TOPO
Destaques

Yêda Rocha, patrimônio alagoano

 

Culinarista completa 87 anos e o leitor do blog ganha a receita do licor de maracujá para brindar a felicidade

Yêda Rocha e seu bolo de 87 anos com muito humor. Bolo é da @cupcakesdabianca

“87 anos, rumo aos 90!”,  disse dona Yêda Rocha, dama da gastronomia alagoana, após ouvir os parabéns de seus familiares. No bolo de aniversário, decorado com suas bebidas prediletas, uma frase que revela o seu humor de menina, de fazer inveja a qualquer garoto: “87 anos conservada no álcool”.

Para celebrar a data, o almoço orquestrado pelo seu neto, o chef do Sur, Serginho Jucá, foi temperado com muito afeto para Yêda.

Rosbife de filé mignon com emulsão de parmesão trufado, cebola roxa caramelizada

No cardápio, alguns clássicos do Sur, como o hotdog de lagosta com emulsão de prima-dona e batata doce palha. Também como entrada, rosbife de filé mignon com emulsão de parmesão trufado, cebola roxa caramelizada, compota de biquinho e ervas frescas. Ainda teve o prato principal (escolhi o filé de peixe com arroz de camarão) e, claro, de sobremesa, o bolo Doido, uma tradição da família que deixou o dia de domingo mais doce.

Yêda Rocha com seu neto, o chef do Sur, Serginho Jucá

Sobre Yêda Rocha

Não é exagero dizer que as irmãs Rocha criaram um repertório alagoano de receitas. Muitas delas são presenteadas por amigas ou transmitidas ao longo das gerações. Outras, vindas até mesmo de outros continentes, recebem aqui um toque original, como as próprias culinaristas, nascidas num engenho de açúcar, costumam ressaltar.

As irmãs Rocha eram seis, nascidas entre 1920 e 1933, e criadas no antigo Engenho Varrela, no município alagoano de São Miguel dos Campos. Hoje, apenas uma delas está viva, dona Yêda Rocha Jucá, 87. Foi após um encontro com o apresentador Chacrinha, lembra ela, que as irmãs começaram a pensar, anos mais tarde, em resgatar as receitas originárias do engenho onde haviam vivido a infância.

Edição dos livros de receita das Irmãs Rocha pela Editora Graciliano Ramos

Assim, em 1997, saiu a primeira edição do livro Delícias da Cozinha Alagoana, com boa parte das receitas aprendidas em meio aos fornos do Engenho Varrela. Em 2014 ele ganhou uma nova edição pela Imprensa Oficial Editora Graciliano Ramos e, para este ano, a editora planeja outra reedição.

Vamos aguardar. Enquanto isso, segue a receita do licor de maracujá, batizado de “Laco-paco”.

Laco papo, licor de maracujá, tradição do Engenho Varrela,

Da cozinha do Engenho Varrela, lar das irmãs Rocha, nasceu o licor de maracujá batizado de “Laco-paco”. Servido bem geladinho, é refrescante, delicioso. A fabricação da iguaria é caseira e, segundo a dama da gastronomia alagoana, Yêda Rocha, no Engenho tinham duas senhoras bem velhinhas que conheciam o saber e o fazer do licor. “Aprendemos com elas”, lembrou Yêda.

Receita Licor Laco-Paco

Ingredientes: 30 maracujás/ 400g de açúcar triturado/ 1 garrafa de aguardente de boa qualidade

Preparo: Escolha os maracujás de boa qualidade e, de preferência, maduros. Faça uma calda forte com açúcar e água. Junte na panela a polpa de maracujá. Retire do fogo e acrescente a aguardente. Deixe em infusão numa vasilha tampada até esfriar. Passe várias vezes em peneira fina de plástico, forçando com uma colher para aproveitar o máximo a polpa. Coe mais de uma vez, engarrafe e guarde na geladeira. O Laco-Paco fica licoroso.

Visits: 0

«

»

4 comentários
  • fernando
    5 anos Atrás

    nide, onde posso encontrar o livro das irmãs rochas aqui em maceió?

    • Nide Lins
      5 anos Atrás
      AUTOR

      Fernando, talvez na editora Graciliano Ramos, na gruta de Lourdes. TELEFONE: 3315-8340

  • Maria
    2 anos Atrás

    Meu sogro cresceu no cartela,ele falava muito no dr Pedro Rocha,devia ser o pai das Rocha.

  • Maria
    2 anos Atrás

    Meu sogro cresceu no Varrela,ele falava muito no dr Pedro Rocha,devia ser o pai das Rocha.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/