactose. Enfim, só falo para informar. De qualquer forma, gostei muitíssimo da sugestão da doceira! Adoro seu blog! Parabéns!

  • Lindinalva Santos
    9 anos Atrás

    Nide, amei sua postagem. Hoje em dia, é grande o número de pessoas que estão aderindo a comidas sem glúten, seja por questão de uma boa saúde ou por intolerância a glúten ou lactose. Eu mesma faço os meus bolos, tortas e biscoitos e a família aprova. Eu só lamento por não encontrar aqui em maceió alguns produtos como a fécula de batata.Abraços!

  • Rose Damas
    9 anos Atrás

    Nide, suas dicas são maravilhosas e deliciosas 🙂
    Acredito sempre no equilíbrio no que diz respeito
    à alimentação.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/