TOPO
Sem categoria

Bordados de Penedo em Maceió

Será neste sábado (01), no Festival Alagoas Criativa, promovido pelo Sebrae Alagoas, na Praça Dois Leões, das 14h até às 19h

Bordados de Penedo no Festival Alagoas Criativa, promovido pelo Sebrae

As bordadeiras da cidade de Penedo moram no meu coração. São mulheres simples, donas de casas, e grandes artistas. Com linhas coloridas, agulha e mãos talentosas, elas contam as tradições, histórias e costumes do povo ribeirinho do Rio São Francisco. Me espelho nestas mulheres que fazem da arte sua renda, às vezes a única. São empreendedoras que mostram que o trabalho de desenhar ponto a ponto com as linhas é uma preciosidade.

Eu, como fã das bordadeiras (Pontos e Contos de Penedo), vou ver de perto a produção delas, neste sábado (01), no Festival Alagoas Criativa, promovido pelo Sebrae Alagoas, que acontece na Praça Dois Leões e nos auditórios do Museu da Arte e do Som de Alagoas (MISA) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Elas vão expor e vender na Praça Dois Leões (em frente ao Misa).

Festival contará com debates, exposições, shows e comidinhas

Para promover a ocupação dos espaços da cidade a seus artistas e moradores, as atividades na Praça Dois Leões, chamadas de Urban Hacking, serão livres e totalmente abertas ao público. Das 14h às 21h, a praça dará espaço a um desfile de moda, feira colaborativa e gastronômica, artesanato, palco artístico, atrações circenses e muito mais.

O Festival pretende abranger todos os segmentos do circuito colaborativo e criativo, então você vai ver muita de artes visuais, cênicas, música, literatura, cinema, fotografia, moda e todas as demais categorias que navegam sob as perspectivas da Economia Criativa. A iniciativa vem com a proposta de mostrar que, em Alagoas, o negócio criativo é forte e tem potencial para se desenvolver.

O Festival

A programação completa do Festival Alagoas Criativa pode ser conferida no próprio site das inscrições ou no perfil do evento no Instagram (@festivalalagoascriativa). As palestras irão das 14h às 19h, realizadas simultaneamente nos auditórios do MISA e do IPHAN.

Vamos lá, conhecer nosso universo criativo.

Saiba mais sobre Pontos e Contos de Penedo

Caiçara (cesto/pãozeira) produção do Pontos e Contos e da Associação das Artesãs da Serra da Viúvas (Água Branca).

Mimo – Caiçara (cesto/pãozeira) do designer Rodrigo Ambrósio com as mulheres da Associação das Bordadeiras de Penedo (Pontos e Contos) e da Associação das Mulheres Artesãs da Serra da Viúvas (Água Branca). Este artesanato integra a Coleção Alagoas Feita à Mão, para presentear personalidades que visitam Alagoas.
A obra representa a arte alagoana na nossa gastronomia. Muito grata pelo carinho, Renata Calheiros.

O Rio São Francisco é a inspiração para 35 mulheres bordarem as festas, as igrejas e a vida dos ribeirinhos, em bolsas, sacolas, vestidos, porta-joias, enxovais, coisas que encantam o Brasil. Elas bordam em linhas coloridas no vaivém do rio São Francisco, com a graça, a beleza e a identidade cultural de um povo. No início, muitas delas não sabiam nem pegar numa agulha, mas logo aprenderam o ofício secular, que antes era apenas um passatempo e agora gera emprego, renda e felicidade na Associação Pontos e Contos.

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/