TOPO
Destaques Doces

Brigadeiro de tapioca

Na receita da professora Janaína Oliveira, o brigadeiro leva leite condensado, tapioca granulada e leite de coco, deixando-o com o sabor da tapioca, uma herança indígena. Além de bem gostosinha, a apresentação é um mimo, o doce vem com a mini tapioca da própria goma.

Se o brigadeiro de tapioca é bom, o de coco ouricuri é outro espetáculo, gostinho de infância! E para coroar o doce, tem uma cocadinha caramelizada. Eu mesmo adorava comprar o colar dos coquinhos, pendurava no pescoço, mas não durava muito, no mesmo dia comia todos.

Brigadeiro de ouricuri coroado com o coco caramelizado

A ideia de fazer brigadeiros com sabor alagoano é da própria Janaína. Tudo começou na festa do filho dela. “A cozinha é uma paixão igual a que tenho por ensinar arte plástica. Na festa de 6 anos do meu filho, uma convidada perguntou onde eu havia encomendado os brigadeiros, porque ela queria os mesmos para a festa de 15 anos da filha. Não pensei duas vezes, aceitei a encomenda”, lembra Janaína, que investiu em cursos e vende os doces por encomenda.

As receitas  de Janaína trazem as boas lembranças de sua avó paterna, que alegrava a vida da família com beijinhos de coco, era de comer rezando. Já nos dias de sábados, a professora recorda que a diversão delas e das primas era quebrar os ouricuris para depois fazer o doce com coquinho, leite e açúcar. “Foi o primeiro doce que fiz na vida. E como era bom…”, revela.

Os brigadeiros da Janaina com identidade alagoana

Com mais conhecimento, técnicas adquiridas e experiências com erros e acertos, Janaína focou nos brigadeiros com DNA alagoano, e dos bons. A doceira também prepara os clássicos, como, chocolate belga, frutas, nozes, bebidas destiladas e personalizados. Contudo, o de tapioca e ouricuri é uma viagem à infância, nossas doces tradições.

Caixinha do Janaína Oliveira Brigadeiria

Rota Janaína Oliveira Brigadeiria

Os preços variam de 120 a 200 reais, por cento do doce.

Encomendas : (82) 99972.0333

Insta: @janainaoliveirabrigadeiria/ Face: Janaina Oliveira Brigadeiria

 

Janaina trouxe para os brigadeiros as doces lembranças da infância

«

»

1 comentário
  • zelia
    1 mês Atrás

    Meu Deus!!! Salivando!! Nide parabéns pelas fotos

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

  • Gente, o @fernandocabeleireiros, está na terrinha até 1° de março lá na Rua Durval Guimarães, 601 Ponta Verde, no Nina Studio. Na sexta-feira vou fazer minha maquiagem, com ele, para cair no frevo do Filhinhos da Mamãe. Foto de 2015, quando virei gata em homenagem a Nise da Silveira. #filhinhosdamamae
  • Pousada Divino Milagre é lindinha, com cinco apartamentos confortáveis, uma pequena piscina, sala do café da manhã, mas o bom de tudo é que a pousada estilo casa, abraça a gente. É tão legal ficar por lá na cadeirinha para jogar conversa fora, e, claro, beber cerveja, água, vinho ou gin. Na sequência fotos da @pousadadivinomilagre @rotaecologicadosmilagres
#dicadanide #pousada #eucurtoalagoas #rotaecologicadosmilagres #alagoas
  • #Repost @governodealagoas (@get_repost)
・・・
Vocês estão lembrados que o #AlagoasDecantoACanto mostrou a cidade de Penedo com @nidelins um dia desses?! Pois é. E com tantos atrativos a cidade histórica não podia passar no seu feed só uma vez. Agora, o #EuCurtoAlagoas traz um pouco da riqueza e história do @hotelsaofrancisco, arquitetado pelo pernambucano Américo Campelo com a intenção de dinamizar o fluxo do turismo lá. Ah! Ele era considerado suuuper moderno para a época. Tinha cinema, restaurante e outros serviços. Legal, né? Dá o play pra saber mais!
  • Bendita Salsa é da brasiliense Fernanda Martilelli que resolveu investir no que mais ama, a gastronomia. Para o sucesso do pequeno empreendimento fez curso no @sebraealagoas. O campeão de vendas é o de pimentão, mas  tem nos sabores de berinjela, shimeji, alho confitado, tomate confitado, cebola caramelizada (sem adição de açúcar) e carne fria (carne louca). Confira no meu blog o produto artesanal. http://www.nidelins.com.br/2019/02/18/pimentao-da-paixao/
#dicadanide #maceio #vegano #vegetariano
 @benditasalsa
  • Amigas de Recife, do frevo... Agora, pronta para os Filhinhos da Mamãe na próxima sexta no Jaraguá, na minha Maceió 🧛‍♀️
#descubrapernambuco @janalima
@simonebezerraalves @redevasconcelos
@sarahblackbird
  • Lá Ursa é a cara de Recife, de Alagoas, do Nordeste, do frevo, da rua....
  • Café versão almoço: pão artesanal, ovo, bacon com café e leite no @galopadeiro . Lugar bacana pra café e amizades.
#dicadanide #recife #pernambuco
  • Recife 40°graus. 
#amantesdegloria é verde e branco misturado no frevoooo