TOPO
Destaques Padaria artesanal

Pão de provolone e muito mais…

Pão de fermentação natural com provolone e aroma de tomilho. É bom, não, se amostra. Mas onde encontrar? Fica ligado: uma pequena padaria, a Back Bakery, na Ponta da Terra, de onde as fornadas de pães quentinhos de massa elástica com casquinha crocante saem nos dias quartas e sextas-feiras. Contudo, a gente precisa encomendar nos dias de terças e quintas, até 13h. Depois é só ser feliz.

Pão artesanal com queijo provolone na casca bem crocante da Back Bakery

Os pães de fermentação artesanal, também conhecidos com levain, têm na versão de centeio, sêmola, semi-integral com grãos, 100% integral com mel, brioches, croisant, pain au chocolate. Já a focaccia vem nos sabores de tomate confit e manjericão, Grana Padano e, o mais querido, de alecrim com orégano, azeitona e cebola roxa.

Na hora imaginei uma cerveja gelada para acompanhar a focaccia de alecrim, mas o carioca José Luís Pontes me alertou que o vinho cairia bem melhor.

Detalhe: focaccia de alecrim, orégano, azeitona e cebola roxa.

Pois bem, Luís é proprietário da padaria Back Bakery, em parceria com sua bem-amada, a alagoana, a arquiteta, Débora Soares. Ele, analista de sistema, resolveu abraçar a profissão do coração, padeiro. Por sinal fez a escolha certa.

Na receita dos pães artesanais ele usa água, farinha de trigo e muitas horas para uma boa fermentação natural. E como eles têm menor índice glicêmico são indicados para diabéticos. Boa parte das receitas (sem recheios) é para os veganos. Detalhe importante: não tem aditivos químicos e, devido à fermentação prolongada, facilitam a digestão mesmo para as pessoas que tem sensibilidade ao glúten.

Baguete da padaria Back Bakery

Trajetória – Luís e Débora moravam no Rio de Janeiro, mas, em busca de uma vida melhor, vieram morar em Maceió, já que também são apaixonados pela cidade. Luís viveu uma época na França, e lá aprendeu apreciar e a fazer os pães de fermentação natural. No Rio de Janeiro, fez cursos e agora tem sua própria padaria e planeja novos voos.

“O nome Back em inglês significa volta, atrás, costas. Back Bakery é uma mistura de voltar para Maceió (no caso minha esposa). Nossa padaria fica nas costas da casa ou atrás da casa. E também uma volta a panificação ancestral com fermentação lenta e selvagem”, explicou Luís.

Pães de fermentação natural é mais saudável e indicado para os diabéticos

Quem me indicou a padaria Back Bakery foi a confeiteira Sandy Farias, que me disse: “Nide, provei uns pães de fermentação natural que você vai amar”. Nem duvidei e fui conhecer. Recomendo. E para o natal vai ter panetone.

Luís é proprietário da padaria Back Bakery e apaixonado pela fermentação natural

Rota Back Bakery

Preços a partir de R$8,90 (baquete de 250gr)/ Provolone com tomilho R$25,00 (600gt)

Encomenda nos dias nos dias de terças e quintas até 13horas pelo telefone: 82 99697-0099

Pães artesanais combinam com queijos, presuntos, antepasto de beringela, e claro manteiga

«

»

3 comentários
  • Vicente Felix
    3 semanas Atrás

    Nide, boa noite, faltou o endereço ou só atende por telefone.

    • Nide Lins
      3 semanas Atrás
      AUTOR

      Boa noite, Luis atende pelo telefone, mas se vc quiser pegar o pão ele te envia o endereço

    • Wander
      3 semanas Atrás

      Simplesmente fantástico! Pão de verdade! Com textura e sabor! Uma experiência gastronômica! Vai bem em todos os momentos! Desde o café da manhã, até uma boa noite de vinho com os amigos!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

  • O bolo mais amado do meu blog é o de banana (zero de açúcar, de lactose e de glúten) com 21.816 curtidas. Em outubro ele alcançou o primeiro lugar de acesso… Pela oitava vez. É o campeão. Em segundo lugar ficou a marmita saudável e zero de lactose do chef @renatocchef com 4.668. Já no terceiro degrau do pódio, a Feira Gastronômica do Graciliano Ramos com 3 mil acessos. Fotos: bolo de banana, lasanha de berinjela do @renatocchef e croquete de feijoada da @feijoadadanaza
Saiba mais, e inclusive a receita do bolo de banana no blog: http://www.nidelins.com.br/2019/11/12/bolo-de-banana-no-topo-da-lideranca/
  • Vamos começar uma terça-feira com uma dica cultural da @irinavegar: Anota aí, dia 13 de novembro, a Filarmônica de Alagoas reapresenta “Superfantasticamente”, um concerto para crianças de todas as idades.
Um concerto para reunir as crianças de hoje – e a eterna criança que mora em todos nós – ao som de clássicos infantis que marcaram diferentes épocas, como Síto do Picapau Amarelo, Balão Mágico, Super Mário Bros, Vingadores, Frozen, Rei Leão, Aladdin, A Pantera Cor de Rosa, Cantigas de Roda… e muitas outras surpresas.

Serão duas sessões: 
15h e 19h no Teatro Deodoro
Ingressos: 40 inteira  e 20 meia 
Promoção: 
ingresso casadinho - 1 ingresso para duas pessoas. Apenas para a sessão das 19h
A Filarmônica de Alagoas lança a promoção INGRESSO CASADINHO 
01 ingresso casadinho = 02 pessoas

Vendas exclusivas de ingressos casadinhos no site - http://abre.ai/superfantasticamente2 - apenas para a sessão das 19h. Telefone: 9 93816666
  • Já imaginou seis botecos juntos? Bom, o restaurante Akuaba, sim. Tanto que no dia 14 de novembro, uma quinta-feira, a partir de 18 horas, tem o Encontro de Sabores com comidinhas do Boteco do Tonho, Bar do Rogildo, Churrasquinho da Mary, Bar do Renaldo (Cadoz), Tapioca Nosso Xodó e Bar do Pelado (Jatiúca). O evento gastronômico, que tem minha curadoria, é para celebrar os 25 anos do Akuaba e também valorizar e divulgar a culinária alagoana. Quem vai comandar a noite é filho da casa, o chef Jonatas Moreira (@jonatasmoreira), fã dos botecos alagoanos. Saiba mais no meu blog: http://www.nidelins.com.br/2019/11/11/encontro-de-botecos/
Para mais informações e reservas: (82) 99997-7870
#dicadanide #maceio #tradição #boteco #cozinhaalagoana
  • Um mar de gente na @bienalalagoas. Foto da palestra da @manueladavila, orgulho danado dessa brasileira, e como ela diz: "lute como uma garota!" BRAVO reitora Valéria e a toda gente que viveu uma linda história de liberdade na Bienal❤💙
❤💙
  • Dica de domingo: Nhoque de abóbora com charque desfiado no molho de queijo, do almoço executivo do chef @tbrandaos da @davenetotrattoria, é encantador  ao paladar 
#dicadanide #maceio #pontaverde #cozinhacriativa
Rua José Freire Moura, 255 – Ponta Verde/  Telefone (82) 3013-0812
  • #Repost @akuababr (@get_repost)
・・・
Vai rolar mais uma edição do #EncontroDeSabores no próximo dia 14.11 a partir das 18 horas aqui no #AkuabaBR 😉🙏🏾 Com direito a curadoria especial da querida @nidelins, selecionamos 6 botecos regionais para representar a cultura e o sabor do nosso Estado 👏🏾 Quem não ama uma comida de boteco, não é?! Te aguardamos desde já! 👊🏾 Para mais informações e reservas: (82) 99997-7870 #AkuabaBR
#dicadanide #maceio #tradição #boteco #akuaba25anos
@botecodotonho @churrasquinhodamary @tapioca_nosso_xodo @bardopelado #bardorogildo
  • Bolachas da @padariadocreso agora na @benditamaceio. Amei a novidade, confira no meu blog http://www.nidelins.com.br/2019/11/08/pao-cafe-e-muito-mais/
#dicadanide #maceio #tradição #padaria 
Funciona todos os dias. Lanchonete das 8 às 22h/ Padaria das 6h30 as 21h/ Mercadinho das 6h30 às 22h
Restaurante: Café da manhã 6h30 as 9h30/Almoço 11h30 as 15h/ Café noite: 17h30 às 21h
R. Comerc. José Pontes de Magalhães, 337 - Jatiúca
  • O bairro da Jatiúca ganhou uma nova padaria. Na verdade, o lugar vai além de uma simples padaria, pois oferece um mix de serviços com café da manhã, lanche, almoço e mercadinho. O nome? Bendita Padaria (@benditamaceio), de frente ao antigo Hotel Mélia (Maceió Atlantic). E o que esperar? Um bom café com leite, pão na chapa com catupiry, bolacha da Padaria Creso (@padariadocreso) de Viçosa, galinha guisada, farofa de ovos, sopa, bolo de rolo…
http://www.nidelins.com.br/2019/11/08/pao-cafe-e-muito-mais/
#dicadanide #maceio #tradição #padaria 
Funciona todos os dias. Lanchonete das 8 às 22h/ Padaria das 6h30 as 21h/ Mercadinho das 6h30 às 22h
Restaurante: Café da manhã 6h30 as 9h30/Almoço 11h30 as 15h/ Café noite: 17h30 às 21h
R. Comerc. José Pontes de Magalhães, 337 - Jatiúca