TOPO
cozinha natural Destaques

Na era das Pancs

Panc, você já ouviu falar?  Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), não é novo, eu já fiz reportagem sobre o tema. No meu livro Receitas das Alagoas, no capítulo Cozinha Tradição, tem uma receita PANC, Maniçoba alagoana.  Prato de origem indígena, é preparado com o olho da macaxeira, nome popular das folhas novas da raiz. Quando colhidas, elas são cozidas e trituradas e adicionam-se legumes e castanhas, virando um creme para comer com pescados. Está iguaria é uma tradição da Semana Santa das famílias de Porto Calvo, que é passada de geração em geração.

Maniçoba de Porto Calvo, feito com folhas novas de macaxeira

PANC tem história, presente e futuro na cozinha brasileira.  Quem deseja obter mais conhecimentos sobre as PANCs, fica ligado nessa segunda-feira (10) começa a 2ª Edição do Projeto PANC nas Alagoas com do Workshop sobre – Plantas Alimentícias não Convencionais e produção de hortaliças de forma sustentável. O evento acontece até quarta (12), numa ação coletiva entre Resiliência Ambiental, Quero Bem – gastronomia da família, EMBRAPA, MAPA – Superintendência Federal de Agricultura em AL, Governo de AL (SEMARH, SEAGRI), EMATER, ABRASEL, Divina Gula, UFAL, IFAL e SEBRAE -AL, UFAL e IFAL.

O foco deste ano será no cultivo, mercado e beneficiamento de PANCS e hortaliças produzidas de modo sustentável no contexto brasileiro e alagoano, e será realizado na Zona da Mata e Litoral de Alagoas.

A geleia de hibiscos é feita com os cálices florais destacados da flor, conhecida como hibisco, vinagreira ou groselha

A programação do primeiro dia compreende uma visita técnica, com público predefinido, a experiências produtivas de agricultores de assentamentos da reforma agrária em Messias, Branquinha e Murici, e de feirantes da Feira Orgânica e Agroecológica da Praça Centenário, em Maceió e tem como objetivo promover a produção de PANC para feiras livres.

Na terça (11), a programação é aberta e gratuita, com atividade realizada durante a VIII Semana da Agroecologia e Agroindústria (SEMAGRO) do IFAL- Campus Murici, com palestras e minicurso pelos pesquisadores da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) Nuno Madeira e Flávia Clememte.

O chef André Generoso da Associação da Boa Lembrança e do Divina Gula será um dos palestrantes

Completam a programação de palestras e debates do dia 11 André Generoso (ABRASEL/Divina Gula), Domênica Didiier (Técnica da Semarh) e Leandro Benatto (Resiliência Ambiental), um dos coordenadores do projeto.O evento se encerra na quarta (12) com mais uma atividade reservada, o dia de campo com orientações sobre cultivo de ora-pro-nóbis e moringa, em Barra de Santo Antônio.

Maça de coco, uma das delicias do mundo natural das Panc’s

Para informações adicionais e realização de inscrição, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou telefone celular (82) 9 9678-5258.

Folhas, flores e sementes viram receitas maravilhosas

Visits: 0

«

»

2 comentários
  • Edlene
    5 anos Atrás

    a maça do coco me remete a infância….. muito ótimo!!!

  • CARLOS ALEXANDRE
    5 anos Atrás

    A MATÉRIA SOBRE OS PANCS FICOU DA HORA ! PARABÉNS !!!!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/