TOPO
cozinha natural Destaques

Na era das Pancs

Panc, você já ouviu falar?  Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), não é novo, eu já fiz reportagem sobre o tema. No meu livro Receitas das Alagoas, no capítulo Cozinha Tradição, tem uma receita PANC, Maniçoba alagoana.  Prato de origem indígena, é preparado com o olho da macaxeira, nome popular das folhas novas da raiz. Quando colhidas, elas são cozidas e trituradas e adicionam-se legumes e castanhas, virando um creme para comer com pescados. Está iguaria é uma tradição da Semana Santa das famílias de Porto Calvo, que é passada de geração em geração.

Maniçoba de Porto Calvo, feito com folhas novas de macaxeira

PANC tem história, presente e futuro na cozinha brasileira.  Quem deseja obter mais conhecimentos sobre as PANCs, fica ligado nessa segunda-feira (10) começa a 2ª Edição do Projeto PANC nas Alagoas com do Workshop sobre – Plantas Alimentícias não Convencionais e produção de hortaliças de forma sustentável. O evento acontece até quarta (12), numa ação coletiva entre Resiliência Ambiental, Quero Bem – gastronomia da família, EMBRAPA, MAPA – Superintendência Federal de Agricultura em AL, Governo de AL (SEMARH, SEAGRI), EMATER, ABRASEL, Divina Gula, UFAL, IFAL e SEBRAE -AL, UFAL e IFAL.

O foco deste ano será no cultivo, mercado e beneficiamento de PANCS e hortaliças produzidas de modo sustentável no contexto brasileiro e alagoano, e será realizado na Zona da Mata e Litoral de Alagoas.

A geleia de hibiscos é feita com os cálices florais destacados da flor, conhecida como hibisco, vinagreira ou groselha

A programação do primeiro dia compreende uma visita técnica, com público predefinido, a experiências produtivas de agricultores de assentamentos da reforma agrária em Messias, Branquinha e Murici, e de feirantes da Feira Orgânica e Agroecológica da Praça Centenário, em Maceió e tem como objetivo promover a produção de PANC para feiras livres.

Na terça (11), a programação é aberta e gratuita, com atividade realizada durante a VIII Semana da Agroecologia e Agroindústria (SEMAGRO) do IFAL- Campus Murici, com palestras e minicurso pelos pesquisadores da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) Nuno Madeira e Flávia Clememte.

O chef André Generoso da Associação da Boa Lembrança e do Divina Gula será um dos palestrantes

Completam a programação de palestras e debates do dia 11 André Generoso (ABRASEL/Divina Gula), Domênica Didiier (Técnica da Semarh) e Leandro Benatto (Resiliência Ambiental), um dos coordenadores do projeto.O evento se encerra na quarta (12) com mais uma atividade reservada, o dia de campo com orientações sobre cultivo de ora-pro-nóbis e moringa, em Barra de Santo Antônio.

Maça de coco, uma das delicias do mundo natural das Panc’s

Para informações adicionais e realização de inscrição, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou telefone celular (82) 9 9678-5258.

Folhas, flores e sementes viram receitas maravilhosas

«

»

2 comentários
  • Edlene
    4 dias Atrás

    a maça do coco me remete a infância….. muito ótimo!!!

  • CARLOS ALEXANDRE
    3 dias Atrás

    A MATÉRIA SOBRE OS PANCS FICOU DA HORA ! PARABÉNS !!!!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

  • Lancinho de tarde: Falafel bolinhos fritos de grão-de-bico com especiarias do @falafel_do_egito. 
#vegano #vegetariana #dicadanide #maceio #alagoinhas #pontaverde #foodtruck
  • A convite do jornalista e apresentador, @wilsonjunioral, do programa Balanço Geral, da @tvpajucara , visitei o famoso Nado’s Bar para provar a ova de peixe e o caldinho de galinha. No último tempo, também degustei a galinha velha guisada, por sinal, danada de boa. O recinto é simples e tem comidinha primorosa sob o comando do casal Josinaldo, conhecido como Nado, e Maria do Socorro dos Santos. A casa fica  no bairro da Ponta da Terra.
Rua Dona Alzira Aguiar, 269 – Ponta da Terra (terceira rua por trás do Bompreço da Pajuçara)/ Telefone: 98877.3458
http://www.nidelins.com.br/2019/06/14/ova-de-peixe-da-ponta-da-terra/
  • O chef @rodrigoaaragaoal adotou o cuscuz de arroz do Luiz, e elaborou uma farofa com tomate, cebola, pimentão, pimenta biquinho com camarão no molho de tomate, lembrando a receita do Bar das Ostras. Onde: @lalirestaurante
Av. Dr. Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa), 172 – Jatiúca
  • Quando menina, gostava de comer charque cru. Depois, entrevistando o chef Rodrigo Aragão, descobri que ele também fazia a mesma coisa. E assim, a cozinha vai se enchendo de lembranças boas. O alagoano criou o carpaccio de charque, que ele mesmo produz no seu Restaurante Lali.
http://www.nidelins.com.br/2019/06/13/carpaccio-de-charque/
  • O novo restaurante Kawamura, de cozinha japonesa, além do lamén (sopa oriental), tem a comida do dia a dia da cozinha da família japonesa da Maki. A chef tem uma linda história de amor com Akira Takada Tani. Confira no meu blog:http://www.nidelins.com.br/2019/06/12/paixao-japonesa/
#dicadanide #maceio #cozinhajaponesa
  • O céu não é o limite, principalmente para a confeiteira @sandyfarias, da Le Brulé (@lebrulecafeteria) que, no próximo sábado, lança croissants doces, muito doce, junto com a sócia  Andréa Pessôa (@deapessoa) . Na versão sobremesa, o pão tipicamente francês vem com fios de caramelo, flor de sal, brigadeiro brulé, farofa doce de castanha de caju e sorvete de creme da Bali.
http://www.nidelins.com.br/2019/06/11/croissant-doces/
  • Gente do céu, a receita do bolo de banana sem glúten, sem lactose e sem açúcar, continua na parada de sucesso. De novo, ele ganhou o primeiro lugar com 13.825 acessos no blog. Em segundo lugar ficou a trilha de pasteis de Alagoas com 5.414. Em terceiro, a Acarajé da Luz do Restaurante Cambito com 4.231
http://www.nidelins.com.br/2019/06/10/bolo-da-banana-tri-campeao/
  • #Repost @wilsonjunioral (@get_repost)
・・・
Eu e a amiga caçadora de sabores Nide Lins..... Pelos Botecos da Vida !!. Bar do Nado's na Tv. Dona Alzira Aguiar, 265 - Ponta da Terra. Destaque para Ova de peixe e caldinho de frango ..... 👏👏👏👏👏😊😊