TOPO
Destaques sertão alagoano

Ilha do ferro, no mapa do nosso coração

Conheço a Ilha do Ferro, povoado ribeirinho no município de Pão de Açúcar, exatamente há 23 anos. Na época trabalhava num jornal local, e a viagem foi uma aventura, de carona, até o Sertão para conhecer seu Fernando, personagem fantástico descoberto pelo fotógrafo Celso Brandão e pela artista plástica Maria Amélia Vieira.

Detalhe do Atelier da casa do seu Fernando (falecido) que colocou a Ilha do Ferro na rota do turismo cultural

E assim, nessa rota, milhares de seguidores foram aportando na Ilha que não é ilha para conhecer a comunidade repleta de arte e artistas. O mais recente e ilustre visitante (programa gravado antes da pandemia) foi Luciano Huck, que espalhou por todo Brasil a luz e a energia daquela beira de rio. Fiquei doida para voltar lá!

Os barquinhos e o Rio São Francisco na Ilha do Ferro

Então já sabe: quando a gente aniquilar o novo coronavírus vamos novamente para a Ilha, tomar banho no Rio São Francisco, comer piaba, quebra-queixo do Dodô, visitar o Museu do seu Fernando (@museuilhadoferro) e a Cabra – Galeria de Arte (@cabrailhadoferro), comprar bordado e o artesanato de madeira. Enquanto isso, relembre quanta coisa bacana da Ilha do Ferro tem pra conhecer.

Camille, neta do seu Fernando, continuou o legado do avô

A Ilha do Ferro, povoado de Pão de Açúcar, é um museu a céu aberto. Lá os ribeirinhos fazem do quintal o atelier para as esculturas de madeira, e da porta de casa a vitrine de exposição da arte popular e do bordado Boa Noite. Esse pedacinho do Velho Chico ficou famoso graças ao seu maior artista, Fernando Rodrigues.

Na casa do artesão Dedé com a placa  “Aqui tem Artesanato Feito A Mão”

As casinhas têm uma placa:  “Aqui tem Artesanato Feito A Mão”, um projeto do Governo do Estado que guia o visitante pelas casas atelier, que guardam verdadeiras obras de arte nas peças esculpidas em madeira e nos bordados Boa Noite. Para chegar à Ilha, é preciso pegar uma estradinha de barro ou ir navegando pelo doce Rio São Francisco.

Melhor passeio de barco para tomar banho no Rio São Francisco

Passeio

Na Ilha do Ferro, além de trilhar as casas ateliê dos artistas do povoado, o passeio de barco a motor é imprescindível. O artesão Dedé conhece a ilha como a palma da mão, e tem ótimos roteiros de navegação pelo Velho Chico. A primeira parada é na Ilha dos Anjos (em frente a Ilha do Ferro), ótima para banho. Neste passeio, não deixe de visitar o navio afundado (Moxotó). Por fim, suba o morro (Cemitério das Crianças), dono da melhor vista do Velho Chico. Artesão Dedé – (82) 99665-7355

Vana na sua Pousada da Ilha do Ferro

Hospedagem

Na Ilha do Ferro tem apenas uma pousada, a da Vana (@pousadadavana, esposa do mestre Aberaldo, escultor de bonecos. São  quartos simples com ar condicionado,  frigobar e televisão. Telefone para reserva da Pousada e restaurante da Vana – (79) 99682-8438

Casinhas charmosas:

Casinha da Maria Amélia para alugar por temporada

A casa da artista plástica Maria Amélia Vieira de três quartos com ar condicionado, cozinha, sala e varanda com vista pelo Velho Chico. Contatos [email protected]. Telefones: (82) 99982-5610 (82)3317-6693 (82)982031709

Varanda da casa do André na Ilha do Ferro. Foto do instagram @casaabilioilhadoferro

A casa do alagoano André Dantas ([email protected])  tem um quarto com ar condicionado, duas salas, cozinha e varanda com vista para o Velho Chico. A casa comporta três pessoas. Contato pelo telefone:  82 98171-2723

Detalhe da casa do Cabra Ilha, espaço de exposição de arte

O alagoano também tem a Cabra Ilha do Ferro @Cabrailhadoferro (residência artística de exposições)/ Telefone: 82 98171-2723

Detalhe do acervo do Museu do Seu Fernando na Ilha do Ferro

Imperdível:  O Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos é um Museu de Arte Popular da Universidade Estadual de Alagoas na Ilha do Ferro. Foi idealizado pelo professor Jairo José Campos da Costa. Telefone: (82) 3624-8008

Casa da dona Mocinha e Museu do seu Fernando

Turismo cultural – Ilha do Ferro é indicada para quem aprecia a cultura popular, curte vivenciar a simplicidade do sertanejo, saborear pitu, passear pelo Velho Chico, e caminhar entre os ateliês dos artistas populares na mira do sol. Não duvide: o Velho Chico está a seus pés é só mergulhar nas suas águas afetuosas.

Mas bom mesmo é se hospedar na Ilha do Ferro e curtir a vida do povo generoso, alegre, e que não dispensa uma festa e boa proza. Além disso, em cada esquina tem um artista do Velho Chico.

Bonecos do Aberaldo da Ilha do Ferro para Galeria de Arte pelo Brasil a fora

Da cidade de Pão de Açúcar, uma estrada de barro leva até Ilha do Ferro

Melhor quebra-queixo da região é feito pelo Zé Bobô, tradição de 20 anos

Quebra-queixo:  A venda (mercadinho) mais famosa da Ilha do Ferro é a do Zé do Bobô. Ele vende refrigerante, água, cachaça, mas a estrela do recinto é o doce quebra-queixo, preparado com coco ralado e açúcar há mais de 20 anos preparado com esmero pelo alagoano

Os bailarinos do Petrônio e seu filho Yang

Mestte Zé Crente da Ilha do Ferro

Sereia do Vanvan

Bordado Boa Noite, uma tradição da Ilha do Ferro e sempre conta com o apoio do Sebrae

Seu Fernando, da Ilha do Ferro (Pão de Açúcar) e sua natureza da arte, deixou seguidores

Domingos Sálvio Rodrigo assina como D.S.R.

A pequena ave criação do Vandinho

Valmir, genro do seu Fernando, herdou o talento e cria bancos inusitados

A onça e seu autor Faguinho

Visits: 0

«

»

8 comentários
  • Ivan Vieira
    4 anos Atrás

    Lá no teu Instagram, já te falei que tenho planos de morar em Maceió. Esse projeto estava bem próximo de se realizar. Agora, tudo está adiado. Quanto isso acontecer, quero conhecer o mundo do sertanejo, a cultura do sertão. Esta ilha criativa acabou de entrar no meus sonhos. Obrigado.

  • Cid Carlos
    4 anos Atrás

    Esse é o nosso lindo Brasil que muita gente ainda não conhece! País que além das belezas naturais, têm de tudo e com condições de se produzir tudo! Show de bola! Viva o Brasil, Viva Alagoas!

  • [email protected]
    4 anos Atrás

    Boa noite, nosso País é muito rico, DEUS escolheu a dedo nosso país e nossa Alagoas…que ELE nos abençoe sempre e que nós possamos agradecer e retribuir tudo que recebemos do nosso PAI CELESTIAL??

  • Arthur Silveira
    4 anos Atrás

    Nunca fui aí, mas já achei o lugar um encanto. Sua texto detalhado, cheio de sentimento e carinho pelo lugar, sem dúvida, fez eu me sentir lá, mesmo que por alguns instantes. Maravilha de postagem!!! Abraço, querida Nide.

  • Luciana Dâmaso
    4 anos Atrás

    Nide,
    Aonde encontro “os bailarinos” de Petrônio e Yang a venda aqui em Maceió?
    Desde já agradeço a atenção.
    Luciana

    • Nide Lins
      4 anos Atrás
      AUTOR

      Na Ilha do Ferro, pão de Açucar, telefone: 82 98229-5924/ Petronio (pai do Yang) 99601-3194

  • Leyla
    2 anos Atrás

    Boa noite!
    Desejo o contato desse artesão FAGUINHO.
    Att. Leyla Werneck

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/