TOPO
Destaques Mais lidos

Batata doce, a campeã de novembro

Na cozinha,  a batata doce é versátil, e o povo realmente ama o tubérculo. Tanto que no blog de novembro foi a matéria sobre ele foi a mais acessada com 13.457 visitas. Já o segundo e o terceiro lugares ficaram para duas postagens do 2º Festival Gastronômico do Graciliano: o pastel topado, com 22cm de recheio. Ele teve 4 876 acessos. E o Camarão, e muito mais no Graciliano Ramos com 4 318. Vale ressaltar que o Festival do Sebrae, em parceria com Associação de Moradores do bairro já entrou para o calendário da cidade c ok m uma festa de comida, show, diversão e sucesso de vendas de pequenos empreendimentos da alimentação fora do lar. Mais festivais em 2019.

Vamos recordar:

Feira Grande, maior produtor de batata doce

Você sabia que o maior produtor do tubérculo é de Feira Grande? Cerca de 300 famílias vivem dessa produção, tanto que a cidade foi palco do 3º Seminário Alagoano de Horticultura e 1º Festival da Batata, com curso e oficina com receitas como brigadeiros, pão, doces e salgados para donas de casas, merendeiras e agriculturas ampliarem a possibilidade de negócios.

Sopa de batata doce

Segundo a nutricionista e consultora do Sebrae Helena, que ministrou o curso e oficina, a batata doce contêm ômega 3, ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E. “O tubérculo tem baixíssimas quantidades de gorduras e proteínas, porém a quantidade de fibras solúveis e insolúveis que ela possui traz vários benefícios ao nosso organismo, sendo fonte de carboidratos complexo com baixo índice glicêmico, ou seja, de lenta absorção, assim garante energia constante durante todo o treino contribuindo na hipertrofia muscular”, conclui.

Receita

Massa base de batata doce para salgados de forno

INGREDIENTES

700g de batata doce cozida ralada

300g de farinha de trigo peneirada

1 ovo

120g de manteiga

4g de sal

15g de semente de gergelim

Parte da equipe da Oficina de batata doce em Feira Grande

MODO DE PREPARO

Misturar os ingredientes secos e reservar. Colocar o restante dos ingredientes e sovar até a massa soltar das mãos. deixar descansar por 10 minutos na geladeira. Estirar a massa com o rolo e fazer os cortes em círculos para forrar as formas de empadas/ou pasteis de forno. Colocar o recheio desejado. Fechar as empadas e pincelar com gema de ovos. E polvilhar o gergelim sobre o salgado.

Levar ao forno aquecido a 180º para assar, estará pronto quando tiver dourado. Tempo mais ou menos20 minutos.

DICA DA NUTRI: Para assar depois, deverá fazer o congelamento e pincelar antes de levar ao forno.

A massa do pastel do Topadão é bom até puro

Topadão

A Pastelaria Topadão pela segunda vez foi uma das estrelas do 2º Festival Gastronômico do Sebrae, no Graciliano Ramos, que aconteceu de 23 a 25 de novembro, na praça principal do conjunto. Além dos pasteis, tinha o maravilhoso caldo de caldo que fez a festa gastronômica.

Adoro o Gostozinho, o recheio é carne moída temperada no limão e hortelã (toque árabe), deixa o pastel mais saboroso. Também merece destaque a novidade, o de legumes refogados no shoyo com pedaços de azeitona, o arremate final. Quem comanda é Denise Maria e seu esposo Timóteo Canuto, que deixaram de ser empregados e abriram seu próprio negócio, a Pastelaria O Topadão.

Festival Gastronômico do Graciliano Ramos

Um mar de gente Festival Gastronômico de Graciliano Ramos

A segunda edição do Festival Gastronômico do Graciliano Ramos, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de novembro, foi sucesso de vendas e público. Nunca vi tanta gente reunida em torno da gastronomia e da diversão. O festival reuniu 14 empreendimentos do conjunto Graciliano Ramos, localizado na parte alta da cidade.

Teve até buchada do O Bodão no Festival Gastronômico do Graciliano Ramos

O Festival, organizado pelo Sebrae e a Associação dos Moradores do Graciliano Ramos, teve iniciantes como o Nosso Jeito, Bar e Petiscaria, que levou camarão crocante e outras iguarias, e O Bodão, com seu regionalismo da buchada ao carneiro guisado fazendo um sucesso danado.

Pastel, caldo de cana e camarão empanado, comidinhas do Festival Gastronômico do Graciliano Ramos

Todos os estabelecimentos comerciais participantes do Festival Gastronômico do Graciliano Ramos são formalizados e passaram por capacitações do Sebrae voltadas para a Segurança Alimentar. E todos estão de parabéns pelo sucesso do evento: Topadão, Feijoada da Nazaré, Salgados Gourmet, Caldíssimo Guimarães, A Chinesinha, Ateliê Doce Marcelle, Barraca do Sandubaria, O Bodão, Da Terra Tapiocas e Cia, Nosso Jeito Petiscaria, Casa Carioca, Big Lanches, Churrasquinho do Carlinhos e Jack Burgue’s.

Eu com parte da equipe do Sebrae responsável do Festival Gastronômico: Pauline (óculos), Carlw e Valeria

«

»

1 comentário
  • Cheila
    3 meses Atrás

    Amei estas receitas, são incríveis!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

  • Gente, o @fernandocabeleireiros, está na terrinha até 1° de março lá na Rua Durval Guimarães, 601 Ponta Verde, no Nina Studio. Na sexta-feira vou fazer minha maquiagem, com ele, para cair no frevo do Filhinhos da Mamãe. Foto de 2015, quando virei gata em homenagem a Nise da Silveira. #filhinhosdamamae
  • Pousada Divino Milagre é lindinha, com cinco apartamentos confortáveis, uma pequena piscina, sala do café da manhã, mas o bom de tudo é que a pousada estilo casa, abraça a gente. É tão legal ficar por lá na cadeirinha para jogar conversa fora, e, claro, beber cerveja, água, vinho ou gin. Na sequência fotos da @pousadadivinomilagre @rotaecologicadosmilagres
#dicadanide #pousada #eucurtoalagoas #rotaecologicadosmilagres #alagoas
  • #Repost @governodealagoas (@get_repost)
・・・
Vocês estão lembrados que o #AlagoasDecantoACanto mostrou a cidade de Penedo com @nidelins um dia desses?! Pois é. E com tantos atrativos a cidade histórica não podia passar no seu feed só uma vez. Agora, o #EuCurtoAlagoas traz um pouco da riqueza e história do @hotelsaofrancisco, arquitetado pelo pernambucano Américo Campelo com a intenção de dinamizar o fluxo do turismo lá. Ah! Ele era considerado suuuper moderno para a época. Tinha cinema, restaurante e outros serviços. Legal, né? Dá o play pra saber mais!
  • Bendita Salsa é da brasiliense Fernanda Martilelli que resolveu investir no que mais ama, a gastronomia. Para o sucesso do pequeno empreendimento fez curso no @sebraealagoas. O campeão de vendas é o de pimentão, mas  tem nos sabores de berinjela, shimeji, alho confitado, tomate confitado, cebola caramelizada (sem adição de açúcar) e carne fria (carne louca). Confira no meu blog o produto artesanal. http://www.nidelins.com.br/2019/02/18/pimentao-da-paixao/
#dicadanide #maceio #vegano #vegetariano
 @benditasalsa
  • Amigas de Recife, do frevo... Agora, pronta para os Filhinhos da Mamãe na próxima sexta no Jaraguá, na minha Maceió 🧛‍♀️
#descubrapernambuco @janalima
@simonebezerraalves @redevasconcelos
@sarahblackbird
  • Lá Ursa é a cara de Recife, de Alagoas, do Nordeste, do frevo, da rua....
  • Café versão almoço: pão artesanal, ovo, bacon com café e leite no @galopadeiro . Lugar bacana pra café e amizades.
#dicadanide #recife #pernambuco
  • Recife 40°graus. 
#amantesdegloria é verde e branco misturado no frevoooo