TOPO
Cozinha italiana Destaques

Yes, nós temos banana

“Yes, nós temos bananas/ Bananas pra dar e vender”…  Letra do Braguinha, imortalizada na voz da Carmen Miranda, mas também cantada por Ney Matogrosso, exalta a fruta a mais popular do Brasil. O livro Pequeno Dicionário da Gastronomia diz que a fruta é originária dos países do extremo Oriente e África, mas chegou no País trazido da Ilhas Canárias. Por aqui, apenas a banana-da-terra é nativa.

O chef alagoano Thiago Brandão navega pela cozinha italiana tradicional e contemporânea

O certo é que a banana é a tal na cozinha dos chefs, que o diga o chef Thiago Brandão, DaVeneto. O bom rapaz fez uma receita bem bacana com a fruta, usando calda com especiarias, o que deixou a apresentação de comer com os olhos. O chef fez a banana com casca partida ao meio e dourou na manteiga com um pouco de açúcar. Para acompanhar a doçura, sorvete de tapioca. Gostou? Veja a receita da banana caramelada do chef Thiago Brandão no final da postagem.

A sobremesa está em cartaz no almoço executivo às sextas-feiras. Espero que se torne imortal, que nem a música.

Prato principal do almoço executivo nas sextas-feiras: Massa italiana com ragu de polvo com linguiça no molho de tomate. Aprovado

Rota DaVeneto Trattoria 

Almoço executivo DaVeneto: R$ 58,00 com entrada, prato principal e sobremesa

Rua José Freire Moura, 255 – Ponta Verde/  Telefone (82) 3013-0812 Terça a Sábado, das 18h30 às 23h30/ Sexta-feira das 12h até as 15h/ Domingo das 11h30 às 15h30

Receita de banana caramelada

 

Ingredientes:

2 bananas nanicas maduras e lavadas

6 colheres de sopa de açúcar

6 colheres de sopa de água mineral

Manteiga para untar a frigideira

Raspas de limão

Canela em pau (a gosto)

Cravo da Índia (a gosto)

Anis estrelado (a gosto)

Fatie a banana com a casca lavada, dividindo ela ao meio, no sentido do comprimento. Em seguida, leve para dourar numa panela com um pouco de manteiga. Quando dourar dos dois lados, desligue o fogo e reserve a banana em outro recipiente.

Na mesma panela coloque o açúcar e os demais ingredientes. Deixe cozinhar em fogo baixo até formar uma calda de açúcar com especiarias (canela, anis e cravo). Quando a calda estiver quase dourada devolva as bananas para a panela e deixe cozinhar até essa calda virar um caramelo mais aveludado.

Dica: Sirva com sorvete de tapioca e com uma farofinha de biscoito para dar crocância à sobremesa.

Arte em canto DaVeneto Trattoria

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/