TOPO
Chef na Cozinha Destaques

Polvo com mel

 

O polvo chega lindíssimo à mesa com seus tentáculos intactos, bronzeado, perfumado, e nem o calor do fogo destrói sua beleza natural. E o sabor? É afrodisíaco ao paladar, tem combinação antagônica, o shoyo, sal oriental com o mel do engenho, doce alagoano, como diz o chef do Grand Cru, Thawã Calixto, “os opostos se atraem”. E assim devoramos o molusco macio e de gosto intenso. Para escoltar a iguaria dos mares, batatas crocantes na casca, levemente assadas e finalizadas com páprica em pó.

Como preparar o bichinho do mar para que ele fique impecável, o chef Thawã contou o pulo do gato: “o segredo é assustar o polvo, antes de jogá-lo na panela, colocar e tirá-lo cerca de cinco vezes na água fervendo. Outro detalhe importante da água que cozinha o povo, é apenas acrescentar cebola, folha de louro e pimenta do reino em grãos”. E pode seguir as dicas do chef, afinal, na cozinha dele, o polvo é cozido na panela comum, nada de pressão.

Polvo envolvido no molho de shoyo com mel de engenho e como diz o chef do Grand Cru, Thawã, “os opostos se atraem”

O polvo elegantérrimo do Grand Cru é item sagrado na Casa de Vinhos, tem sempre. Mas para quem gosta de instigar o paladar, toda sexta-feira tem o almoço executivo e os pratos são mutantes. Veja alguns pratos do chef que muita gente reza para que a receita entre de novo em cartaz:

Filé mignon suíno com purê de cabotiá (tipo de abóbora)  com gengibre, quiabo grelhado, couve refogada no molho de catuaba selvagem

Mil folhas de bacalhau, com emulsão de alho e de azeitonas pretas, um espetáculo ao paladar

Rota Grand Cru

Almoço executivo – R$ 69,00 (entrada, prato principal e sobremesa) / Sexta-feira das 12h até 15h/ Aceita-se cartão

Jantar de terça à sábado, a partir das 19h

Rua Engenheiro Mario de Gusmão, 560 – Loja 01 – Ponta Verde – Fone: (82) 3435-0045

Chef Thawã fez a sobremesa de brownie com caramelo de rapadura no jantar para o jornalista Zeca Camargo

 

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/