TOPO
Destaques Mais acessados

Grude, campeão de fevereiro

Grude ou mal cassado, a simplicidade da receita de goma de tapioca com coco ralado e sal conquistou o primeiro lugar de acesso do mês de fevereiro do meu blog com 9.950. Em segundo lugar, as dicas de pão de fermentação natural com 9.211. Em terceiro lugar, o tradicional pastel do Chico, que agora tem novo nome, Franchico, mas com a mesma qualidade e sabor, com 7.112. Vamos recordar os líderes de fevereiro:

Grude a união da goma da tapioca com coco ralado

  1. Grude

Grude ou malcasado é um salgado feito a base de goma da tapioca com coco ralado e sal. Simples e bom. É uma tradição do café da manhã alagoano, com receitas publicadas no livro “Delícias da Receita das Irmãs Rocha” e também no meu livro “Receitas das Alagoas, Cozinha de boteco, de chefs, de rua e de tradição”. Mas antes de propagar as duas receitas, veja onde encontrar a iguaria zero de glúten e de lactose.

Receita do meu livro “Receitas das Alagoas, Cozinha de boteco, de chefs, de rua e de tradição”

Malcasado (Grude)

  • Receita

Ingredientes

1 kg de goma de tapioca

4 cocos

Sal a gosto

Folhas de bananeira

Modo de preparo:

Misture a goma de tapioca, sal e coco ralado. Vá mexendo com as mãos até ficar como um grude (ao contrário de algumas massas, não é para ficar lisa).

Faça os bolos e depois amasse com as mãos .

Coloque a folha de bananeira na chapa e quando assar de um lado, vire o outro.

Serve 14 grudes

Sirva com café.

 

Receita das Irmãs Rocha

Ingredientes

1 coco grande

1/2 colher (chá/rasa) de sal

1/2 de goma de tapioca

1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo

Misture a goma com coco ralado, sal e  a manteiga. Vá amassando com as mãos até unir bem a massa. Coloque em uma forma baixa e redonda, previamente untada. Derrame por cima o sumo do coco. Leve para assar em forno preaquecido. Quando estiver firme já está bom.

Dona Carminha em Coqueiro Seco

Onde comprar

Dona Carminha em Coqueiro Seco: 82 98867-3352/ 82 99640-4189

Cristina, uma das doceiras tradicionais de Riacho Doce

Riacho Doce – No tabuleiro das boleiras de Riacho Doce, nos dias sábado, domingo e segunda, tem sempre a iguaria preparada no forno de barro. A tradição é vendida na beira da estrada às margens da Rodovia AL-101, defronte a igreja Nossa Senhora da Conceição.

Pão de fermentação natural está em alta no mercado

2. Pão de Fermentação natural

Já comeu pão com fermentação natural? Quem ainda não provou a iguaria, deve testar, embora seja bem diferente do nosso pão francês. Ele é mais rústico, contudo, tem sabor e seus benefícios. Ele tem baixo índice glicêmico, digestão mais fácil até para os intolerantes a glúten porque possui uma fermentação mais lenta. Também aumenta o teor das bactérias benéficas no intestino.

Onde encontrar pão de fermentação natural?

Pão artesanal  da Back Bakery com queijo provolone na casca bem crocante

Back Bakery: Encomenda nos dias nos dias de terças e quintas até 13horas pelo telefone: 82 99697-0099

Detalhe dos pães baguete da Padaria Massa Madre

Padaria Massa Madre: Avenida Jatiúca, 162/  Telefone: (082) 3327-3636

Pastel do Chico e os famosos sucos de fruto na Cabo Reis

3. Pastel do Chico

Durante 27 anos,  na Rua Cabo Reis, 610, o Pastel do Chico faz a alegria de muita gente com sua massa grossa e recheio farto. Eu amo o de carne na companhia do suco de mangaba. Mas, há três meses, muita coisa mudou e para melhor. Como diz agora, sob nova direção, tem pastel fit e mini (sob encomenda), delivery, caldo de cana, e por aí vai…

Chico se aposentou, continua o dono do pedaço, mas a família está administrando as novidades; mas sem mudar a clássica receita da massa do pastel, o segredo do sucesso. O nome do empreendimento também alterou de Pastel do Chico para Franchico com uma página no instagram (@franchicooriginal)

Caldo de cana, a novidade da lanchonete, e o pastel mistão

Cabo Reis 610, Avenida Principal-Ponta Grossa/ De segunda a sexta-feira das 7h30 até 18h/ Sábado das 7h30 até as 12h/ Delivery: De quarta à domingo das 16h até 22/Telefone delivery : 82 98832-6884

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/