TOPO
Destaques Turismo

Caldinho de Capela, patrimônio alagoano

Na segunda-feira, dia 17, quando o Caldinho de Capela abrir as portas, pontualmente às 9h, será diferente e com mais sabor, porque agora o bar é Patrimônio Imaterial de Alagoas. Os caldinhos de feijão, galinha e misto (galinha e feijão, meu predileto) há 45 anos alimenta a felicidade de muitas gerações.

Foto de abril de 2019: Seu Newton no seu Caldinho de Capela mais famoso de Alagoas

O projeto de lei é de autoria do deputado Inácio Loiola (PDT), considerando o Caldinho de Capela como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Alagoas, criado pelo alagoano Newton Melo Bastos, no município de Capela.  “É uma maneira de manter a tradição e ajudar as pessoas também a empreender a partir da culinária, artesanato e afins. O Estado e Municípios têm muito a contribuir incentivando a criação do ambiente de negócios e via também a cultura do empreendedorismo social’, justificou o parlamentar.

Na panela, o feijão é cozido com as carnes da feijoada e depois é triturado

Depois de ser sancionado pelo governador do Estado, Renan Filho, segundo o deputado Inácio Loiola, o passo seguinte é conversar e mostrar à Secretaria de Turismo a necessidade de incluir, no roteiro turístico, as riquezas culturais, gastronômicas e históricas, a exemplo do Caldinho da Capela e outros.

Claudinho de feijão de seu Newton

Conversei com seu Newton, que não cabe em si de alegria com o reconhecimento de seu empreendimento, que na pandemia trabalhou no pegue e leve. “O caldinho é minha vida, gosto de ter o povo aqui, das conversas de futebol, dos bastidores da política… Fiquei muito triste com a pandemia, mas entendo que precisamos respeitar o distanciamento social, tanto que só vou abrir de segunda a sexta, porque no domingo vira uma assembleia (risos)”.

Parede do Caldinho da Capela

Mas o que tem de bom no Caldinho do Seu Newton? Amor, dedicação, histórias, e o frescor dos caldinhos nos sabores de feijão, galinha e o misto (galinha e feijão). O petisco é precioso, tanto que o bar é ponto de encontro dos capelenses e dos ilustres turistas que aterrissam por lá só para saboreá-los. Já são mais de quatro décadas de tradição. Lá, seu Newton, sempre conta com auxilio luxuoso de sua esposa, Dalva e o filho, Antônio.

Placa do governo do Estado homenageia seu Newton e sua esposa Dalva

Na pracinha, por sinal, bem lindinha, da cidade de Capela, uma placa do governo do Estado indica o Caldinho de Capela, patrimônio alagoano sob a batuta do Newton Melo Bastos, uma lenda viva do Município que também abriga o atelier do ceramista João de Alagoas e seus seguidores.

Atelier do João das Alagoas, no roteiro turístico de Alagoas

Quem faz o turismo na cidade são as pessoas, como o caldinho do Seu Newton, o Atelier do João das Alagoas com os artesãos, e os pasteis do G. Pastelaria, conhecido como Pastel do Gilberto. Tudo é motivo para viajar até a Capela.

Viajando para Capela, aproveite para conhecer o atelier do João das Alagoas que reúne os melhores talentos da arte de barro. Mas, lembre-se: para se deliciar com os caldinhos, acerte os ponteiros do relógio: das 9h até às 12h. Sem prorrogação.

Rota Caldinho de Capela

Preço: copo de 250 ml – R$ 6,00/ Aceita-se cartões

Endereço: Rua Francisco Avelino, 446 – Centro de Capela – Telefone: (82) 3287.1345–  Horário do novo normal: De segunda a sexta-feira, das 9h até 12h.

 

 

«

»

7 comentários
  • Yela
    1 mês Atrás

    Excelente reconhecimento e o texto mostra mais uma vez o grande potencial dos próprios alagoanos em enriquecer a nossa Cultura e nossas raízes. Orgulho! ☺️👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🇫🇷

  • Tony
    1 mês Atrás

    O caldinho de Capela também pode ser encontrado em Maceió. Tem um Lava-Jato que funciona na rua defronte o Hiper Comercial no Barro Duro, que aos sábados, trás de Capela o tradicional caldinho de Capela (acho que são parentes do Sr. Newton). Conheço o o Caldinho de Capela do Sr. Newton há uns 15 anos e continua com o mesmo sabor e qualidade.

  • t.ricardo
    1 mês Atrás

    nide sou teu fã adoro suas dicas

  • Givaldo
    1 mês Atrás

    Merecidissimo.

  • Renato
    1 mês Atrás

    Muito merecedor este reconhecimento. Agora não chegue 12:01 pra comer porque é outra tradição do Sr. Newton fechar as portas faça chuva ou faça sol.

  • Luiz Geraldo de Souza Moura
    1 mês Atrás

    Excelente…
    Sou Capelense e fui amigo de infância do Sr. Newton…
    Sempre que vou à Alagoas visito Capela e o Caldinho é Ponto de Encontro…
    Luiz Moura
    (Filho do Pedro Moura e neto do Seu Jonas e do Né Moura)
    Em tempo: morei em Capela até os 17 anos-1960…hoje tenho 77 anos e moro no Rio de Janeiro…)

  • Alisson fernandes
    1 mês Atrás

    Parabéns a essa família, que trabalhar a 45 anos para servir a nossa com muito amor e dedicação, em especial parabéns seu Newton que tem uma linda história de homem honesto e trabalhador. O melhor caldinho de Alagoas, agora será mais divulgado ainda em todo brasil !!! Sucesso sempre. Um elogio desse e se eu atrasar 1 minuto não liberar mais. Rsrs lembre se meu povo de 9:00 as 12:00, passou do horário perdeu. Parabéns capela pelo o filho ilustre e parabéns seu Newton e família .

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram did not return a 200.