TOPO
Destaques Turismo

Japarantinga, eterna paixão

Alguém já se aventurou a tomar banho de mar depois que o sol se põe? Eu já! Primeiro, porque fujo do sol e depois porque  a temperatura da água do mar de Alagoas é morna, uma terapia natural.

E assim, depois das 17h, curto o mar de Japaratinga, sob o céu estrelado e a luz da lua, prateando as águas mansas de suas praias.

A beleza noturna do mar e da Vila de Taipas em Japaratinga

Japaratinga, litoral norte de Alagoas, é meu destino predileto. Nunca perde o jeitinho de vila de interior, mesmo com empreendimentos charmosos e modernos, como o Vila de Taipas Exclusive Hotel, que agora tem 45 apartamentos.

Vista do apartamento da Vila de Taipas Exclusive Hotel

Dessa vez, ganhei de presente, do Iran Cavalcante (proprietário do grupo Vila), a hospedagem no apartamento de número 41.  Subi umas escadinhas, fiz um exercício físico, e até que estava precisando.  Mas o sacrifício é recompensado quando a gente entra, e se depara com a janela de vidro, o encontro do mar e o centenário pé de oiti parece estarmos diante de uma pintura impressionista. Merece até uma cerveja gelada para celebrar a vida.

A janela do apartamento 41 da Vila de Taipas

Tanta lindeza cabe no Vila de Taipas Exclusive Hotel, que passou por uma baita reforma, a começar pelo restaurante Companhia da Lagosta, que ganhou cozinha dentro da pousada e na areia ficou apenas cadeiras, mesas e redes para ver o mar com mais aconchego.

Piscina com vista para o mar de Japaratinga, litoral norte de Alagoas

A piscina foi para o primeiro andar da pousada e, além de mais bonita, tornou-se uma varanda para apreciar o marzão de Japaratinga. Para celebrar, a cerveja é hiper gelada, mas a caipirosca nevada continua danada de boa. Para petiscar, sempre vou de agulhinhas fritas ou polvo a vinagrete com macaxeira frita.

Agulinha com macaxeira frita, tradição da Companhia da Lagosta

A macaxeira frita acompanha todos os pratos da casa, uma tradição que começou com a Rosa Cavalcante, mãe do Iran. Clássico também são as lagostas na manteiga e macaxeira frita.

Nota 10: Lagosta na manteiga com macaxeira

“Há mais de 30 anos, os clientes eram os poucos turistas que visitavam o lugarejo conhecido como Barreiras do Boqueirão. O bar era simples, rústico, e as pessoas gostavam do tempero, e comecei a oferecer peixe, lagosta, polvo com macaxeira frita, porque tinha de abundância. E a tradição continua”, declara nossa chef Rosa, que ao lado do filho Iran é olhos e coração da Vila de Taipas.

Detalhe do café regional da Vila de Taipas

É lindo demais! E o melhor, os seguidores do meu blog tem preço especial (exceto feriados) para se hospedar na Vila de Taipas Exclusive Hotel, a partir de R$ 190,00 com café da manhã para casal.

Caipirosca nevada, um dos destaque da Vila de Taipas

Amizade – Conheci Iran Cavalcante, por volta de 2010 no restaurante da família, o Companhia da Lagosta. Desde o primeiro encontro, gostei do lugar, era bem original, na época já tinha redes, e as cadeiras com tecido de chita fazia toda diferença. A comida boa e bem apresentada, as caipiroscas nevadas contemplavam a alegria na beira do mar.

Cadeiras e redes na beira da praia Barreiras de Boqueirão

Iran dizia: “Nide, minha mãe tem terreno em Japaratinga e vou construir uma pousada, e você vem fazer reportagem”. O sonho virou realidade e, aos poucos, foi crescendo, e hoje a Vila de Taipas conta com uma equipe de ouro, como a Natalia, ex-professora, que encontrou no turismo a melhor profissão e há cinco anos trabalha na pousada. Já a Nataly (gerente comercial) está sempre presente, enfim, gente que veste a camisa da Vila de Taipas sempre com sorrisos para atender bem.

Detalhe do espaço do café da manhã da Vila de Taipas

Rota Vila de Taipas Exclusive Hotel 

Preços – A partir de R$ 190,00 com café da manhã para casal (preço promocional para os seguidores do meu blog) . Tarifa não é valida para feriado/ Telefone: (82) 99305.8246

Rua Da Praia, 107 – Povoado, Japaratinga – Litoral Norte de Alagoas

As luzes da Vila de Taipas em Japaratinga

«

»

4 comentários
  • JOFFRE GOMES
    3 meses Atrás

    UMAS DAS PRAIAS MAIS BONITA DO LITORAL ALAGOANO. FREQUENTO SÃO MIGUEL DOS MILAGRES, MAS SEMPRE QUE TEMOS TEMPO VISITAMOS. Somos frequentadores da pousada kaiuia também em JAPARATINGA.

  • JOFFRE
    3 meses Atrás

    UMA DAS PRAIAS MAIS BELAS DO LITORAL ALAGOANO, FREQUENTAMOS SÃO MIGUEL DOS MILAGRES E SEMPRE QUE TEMOS TEMPO VISITAMOS JAPARATINGA, POUSADA KAIUIA., COM CERTEZA VISITAREI VILA DE TAIPAS.

  • Maria Verônica
    3 meses Atrás

    Lugar lindo! Maravilhoso!

  • conceico
    3 meses Atrás

    para mim a melhor pousada de Japaratinga!!!!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

  • Cláudia Macias, a famosa Cacau, com suas receitas de dar água na boca, principalmente em quem a segue no instagram (@acozinhadacacau) e no site www.acozinhadacacau, sabe que ela é uma dama da gastronomia. Agora, ao lado da amiga Jane Andrade, investiu no mundo das pizzas com a empresa Forno da Cacau (@fornodacacau) , apenas para entrega (delivery). http://www.nidelins.com.br/2019/08/20/a-pizza-da-cacau/
#dicadanide #maceio #pizza
Funciona de terça a sexta, das 18h às 22h. Sábado e domingo, das 18h às 22h30/ Telefone: (82) 98205-7172.
  • Amantes do pitu, podem anotar mais um endereço onde comer o camarão gigante das águas doce do Rio São Francisco: o tradicional KebraKama. Mas, só com reserva, porque nem sempre tem o crustáceo. Então, por favor, liga ou manda mensagem para o Sandro (82 98806-0094) e vá ser feliz com a pituzada.
Saiba mais sobre kebrakama: http://www.nidelins.com.br/2019/08/19/pitu-com-reserva/
#dicadanide #maceio #tradição #boteco #pitu
Rua José Pinto de Barros, 298 – Conjunto Santo Eduardo, Poço – Telefone: 3357.4291
Horário de terça a domingo das 11h30 até meia noite. Segunda das 11 até as 14h.
  • Cenas do inverno do Sertão Alagoano no @restaurante_castanho e seus caminhos em Delmiro Gouveia
#dicadanide #alagoas #turismo @henrik_dantas @candeeiros_ecotur
  • No ano de 2012, fiz minha primeira viagem para o restaurante Castanho, em Delmiro Gouveia, com o guia Henrique (@henrik_dantas). O embarque foi da Praia Dulce na cidade de Olho D ' Água do Casado em uma ponte improvisada, mas a beleza dos cânions do Velho Chico era o que importava. Em 2019, a exuberância do Sertão é a mesma, mas no lugar na ponte na praia da Dulce temos um pier com um restaurante, e o Castanho Reserva Ecológica, da família do Leléu (@eliseebg), está mais encantador, pois ganhou uma pousada (inaugurada em setembro). Felicidade em ver o turismo alagoano florecer no Sertão com o empreendedorismo do @restaurante_castanho, e gerar 80 empregos diretos na região. Gratidão. Em breve, no meu blog, trago mais informações.
  • Da varanda da Pousada Castanho vejo a beleza do jardim do Rio São Francisco, do @restaurante_castanho
#dicadanide #alagoas #turismo #velhochico #riosaofrancisco #delmirogouveia #pousada #restaurante
  • No caminho do @restaurante_castanho tem o chão florido, anunciando o inverno alagoano em Delmiro Gouveia.
#dicadanide #alagoas #turismo #velhochico #riosaofrancisco #delmirogouveia #pousada #restaurante #caatinga
  • Nos fins de tarde tem fila quilométrica e o trânsito fica um caos,  tudo em nome do Cacetinho Amanteigado da Tradicional Padaria e Pizzaria na Rua Santos Dumont, no Centro da cidade de Satuba. E que cacetinho! Embora fino, é o pão bisnaga mais famoso e gostoso da região, quando sai do forno da padaria, se come até sem manteiga.
http://www.nidelins.com.br/2019/08/16/cacetinho-amanteigado-de-satuba/
#dicadanide #padaria #Satuba #alagoas
  • O chef Deco Sadigursky (@decosadigursky), The Black Beef (@theblackbeef) me questionou: “Gostou do sabor? Se eu não falasse que o hambúrguer é vegetal, você saberia identificar?” Então, respondi: “O sabor é bom. Comeria como se fosse carne. O sabor e a textura são iguais ao de carne”. Assim começo minha postagem sobre a novidade que aterrissou em Maceió: o hambúrguer vegetal, considerado a carne do futuro. Ele vem servido no pão com cogumelos e creme de queijo. Saiba mais no meu blog: http://www.nidelins.com.br/2019/08/15/hamburguer-dos-tempos-modernos/