TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Costela de porco prensada do Manguezal

 

É difícil encontrar alguém que não ame uma costelinha de porco, no sal, grelhada ou até mesmo guisada, de qualquer jeito é motivo de festa, mas você já comeu ela prensada? Pois bem, esse novo formato existe e chega à mesa pra lá de chique, numa nobreza de encher os olhos e, para acompanhar, purê de feijão branco (perfeito), roti – molho feito de carnes – com abacaxi e crispy de couve.

A costelinha de porco prensada fica irreconhecível, mas sem perder a sua essência nordestina. A guloseima suína é do novo restaurante Manguezal Goumert, na cidade alta, no Aldebaran, sob o comando do chef Élvio Júnior, mais novo talento no mercado gastrônomico de Maceió. Segundo Élvio, a atriz principal é a costela suína que fica marinada por 24h e depois é assada à baixa temperatura, desfiada e prensada com o próprio suco da carne.

Entrada de siri com chips de batata doce

Além da costela prensada, veja algumas dicas do Manguezal:

Croquetes de costela suína, um bom começo no Manguezal Gourmet

Início – Os croquetes de costela são coroados com molho picante e aioli (maionese à base de leite).  Já a Lagoa está bem representada pelo siri em forma de creme com a farofinha panko e chips de batata doce. Boas entradas para chegar até a etapa dos pratos principais.

Massa artesanal de cabra com molho de manteiga e sálvia

Cabra – As massas do Manguezal são artesanais, preparadas pela equipe da cozinha, e amei o ravioli de queijo de cabra, peras, nozes e manteiga de sálvia. Molho leve, o queijo de cabra com seu sabor forte é neutralizado pelos pedacinhos de pera, e as nozes garantem a crocância.

A tapioca virou renda ao lado do filé

Tapioca – O filé mignon é sempre presença marcante, mas o que desperta o olhar é a folha de tapioca, parece uma escultura fina e delicada. Este prato é cheio de invenções, tem o molho de carne (roti) com rapadura, mousseline (creme) de macaxeira com queijos nordestinos. Esteticamente e sabores perfeitos.

Belezura da sobremesa de chocolate com caramelo salgado

Doces: Bavaroise (torta mousse à base de creme inglês e creme de leite) vem com caramelo salgado e gel de laranja. Também merece atenção, o bolo de coco com coco queimado e espuma de doce de leite.

Bolo de coco de queimado do Manguezal

Novinho em folha – Conheci Élvio ainda como estagiário do Divina Gula, ele sempre acompanhava o chef Vitor Generoso nos eventos. Tímido e sorridente, antes do Divina, o bom rapaz fez uma conexão rápida no Wanchako. Formado em gastronomia, logo recebeu a proposta das sócias e irmãs Laura e Vania Neri, do Manguezal,  para montar o cardápio e comandar a equipe do restaurante.

“O Divina Gula foi minha segunda formação, não há palavras pra descrever minha gratidão a toda equipe e ao chef André Generoso pela experiência de quase um ano, que eles me proporcionaram”, conta o chef, que define a cozinha do Manguezal como contemporânea com ênfase nos produtos frescos, a sua grande maioria de Alagoas.

Elvio começou como estagiário e agora é o mais novo chef da cidade

Para Élvio, comandar a cozinha é um grande desafio! “Cada dia é um aprendizado diferente. Ser novo e já administrar uma cozinha não é fácil, mas não me preocupo com a idade, pois sei que tenho capacidade de estar nesse cargo, principalmente por sempre buscar agir com postura e profissionalismo”, afirma o chef.

O nome Manguezal vem do bioma costeiro típico daqui do litoral alagoano. Então, vamos pescar as gostosuras do novo restaurante na parte alta da cidade.

Rota Manguezal Goumert

Preços: entrada a partir de R$13,00/ Prato principal a partir de R$49,00/ Aceita-se cartões

Funciona de terça a quinta para jantar a partir das 19h/ sexta e sábado com almoço e jantar a partir das 11h30 e domingo almoço a partir das 11h30.

R. Empresário Humberto Antônio Omena – Antares (Aldebaran)/ Contato: (82) 99974.9686

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/