TOPO
Geral

Sabores artísticos da Casa Cor

Sorveteria Bali criou a Taça Casa Cor,  em homenagem ao espaço que reúne arquitetura e arte

Sorveteria Bali criou a Taça Casa Cor, em homenagem ao espaço que reúne arquitetura e arte

Para o meu segundo post sobre a Casa Cor Alagoas, contei com o auxilio luxuoso do designer alagoano Rodrigo Ambrosio, um dos novos talentos do design brasileiro. Ele está presente em seis ambientes da casa com a criatividade das mesas de centro, assentos e outros artefatos. Tendo Ambrosio como meu guia, direcionei meu olhar para os artistas que emprestam seus talentos aos espaços. Alguns deles já são bem conhecidos, como Suel, Agélio Novaes, Dalton Costa, Maria Amélia, Rogério Gomes, Gerônimo, Persivaldo Figuerôa, Reinaldo Lessa, Carol Vasconcelos, Pedro Cabral, Daniela Aguilar. 

Lembrete importante – Tradicionalmente, os últimos três dias da Casa Cor são destinados a comercialização da maioria das peças em exposição. Então agende, dias 9, 10 e 11 de maio, dia do sonho de consumo Casa Cor Alagoas virar realidade.

Mas, sem desviar do meu blog de gastronomia e turismo, vou começar pela “cozinha do Casal Francês”, da arquiteta Inês Amorim, afinal é o espaço sagrado das panelas, dos aromas, dos temperos e das cores que fascinam nossos corações.

 

Cozinha da arquiteta Inês Amorim, destaque para o painel de Argélio Novaes

Cozinha da arquiteta Inês Amorim, destaque para o painel de Agélio Novaes

  1. O tempero marcante da cozinha da Inês é a sustentabilidade, com o painel Natureza Morta  de autoria de Agélio Novaes, feita a partir de descartáveis. Foram duas mil cápsulas de sachês de café. Inês Amorim foi muito feliz e apostou em tons vermelhos, afinal cozinha é uma paixão saborosa.
Conjunto de facas da Tramontina (Casa Vieira), uma boa dica para os amantes da gastronomia

Conjunto de facas da Tramontina (Casa Vieira), uma boa dica para os amantes da gastronomia

 

Também merecem aplausos as patinhas de cerâmica, produzidas pela artesã Irinéia, da comunidade Muquém (União dos Pamares), os vasinhos de cerâmica são da artista Maria Amélia Vieira, da Galeria Karandash. A cozinha  é um sonho de consumo. Da grife brasileira Tramontina, o jogo de facas com corações e bolinhas, enfatizando a paixão pela cozinha.

Charme: patinhos de dona Irinéia, do povoado Muquém (União dos Palmare)

Charme: patinhos de dona Irinéia, do povoado Muquém (União dos Palmares)

Traços – Cordas, garrafas de vidro, palha, aço, e o que vier na telha do designer e arquiteto Rodrigo Ambrosio são transformados em arte e design, são mesas de centro, bancos, luminárias, entre outros artefatos com desenhos delirantes, fogem do tradicional. A leveza e elegância contemporânea são traços do jovem.

Arapuca, o banco com função de luminária casou perfeitamente com os traços contemporâneos do Loft (quarto) do Publicitário do arquiteto Rodrigo Fagá

Arapuca (criação de Rodrigo Ambrosio) é um banco com função de luminária casou perfeitamente com os traços contemporâneos do Loft (quarto) do Publicitário do arquiteto Rodrigo Fagá

Uma de suas criações é a peça conceito Arapuca, o banco com função de luminária casou perfeitamente com os traços contemporâneos do Loft (quarto) do Publicitário do arquiteto Rodrigo Fagá. A arapuca armada tem mais de 150 metros contínuos de corda trançada cuidadosamente por entre os furos da chapa de aço de refugo.

Elegantes - A mangueirinha de pvc que compõe a trama do assento/encosto reúne conforto e beleza nas banquetas do espaço Coworking (escritório) por Kika Chroniaris e Juliana Lyra.

Elegantes – A mangueirinha de pvc que compõe a trama do assento/encosto reúne conforto e beleza nas banquetas (criação de Ambrosio) do espaço Coworking (escritório) por Kika Chroniaris e Juliana Lyra.

Mesinha Kaeté, de Ambrosio já conquistou o coração do artista plástico Dalton Costa

Mesinha Kaeté por Ambrosio já conquistou o coração do artista plástico Dalton Costa

A mesinha da linha Kaeté, no ambiente das arquitetas Julia Tavares e Tatiane Macedo, já tem dono, o artista plástico Dalton Costa. Segundo o criador, Kaeté une a contemporaneidade e a leveza dos varões de aço inox com o artesanato da cestaria em fibra natural. O designer alagoano Ambrosio (www.rodrigoambrosio.com) merece aplausos pelo seu traçado inovador com a cara alagoana, e na trilha de sustentabilidade de compor peças que seriam lixo, a exemplo da mesa Gargalo onde uma simples garrafa de vidro esteticamente é arte.

Painel de Rogerio Gomes embeleza ainda mais o profeto de Henrique Gomes

Painel de Rogerio Gomes embeleza ainda mais o profeto de Henrique Gomes

Família – O projeto do arquiteto Henrique Gomes para o living do casarão na Casa Cor Alagoas une referências POP e peças de arte e design contemporâneo que dialogam com objetos clássicos e antiguidades. Com destaque para o painel disposto na parede frontal do ambiente, de autoria do artista plástico Rogério Gomes. A fotografia de Ricardo Lêdo lembra uma foto de Plinio Salgado, mas a menina com uma bola de chiclete é a grande sacada do fotógrafo, e segundo Lêdo, foi uma feliz coincidência. Também tem foto de Karla Melanias. Apresentada ao lado das fotografias de Karla, o trabalho da artista plástica Carol Vasconcelos.

Sorvete Casa Cor Alagoas (sorvete de pistache, brownie, sorvete africano e calda de profiteroles)

Sorvete Casa Cor Alagoas (sorvete de pistache, brownie, sorvete africano e calda de profiteroles)

Verde – Quando entrar na Sorveteria Bali, olhe para o teto para vislumbrar o bordado de filé numa trama preto e verde, da artesã Petrucia Lopes do Pontal da Barra. O projeto é assinado por Daniela Arroxelas, Alan Lopes e Luiz Carlos Santana que homenageiam a sorveteria com 23 anos de sabores gelados. E não deixe de provar o sorvete em homenagem à Casa Cor Alagoas (sorvete de pistache, brownie, sorvete africano e calda de profiteroles).

Bali: sorvete Casa Cor Alagoas (sorvete de pistache, brownie, sorvete africano e calda de profiteroles)

Bali: sorvete Casa Cor Alagoas (sorvete de pistache, brownie, sorvete africano e calda de profiteroles)

Champanhe – Café Nakaffa, ambiente elegante das arquitetas é o convite para um cafezinho e se preferir o café Casa Cor, uma mistura de expresso, nutela, leite vaporizado, pó de cacau e biscoito champanhe.

Espaço Sebrae o bordado filé na Casa Cor

Espaço Sebrae o bordado filé na Casa Cor

Bordado –  No Espaço Sebrae, assinado pela arquiteta e urbanista Adriana Codá, o trabalho de empresários dos Arranjos Produtivos Locais (APL) Móveis de Maceió e do Agreste é valorizado na ambientação, que ganha um toque especial com o artesanato dos APL Turismo Costa dos Corais, Lagoas e Mares do Sul e Caminhos do São Francisco. Adorei o banco com detalhe do bordado de filé, e da mesa batizada de coco.

Alex Barbosa e o colorido dos artistas alagoanos

Alex Barbosa e o colorido dos artistas alagoanos

Colorido alagoano – Sala do Hobby do Dono da Casa de Alex Barbosa – Arquiteto trouxe seu acervo pessoal de telas e esculturas constatando com azul da sala. Obras de artistas alagoanos com Maria Amelia, Tania Pedrosa, Pierre Chalita, dona Irineia, Dalton, Juarez Gomes de Barros, Lula, Beto Leão, Zumba, Solange da Costa, Denis Mato.

Alex Barbosa: destaque para o Jesus em madeirado artista Eugenio de Rio Largo

Alex Barbosa: destaque para o Jesus em madeirado artista Eugenio de Rio Largo

Projeto de Lúcio Moura, uma viagem do passado ao presente

Projeto de Lúcio Moura, uma viagem do passado ao presente

Memorias – Na sala, recordações da família da Anamalia Moura se misturam a obras de arte do século 18. Destaque para o estandarte de Gerônimo, com Iemanjá, rainha do Mar vestida de contas e de lacres de tampinhas de cerveja e garrafa pet. Dois mundos unidos, arte sacra e arte reciclada no ambiente charmoso do arquiteto Lucio Moura.

Detalhe do estandarte de Gerônimo, com Iemanjá, rainha do Mar

Detalhe do estandarte de Gerônimo, com Iemanjá, rainha do Mar

Musica alagoana: Painel de Pedro Lucena chama atenção de ambiente todo dedicado aos artistas alagoanos, com tela do artista plástico Weber  Sales, artesanato de Capela e evidência para onça da Marinheira (Boca da Mata) e na tela da TV exibe clips de músicas produzidas em Alagoas  .O projeto da arquiteta Cleudir Baia.

Detalhe do ambiente da música alagoana

Detalhe do ambiente da música alagoana

Arte de Suel na Casa Cor

Arte de Suel na Casa Cor

Viagem – O artista plástico Suel, eu sou fã, ele com seu visual alternativo deu graça ao Hall com Lavabo do arquiteto Beto Canavarro. Ficou um ambiente bem convidativo equilibrado pela Poltrona marrom.

Exposição dos bordados de Solange Arruda na suíte dos avós

Exposição dos bordados de Solange Arruda na suíte dos avós

Bem estar – O crochê com design de Solange Arruda, exposto no guarda roupa da Suíte dos Avós, assinado pela Patrícia Ramalho, traz a lembrança do bordado das nossas vovós em sintonia com a arquitetura do bem estar.

Fotos de Celso Brandão e bancos da Ilha do Ferro (Pão de Açúcar)

Fotos de Celso Brandão e bancos da Ilha do Ferro (Pão de Açúcar)

Olhar Celso Brandão – Aplausos à bela homenagem dos arquitetos Claire Houly e Lucelio Freitas (Circulação Apartamentos), para os mestres da cultura popular com o painel de fotos em preto e branco do cineasta e fotografo Celso Brandão com os bancos da Ilha do Ferro, e claro o rico acervo da Galeria Karandash. Do fundo do coração, não apenas um lugar para circular, mas para ficar e contemplar o novo conceito de arquitetura com arte bem alagoana.

Casa Cor Alagoas

Casarão do antigo Colégio Batista – Rua Aristeu de Andrade, Farol, 256 – Farol

Das 16 até as 22 horas.

Entrada R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia entrada). 

Fica em cartão até 11 de maio.  

Uma empresa do Grupo ABRIL CASA COR é hoje reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. Em 2012, mais de 733 mil pessoas visitaram CASA COR no Brasil e na América Latina.

 

Visits: 0

«

»

1 comentário

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/