TOPO
Cozinha nordestina Destaques

Cuscuz para celebrar o Nordeste

 

O cuscuz une, tem sabor de felicidade, seja, na manteiga, com ovo, no leite, com charque, carne guisada, é a cara no nordestino. No dia 8 de outubro é tempo de celebrar o Nordeste com dicas do cuscuz, o mais amado de todos nós.

Cuscuz de Quenga Rica do Tamarineira Bar com bife de carne de sol

Recentemente, eu provei o Cuscuz de “Quenga Rica” do Tamarineira Bar, só que lembra mais uma ” Quenga Milionária”, pela quantidade de ingredientes. No cuscuz na versão farofa, tem bacon, queijo coalho, abóbora, feijão verde, tomate, pimenta, e dois pedaços de bife de carne de sol.

Cuscuz com filé de carne de sol suína da Tamarineira

Tamarineira Bar: Rua Deputado Abelardo Lopes, Galeria Luz, loja B, Conjunto Santo Eduardo- Poço/ Telefone:(82) 99960-9054/ Depois do Passaporte do Careca (Santo Eduardo) entra na primeira esquerda/ Funciona de segunda à sábado, das 16h até 22h.

Vige Maria, é bom demais!  Viva o Cuscuz e o Nordeste! Sigam as minhas dicas:

Cuscuz com língua, um dos sucessos do Ôxe, Comidinhas Nordestinas

Ôxe, Comidinhas Nordestinas: Queria comer língua com cuscuz. O chef Rodrigo Aragão atendeu ao meu pedido, fez a tal iguaria e logo adiantou: “não vou colocar no cardápio”. Eu insisti, provoquei através do meu instagram: “Língua com cuscuz, quem gosta?” Mais de 188 pessoas curtiram,  com alcance de 2.776 internautas. Dessa forma, o chef Rodrigo aceitou adicionar o novo prato ao cardápio e o batizou de “Língua da Nide”. O cuscuz foi destruído e ficou bem temperado com pedacinhos de queijo coalho, virando uma deliciosa farofa.

Ôxe, Comidinhas Nordestinas:Av Antonio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa) 124 A/ Telefone: (82) 3377-5568/ Funciona de quarta a segunda das 17h30 às 23h

Meu predileto: Cuscuz recheado com calabresa moída, a boa dica para café da manhã e jantar

Cuscuzeria Café – Sou fã de carteirinha da Cuscuzeria Café, da pernambucana Manuela Magalhães, a Manu. Ela não é chef de cozinha, mas manda bem nas panelas. E o melhor, na Cuscuzeira, nunca comi um cuscuz seco. Ele sempre vem molhadinho, levemente, no leite de coco, é macio, e o sal é na medida certa.Graças a Manu conheci o cuscuz recheado (meu predileto é o de calabresa), mas ele sem recheio também é bom demais. O de cartola, feito com bananas caramelizadas, queijo coalho, mozzarella e canela, é impecável

Cuscuzeria Café: Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 1076 – Jatiúca, Telefone:82 3021.1019 /3034.8000 / Funciona de terça a domingo/  

Cuscuz de arroz tradição da cidade de Penedo chegou em Maceió

 A Carroça – O cuscuz de arroz de Penedo é uma tradição de mais de 100 anos, começou com a bisavó, Pureza, que passou para a avó Jaci, depois à tia Nilde e, por fim, para a mãe de Rodolfo, Rosilene, que prosseguiu a trajetória saborosa na cidade de Penedo. No food truck A Carroça, o freguês tem a opção de comer dois cuscuzes, um doce e um salgado, queijo coalho e a carne de sol desfiada, que é show de bola. A carne que  é cozida, desfiada e depois frita com cebola,  na companhia do cuscuz de arroz se iguala a  uma dádiva. Mas lá tem também as  propostas de cuscuz,  carne e queijo,  e  cuscuz com café.

Food Truck A Carroça: Rua Professor Benedito Conegundes – Poço/ Praça Denis Agra (em frente a Igreja do Santo Eduardo/ Funciona de quarta a domingo, das 18h até 23h

Cuscuz recheado com carne de sol, queijo coalho e banana do Recanto da Macaxeira

Recanto da Macaxeira– O cuscuz é molhadinho e bem recheado com carne de sol, calabresa, queijo mozzarella e tomate. Detalhe, a carne de sol é preparada na própria casa e faz toda diferença. Para acompanhar, o tradicional café com leite, e a noite fica mais feliz.  Recanto da Macaxeira: Funciona de segunda a sábado, a partir das 18h/ Rua Artur Charles Dorvillé, 284 – Jatiúca, Telefone: (82) 99961-0362

Cuscuz de arroz e milho do seu Biu, uma tradição no bairro do Jaraguá

Jaraguá – Benedito Conrado de Lima, 69 anos, é o maior detentor do saber e fazer do cuscuz artesanal em Alagoas. O alagoano é o único que conheço, que produz a iguaria no antigo engenho de mais de 65 anos, que moe arroz e milho em pó, além de possuir um fogão e formas para cuscuz que não se compra em lugar nenhum . O modo artesanal faz toda diferença do mercado. Existem similiares, mas são triturados em maquinas de moer carne.

A história de seu Biu, como é conhecido no bairro do Jaraguá, está no meu blog desde 2012 e nas duas edições do meu livro “Guia da Gastronomia Popular Alagoana”. O cuscuz do Biu leva leite de coco e continua uma glória para o paladar, eu sou fã declarada do cuscuz de arroz e aprecio apenas com manteiga, ou com um carneirinho guisado. De comer rezando.

Cuscuz de arroz é o meu xodó

Cuscuz do Biu: Rua Gustavo Colombo, 59 – Jaraguá (atrás do Mercado do Jaraguá)/Para comprar chegue as 16h na casa do Biu ou ligue no 3327.9773 para encomendar.

 

 

Visits: 0

«

»

3 comentários
  • Gustavo
    5 anos Atrás

    Quando tem café regional em família, sempre levo os Cuscuz do Biu, não sobra um!
    E viva o cuscuz!

  • Alagoano
    5 anos Atrás

    fui uma vez na oxe uns 2 anos atrás e não gostei do cuscuz recheado de carne de sol, quem fez não tinha paixão, muito sem graça, pode ser que hoje esteja bem melhor

    • Nide Lins
      5 anos Atrás
      AUTOR

      O Ôxe passou por mudanças, o Rodrigo passou uma temporada em Sampa, e voltou este ano para assumir o restaurante, faça outra visita, e me diz. eu gosto do cuscuz estilo farofa com lingua.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/