TOPO
Geral

Caia na folia de comes e bebes

O carnaval, em Maceió, é um roteiro de praia, sol e sossego, mas este ano também tem festa de momo em sete polos da cidade  para quem deseja curtir frevo, samba ou afoxé. Agora, quem deseja cair de boca com comidinhas, caipiroscas, drinks e cervejas geladas, além claro de contratar um taxi, pode ver a seleção de lugares que eu aprecio, levando em conta a boa cozinha e a localização. Vamos à lista de boas indicações!

Nota 10: sururu num suave molho de côco com coentro, manjericão e salsinha

Nota 10: sururu num suave molho de côco com coentro, manjericão e salsinha

Anamá

O buffet do restaurante Anamá todo mundo já conhece e é fã, em especial, as receitas de frutos do mar criadas pela chef Ana Silva. Mas, quando a noite cai, tem a proposta de petiscos. Para começar, a casa tem uma coisa bem legal, que são as cervejas e chopes bem gelados, o que já garante a felicidade. Para acompanhar a cerveja bem gelada, os pasteis são ótimos, de bom tamanho, massa caseira e o recheio melhor ainda, a carne bem temperada com pedacinhos de azeitona: mais um motivo de felicidade gastronômica.  Já a tigelinha de sururu à moda da Chef é um espetáculo: vem envolvido num suave molho de coco com toque da chef, coentro, manjericão e salsinha, ou seja, ervas frescas que fazem toda diferença no trato do sururu. Para acompanhar, a farofinha. É de comer rezando e pedindo bis.

Anamá : Av. Silvio Carlos Luna Viana, 2501, Ponta Verde- Telefone:(82) 3305-4405

Door Spritz de cor laranja e de sabor mais cítrico

Door Spritz de cor laranja e de sabor mais cítrico

The Door

São mais de 25 drinks, então é preciso  mais de uma noite para desvendar o sabor de cada um. Para abrir a primeira casa de drink, Luiz e Leo foram até Recife, no Loft, e contrataram a consultoria de Braynner Scherz, chefe de bar do Loft, umas das casas de referência em coquetelaria em Recife, e autor do blog Cocktail Pernambuco. O segredo do mestre é a criatividade e a ciência de harmonizar os ingredientes em sabores elegantes e com cores convidativas. Mas nem só de drinks vive o The Door, o cardápio tem assinatura da alagoana e chef premiada Simone Bert (Wanchako). O menu é enxuto, mas bem atraente, até porque nossa chef Simone é mestre.

The Door – Rua São Francisco de Assis, 103 (vizinho ao Wanchako) – Telefone: 3316-3550

Pão francês grelhado na manteiga e queijo manteiga, ótima opção para jantar ou café da manhã

Pão francês grelhado na manteiga e queijo manteiga, ótima opção para jantar ou café da manhã

Bodega do Sertão

No Bodega do Sertão, a comida é danada de forte, pois tem o buffet mais nordestino de Maceió. O queridinho dos comensais é a carne de sol com natas. Para a vedete nunca faltar, são consumidos por semana 200 kg de carne de sol e 180 litros de nata. Destaque para linguiça caseira importada da cidade de Arapiraca. Lá no Bodega, difícil é escolher os quitutes tradicionais do sertão. O pão francês grelhado na manteiga e queijo manteiga, ótima opção para jantar ou café da manhã

Bodega do Sertão: Av. Júlio Marques Luz, 62 – Jatiúca – Telefone: 3327-4446

 

 

Torresmo no caldinho de feijão, tradição mineira e paixão dos alagoanos

Torresmo no caldinho de feijão, tradição mineira e paixão dos alagoanos

 Divina Gula

A carne é macia. Se for bem feita, desmancha no céu da boca. E é assim que  é a costela de minga, carne de boi considerada a ‘rainha das churrasqueiras’.  Pois bem, este corte de carne já faz parte da história do restaurante Divina Gula, como costela de minga ao bafo, cozida na baixa temperatura com manteiga de garrafa,  dourada na brasa. Acompanha vinagrete de cebola, farofa de milho, macaxeira frita ou cozida e arroz de alho. Perfeita. Mas o restaurante mineiro e brasileiro, nos seus 25 anos, está sempre criando, e o chef da casa, André Generoso, deu uma nova cara  à costela de minga  e caprichou no sabor, com a adição da polenta e as folhas de ora pro nobis. A nova iguaria, batizada de Longa Estrada, é o mais novo prato da Associação da Boa Lembrança (entidade que agrega restaurantes que primam pela gastronomia brasileira). E sem esquecer as famosas picanhas, maminhas e o caldinho de feijão com torresmo.

Divina Gula: Rua Eng. Paulo B Nogueira, 85 – Jatiúca  – Telefone: 3235-1016

 

Maria Antonieta - Pão de linguiça fabricado na própria cozinha

Maria Antonieta –

Maria Antonieta

O restaurante Maria Antonieta, sob a batuta do chef Breno Gama, oferece ótimas seleções de massas e risotos, mas como bom alagoano tem receitas típicas da terra, como o Camarão Bar das Ostras, o pernil de cabrito Maria Antonieta e, recentemente, o risoto de sururu. Destaque para o pão de linguiça fabricado na própria cozinha, além da clássica polenta com ossobuco, carne macia e polenta cremosa, acrescida de queijo parmesão e manteiga; perfeita.

Maria Antonieta: Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 150, Jatiúca – Telefone: 3202-8828

 

Costelinha do restaurante Picuí: de tão macia, solta dos ossos, e para acompanhar, arroz e batata doce

Costelinha do restaurante Picuí: de tão macia, solta dos ossos, e para acompanhar, arroz e batata doce

Picuí

No Picuí, a fama é da carne de sol com pirão de queijo coalho, feijão verde, paçoca e macaxeira frita, comida tradicional da Paraíba, mas adoro a costelinha de porco grelhada servida com batata doce, uma criação do chef Wanderson Medeiros. É ótima. A carne, super macia, solta dos ossos. Também estão na minha lista os pasteizinhos de carne de sol e queijo coalho, feitos especialmente pela Inácia de Fátima, mãe  do chef Wanderson Medeiros.

Picui: Av. da Paz, 1140 – Jaraguá –  Telefone: 3223-8080

 

Wanchako tem seis tipos de cebiche. O mais querido é o misto - peixe e camarão curtido no limão na companhia de batata doce, milho verde e cebola roxa, temperado com a pimenta aji e azeite

Wanchako tem seis tipos de cebiche. O mais querido é o misto – peixe e camarão curtido no limão na companhia de batata doce, milho verde e cebola roxa, temperado com a pimenta aji e azeite

Wanchako

O Wanchako, restaurante peruano, só abre para o jantar, durante o carnaval. Sob a batuta da chef Simone Bert, tudo é divino, a começar pelas singelas torradinhas de pão crioulo com manteiga (finas e crocantes). Minha paixão é Polvo ao Azeite (Pulpo Al Olivo) em fatias finas servidas com cebolas roxa curtida no azeite e maionese de azeitonas. Mas o seu arroz de polvo é o rei do pedaço, bem como os ceviche de frutos do mar (camarões e peixes marinados no limão com cebola e batatas doce).

Wanchako: Rua São Francisco de Assis, 93, Jatiuca – Maceió – Telefone: 3377-6024

 

Maracujá com o limão siciliano e caju com limão, são as dicas do chef Jonatas do Akuaba

Maracujá com o limão siciliano e caju com limão, são as dicas do chef Jonatas do Akuaba

Akuaba

As caipiroscas do restaurante Akuaba criadas pelo chef Jonatas,  têm como proposta misturar as frutas da estação. Por exemplo: a feliz união entre o maracujá, com seu lado doce e ao mesmo tempo um pouco ácido, com o limão siciliano, de sabor mais brando, resultando numa bebida refrescante.A miscelânea das frutas da estação foi a aposta certeira do nosso chef para amenizar o verão. No Akuaba, legítimo restaurante baiano sob o comando da chef Vera  e de seu filho Jonatas Moreira(chef), imperam as moquecas de frutos do mar. Mas não dispenso o acarajé  que vem com camarão seco, vatapá e caruru: nota 10! Cerveja, sempre gelada, e de sobremesa, os bolinhos de estudante com café.

Akuaba: Rua Ferroviário Manoel Gonçalves Filho n°06  – Telefone:  3325-619

Nota 10: Polvo grelhado com ervas no Hibiscus que abre no carnaval

Nota 10: Polvo grelhado com ervas no Hibiscus que abre no carnaval

Hibiscus

O Hibiscus, desde o junho do ano passado, está sob o comando de Vanderlei Turatti, e conferi neste mês de fevereiro de 2014, que o lugar está mais aconchegante, ideal para os filhos e principalmente a boa comida está presente na cozinha do restaurante em Ipioca. O polvo ganhou um sabor requintado com as ervas, e o principal é a maciez do molusco.  Esta iguaria é uma entrada farta e vem na companhia de farofa e vinagrete, mas o polvo é tão bom, que preferi comer ele sozinho.

Hibiscus: Condomínio Angra de Ipioca- AL 101 Norte – Ipioca – Telefone: 3234.1340

 

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Maria Antonia
    10 anos Atrás

    O Picuí deixa a muito a desejar, almocei sexta feira e não gostei.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/