TOPO
Destaques Mais lidos

Batata doce, a campeã de novembro

Na cozinha,  a batata doce é versátil, e o povo realmente ama o tubérculo. Tanto que no blog de novembro foi a matéria sobre ele foi a mais acessada com 13.457 visitas. Já o segundo e o terceiro lugares ficaram para duas postagens do 2º Festival Gastronômico do Graciliano: o pastel topado, com 22cm de recheio. Ele teve 4 876 acessos. E o Camarão, e muito mais no Graciliano Ramos com 4 318. Vale ressaltar que o Festival do Sebrae, em parceria com Associação de Moradores do bairro já entrou para o calendário da cidade c ok m uma festa de comida, show, diversão e sucesso de vendas de pequenos empreendimentos da alimentação fora do lar. Mais festivais em 2019.

Vamos recordar:

Feira Grande, maior produtor de batata doce

Você sabia que o maior produtor do tubérculo é de Feira Grande? Cerca de 300 famílias vivem dessa produção, tanto que a cidade foi palco do 3º Seminário Alagoano de Horticultura e 1º Festival da Batata, com curso e oficina com receitas como brigadeiros, pão, doces e salgados para donas de casas, merendeiras e agriculturas ampliarem a possibilidade de negócios.

Sopa de batata doce

Segundo a nutricionista e consultora do Sebrae Helena, que ministrou o curso e oficina, a batata doce contêm ômega 3, ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E. “O tubérculo tem baixíssimas quantidades de gorduras e proteínas, porém a quantidade de fibras solúveis e insolúveis que ela possui traz vários benefícios ao nosso organismo, sendo fonte de carboidratos complexo com baixo índice glicêmico, ou seja, de lenta absorção, assim garante energia constante durante todo o treino contribuindo na hipertrofia muscular”, conclui.

Receita

Massa base de batata doce para salgados de forno

INGREDIENTES

700g de batata doce cozida ralada

300g de farinha de trigo peneirada

1 ovo

120g de manteiga

4g de sal

15g de semente de gergelim

Parte da equipe da Oficina de batata doce em Feira Grande

MODO DE PREPARO

Misturar os ingredientes secos e reservar. Colocar o restante dos ingredientes e sovar até a massa soltar das mãos. deixar descansar por 10 minutos na geladeira. Estirar a massa com o rolo e fazer os cortes em círculos para forrar as formas de empadas/ou pasteis de forno. Colocar o recheio desejado. Fechar as empadas e pincelar com gema de ovos. E polvilhar o gergelim sobre o salgado.

Levar ao forno aquecido a 180º para assar, estará pronto quando tiver dourado. Tempo mais ou menos20 minutos.

DICA DA NUTRI: Para assar depois, deverá fazer o congelamento e pincelar antes de levar ao forno.

A massa do pastel do Topadão é bom até puro

Topadão

A Pastelaria Topadão pela segunda vez foi uma das estrelas do 2º Festival Gastronômico do Sebrae, no Graciliano Ramos, que aconteceu de 23 a 25 de novembro, na praça principal do conjunto. Além dos pasteis, tinha o maravilhoso caldo de caldo que fez a festa gastronômica.

Adoro o Gostozinho, o recheio é carne moída temperada no limão e hortelã (toque árabe), deixa o pastel mais saboroso. Também merece destaque a novidade, o de legumes refogados no shoyo com pedaços de azeitona, o arremate final. Quem comanda é Denise Maria e seu esposo Timóteo Canuto, que deixaram de ser empregados e abriram seu próprio negócio, a Pastelaria O Topadão.

Festival Gastronômico do Graciliano Ramos

Um mar de gente Festival Gastronômico de Graciliano Ramos

A segunda edição do Festival Gastronômico do Graciliano Ramos, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de novembro, foi sucesso de vendas e público. Nunca vi tanta gente reunida em torno da gastronomia e da diversão. O festival reuniu 14 empreendimentos do conjunto Graciliano Ramos, localizado na parte alta da cidade.

Teve até buchada do O Bodão no Festival Gastronômico do Graciliano Ramos

O Festival, organizado pelo Sebrae e a Associação dos Moradores do Graciliano Ramos, teve iniciantes como o Nosso Jeito, Bar e Petiscaria, que levou camarão crocante e outras iguarias, e O Bodão, com seu regionalismo da buchada ao carneiro guisado fazendo um sucesso danado.

Pastel, caldo de cana e camarão empanado, comidinhas do Festival Gastronômico do Graciliano Ramos

Todos os estabelecimentos comerciais participantes do Festival Gastronômico do Graciliano Ramos são formalizados e passaram por capacitações do Sebrae voltadas para a Segurança Alimentar. E todos estão de parabéns pelo sucesso do evento: Topadão, Feijoada da Nazaré, Salgados Gourmet, Caldíssimo Guimarães, A Chinesinha, Ateliê Doce Marcelle, Barraca do Sandubaria, O Bodão, Da Terra Tapiocas e Cia, Nosso Jeito Petiscaria, Casa Carioca, Big Lanches, Churrasquinho do Carlinhos e Jack Burgue’s.

Eu com parte da equipe do Sebrae responsável do Festival Gastronômico: Pauline (óculos), Carlw e Valeria

Visits: 0

«

»

2 comentários
  • Cheila
    5 anos Atrás

    Amei estas receitas, são incríveis!

  • Joel Santos
    5 anos Atrás

    gostei do site e Adorei suas dicas. vao me ajudar muito

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/