TOPO
Botecos Destaques

Cozinheira da felicidade

Marinalva dos Santos, 61 anos, tem três filhos, seis netos e dois bisnetos, todos criados no aroma das panelas temperadas com as tradições. “Cozinhar é um dom. Graças a Deus, eu nasci com ele”, conta a alagoana, ex-cortadora de cana, e dona da cozinha do Bar do Doge (apelido de seu esposo, Josevaldo dos Santos) num sítio de Marechal Deodoro.

E que dom! Qualquer pirão de galinha nas mãos dela se transforma num manjar dos deuses. É de lamber os beiços. E se eu contar que no tempero das aves preparadas por ela não tem cebola, coentro, tomate e nem pimentão? E fica divino! “O segredo é o coração”, diz ela.

Marinalva, ex-cortadora de cana, é a cozinheira da felicidade

Marinalva trabalhou como cortadora de cana dos oito até os 30 anos. Depois foi merendeira escolar e, finalmente, se aposentou. A alagoana de Marechal Deodoro, do povoado de Malhadas, com apoio de seu esposo, abriu o Bar do Doge, no quintal de sua casa.

“Fiz das tripas coração para manter os filhos longe do canavial e dentro da sala de aula. Eu e meu marido, quando faltava dinheiro, a gente ia à lagoa pescar para alimentar os nossos filhos, a gente sempre lutou para eles terem um futuro melhor que o nosso”, lembra.

Galinha de Mulher Parida

“Galinha de Mulher Parida” (com a variação “Pirão de Mulher Parida”) é uma receita tradicional alagoana na dieta feminina típica do “resguardo” das mamães. A nossa chef da gastronomia popular, Marinalva, seguiu naturalmente a tradição, e após o nascimento dos seus três filhos, durante, não só se fartou nessas receitas como aprendeu a fazê-las muito bem.

Para elaborar esse clássico prato, ela começa a preparação um dia antes.  Receita Marinalva: primeiro se condimenta a galinha apenas no tempero (cominho com pimenta do reino), alho, vinagre e sal. “Não uso tomate, pimentão e nem cebola, primeiro cozinho no fogo de carvão por mais de uma hora”, conta a alagoana que só trabalha com a penosa criada com farelo de milho e ração.

Marinalva: ex-cortadora de cana, uma mulher de garra , empreendedora  do Bar do Doge

Quando dizem que lugar da mulher é cozinha, a resposta certa é sempre a mesma: É no lugar que nós queremos. Para Marinalva cozinhar não é obrigação feminina, mas felicidade compartilhada

Do camarão a galinha de mulher parida, tudo é bom na cozinha da Marinalva

Rota Bar do Doge

galinha de capoeira com pirão (4 pessoas) R$90,00

Povoado da Malhada, Marechal Deodoro. Telefone (Marinalva): (82) 99173-6630/ Funciona nos dias de sábados e domingos, das 11 às 16 horas/ Não aceita-se cartões

Como chegar: No trevo da praia do Francês, entrar à direita, no sentido da cidade de Marechal Deodoro. Depois do segundo quebra-mola entrar à esquerda (Barbearia e do deposito comercial do Juan), e seguir pela estrada de barro em direção à colina, até próximo a igreja de São Pedro.

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

  • Sempre tem alguém pedindo dicas de jantar romântico, mas por que não pedem sobre almoço romântico? Principalmente quando ele vem com desconto e cheio de charme? Então segue a dica: Restaurante Toscana, na Avenida Rotary, no bairro do Farol. Reserve o almoço do dia de sábado porque tem promoção: na compra de dois pratos, o segundo ganha 50% de desconto. Foto do prato: peito de pato com molho de hibiscos e purê de macaxeira
http://www.nidelins.com.br/2019/03/20/sabado-romantico/
#dicadanide #restaurante #paradois #romantico #maceio #alagoas #chefnacozinha
  • Imagine aquela costelinha de boi, vultosa, com as devidas gordurinhas, e quando sai da churrasqueira nem precisa cortar com faca porque ela se solta livremente! 
Melhor nem imaginar... Devore logo essa costelinha! Quem prepara a carne divinamente é a equipe do chef @fernandocostamaia um expert em carnes grelhadas do restaurante @fusiongrillmaceio .
http://www.nidelins.com.br/2019/03/19/costela-boa-e-do-fernando/
#dicadanide #maceio #tradição #churrasco #costeladeboi #pontaverde #alagoas #restaurante
  • A língua na gastronomia é discriminada, muita gente torce a cara para ela, as vezes é preciso omitir a sua origem para ser degustada, mas estava escrito nas estrelas que ela viraria celebridade ao lado do cuscuz. E assim aconteceu nas panelas alagoanas do chef @rodrigoaaragaoal  para o programa É de Casa, a língua, literalmente, foi a  mais falada no sábado (16). Valeu @zecacamargomundo. Conheça a história e a receita no meu blog: http://www.nidelins.com.br/2019/03/18/lingua-alagoana-virou-celebridade/
#dicadanide #cuscuz #lingua #receita #maceio #alagoas
  • Amados e amadas, nesta quarta-feira, dia 20, às 9h, serei homenageada pela Biblioteca Graciliano Ramos. Sou muito grata ao carinho da instituição. E, claro, todo mundo está convidado.
Rua Dom Pedro II, 57, Centro de Maceió
  • FÃS do @marcelojeneci Dia 4 de abril, ás 21h, no Teatro Deodoro. Mais um show imperdível com a produção da @suechamuscaoficial
  • Quero um grande desfile de bandas de pífanos para alegrar a vida de todo do mundo. Muita gratidão aos meus seguidores. Foto do Ateliê João das Alagoas, Capela
@claudio.henrique.artesao
  • Gente! Que felicidade! Alagoas no “É de Casa” com a receita que leva meu nome, “Língua da Nide”. E ainda ser citada no programa como a “madrinha da nova geração de chefs de Maceió”!
Resumo: Alagoas é que faz comida boa.
Agradeço o carinho do @zecacamargo e do @rodrigoaaragaoal da @oxe_maceio
Imagem da @suzyalbuquerque_
  • Mais um alagoano, @rodrigoaaragaoal da @oxe_maceio, divulgando os sabores das Alagoas na telinha. Valeu @zecacamargomundo