TOPO
Destaques Feiras

Gente da Feirinha da Jatiúca

Quando vou à feirinha da Jatiúca, corro logo para comprar amendoim quentinho, feito na hora pela alagoana de Palmeira dos Índios, Fátima Pereira, conhecida como Galega. Eu frequento a feirinha do bairro desde 2011, por indicação de Tatalia Nogueira que me mostrou onde comprar rúculas frescas na Barraca da Economia, de Micilene Ferreira. E, assim, eu também conheci Benedita da Silva, que vende pescados. São três distintas mulheres que representam o universo das feiras de bairro.

Pimentas da barraca da Galega

Uma das características das feirinhas nos bairros é que todo freguês vira amigo, e cada cliente tem seu feirante querido, lá todo mundo se conhece pelo nome. Eu sempre faço na Jatiúca porque é mais próxima do meu doce lar, contudo existem outras distribuídas pela cidade, no Jacintinho, no Tabuleiro do Martins, a do Mercado da Produção, entre outras. E cada uma delas com punhado de histórias para contar. Dessa vez, vou dedicar minha postagem à Miceline, Galega e Benedita, que representam uma gama de mulheres empreendedoras.

Barraca da Economia da Miciline tem grande oferta de legumes

Sempre brinco com Micilene, dizendo que ela é a dona da feirinha da Jatiúca. Nascida em Palmeira dos índios, sua trajetória de feirante começou na adolescência. Ela viajava em cima de um caminhão até Olho D’Agua das Flores para vender laranja e banana. Depois migrou para Maceió, e lá se vão 23 anos na Jatiúca.

Micilene, uma das feirantes mais querida dos chefs

Sempre alegre, além dela trabalham na barraca da Economia seu marido. Lá, é possível se fazer pedidos pelo zap e tudo chega em casa certinho, sem cobrança de taxa e aceita-se cartão. Na barraca tem de tudo, goma de tapioca, coco ralado, massapuba, legumes, verduras, folhas, frutas…. E no sábado tem produtos orgânicos, lembrando que na feira há um mercadinho para quem deseja comprar um pouco de tudo, feijão, arroz, açúcar, sal, farinha… Melhor dia de legumes e frutas novinhas de terça, quinta e sábado.

Galega e seu Neto Matheus na Barraca de flores, ervas e raiz

“Essa pimenta vermelha é malagueta, mas é doce, prove!”, diz a Galega, segui sua dica, realmente é um doce com leve ardor e, ao lado dela tem outro pé de pimenta roxinha, a qual ela adverte que “esta é fogo”. A alagoana é conhecedora das pimentas, flores e raízes, porém o amendoim manda no recinto, são cerca de 10kg do grão por dia, e se a gente chegar tarde corre o risco de não encontrar um para comer.

Amendoim da Galega, o melhor da Feirinha da Jatiúca

O amendoim é cozido na água e sal e quando o fogão de carvão chega ao fim, é porque já está bom. O segredo? Galega, diz que é amor, “Sempre fui feirante, comecei vendendo plantas e verduras, depois acrescentei o amendoim e povo gostou”.   Ela tem 5 filhos e 14 netos, entre eles o Mathues, auxílio luxuoso para a avó na barraca.

Benedita da Silva, feirante dos pescados

“Peixe bom para forno é a cioba e o robalo”, diz a experiente Benedita da Silva, da Barra de Santo Antônio. Todos os dias ela está na feirinha vendendo os pescados e essa rotina já dura 32 anos. Muito orgulhosa, Benedita conta que criou os quatro filhos como feirante e todos estudaram. Na sua barraca eu sempre compro peixe e camarões, mas tem polvo, lagostins, massunim, sururu, e, se precisar, ela prepara o filé dos peixes.

Bom, estas são as dicas da Feirinha da Jatiúca e, meu caro leitor, se você tem alguma dica de feirinhas, envia para mim. Porque as feirinhas não são apenas relações comerciais, lá tem amizade, o melhor tempero.

Macaxeira, sempre tem e das boas

Rota Feirinha da Jatiúca

Rua Ernesto Gomes Maranhão – Jatiúca, por traz da Eletrobras

Funciona todos os dias 7h até as 17h/ Barraca da Economia (Micilene) 99626-0380/ Benedita (pescados) 98733.6316/

 

Visits: 0

«

»

7 comentários
  • JOAO MIGUEL TORRES BARROS
    5 anos Atrás

    Nine Lins, neste dia especial onde você completa mais um ano de vida, rogo a Deus que ilumine sempre seus caminhos e continue com esse belo e gostoso Blog. Parabéns.
    João Miguel Torres Barros

  • shayana amorim
    5 anos Atrás

    Parabéns pela matéria, Nide.. gente que precisa ser valorizada e reconhecida sempre!!

    • Nide Lins
      5 anos Atrás
      AUTOR

      muito grata pelo carinho, João Miguel

  • GEOVANA
    5 anos Atrás

    A BARRACA DA ECONOMIA É A MELHOR, DA QUERIDA MICILENE.
    TUDO DA MELHOR QUALIDADE. ADORO.

  • Cid Carlos
    5 anos Atrás

    Parabéns prá você Nide, em mostrar o(a)s feirantes e seus belos e bons produtos alimentícios e divulgar a antiga Feirinha da Jatiúca!

  • Paula
    5 anos Atrás

    Deveria haver mais feiras desse tipo na cidade.
    Sugiro uma na Pajuçara!!
    Venham para a Pajuçara!

  • Helena
    4 anos Atrás

    Parabéns Nise!!!
    Excelente reportagem, vc sempre valorizando os empreendedores .
    Só acho que a prefeitura ou o Sebrae poderia ajudar esses feirantes micro empreendores organuzsndo melhor as barraquinhas e tb a questao da higiene no armazenamento dos produtos agrícolas que não tenho certeza mais creio que eles guardam embaixo das barracas durante a noite e podem circular ratos ou baratas.
    Melhorando o trânsito pra circulação na feira e a higiene no armazenamento e manipulação dos alimentos , ficaria show!!!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/