TOPO
Destaques São Miguel dos Campos

Galinha felizarda de São Miguel dos Campos

 

Quando finda o almoço de galinha guisada, sobram apenas alguns ossinhos para contar história, uma prova de que a comida é boa. Nesta hora, dona Abenilda Cavalcante, carinhosamente conhecida como “Fia”, chega à mesa sorridente e pergunta: “Quem é o felizardo?”, se referindo ao futuro pagador ou pagadores da conta. O bom humor é peculiar do restaurante Galinha de Capoeira do Juarez, na cidade de São Miguel dos Campos, com mais de 20 anos de tradição.

Antes do felizardo pagar a conta, a Fia ou o seu esposo, Juarez Olímpio, coloca nas mesas os doces de Nego Bom, bananas e cafezinho, tudo por conta da casa, valioso mimo da família que mora na Fazendo Coité.

Galinha ao molho pardo com pirão, arroz, feijão verde e salada

Na cozinha só entra galinha de capoeira, afinal, dona Fia faz questão de comprar a ave nas feiras de Arapiraca, Dois Riachos e Palmeira dos Índios. E cabe à nossa chef, com o auxílio luxuoso de suas filhas Juciléia e Juceline, preparar a iguaria seguindo, com muito zelo, a tradição da cozinha regional.

Nas panelas da Fia não entra pimentão e nem vinagre, já hortelã, favava, cominho (pouco), alho, tomate e cebola têm assento cativos na cozinha da família da Fia. Todos ingredientes são batidos no liquidificador e viram o tempero base para cozinhar as galinhas na panela de pressão. Quanto estão finalizadas, é retirado o caldo, peneirado e misturado com farinha de mandioca para render o pirão, a glória da cozinha nordestina.

Palhoça mais charmosa é o restaurante Galinha do Juarez

Palhoça – Fia aprendeu a cozinhar com a sua mãe e sua galinha ficou tão famosa que conquistou dois padrinhos, Edilson Maia e Fernando Farias, que conseguiram montar um restaurante e ajudaram a família da alagoana a ter seu próprio negócio.

O restaurante é aberto e tem cobertura de palhoça bem charmosa, é cercado por um belo jardim, cozinha limpa, panelas areadas, e a comida é um luxo.

Nego bom e banana sobremesa por conta da casa

Conheci a casa a convite dos amigos Lucélio Araújo e Wilton Ávila. No caminho, vi as ruínas da antiga fábrica de tecidos, a  Fábrica de Tecidos Vera Cruz, de São Miguel, com sua arquitetura comida pelo tempo e ainda bela, que bem que poderia ser aproveitada como bem cultural.

Simpatia: Fia e Juarez comandam o restaurante com sabor e muito alegria

Rota Galinha de Capoeira do Juarez

Galinha de capoeira com pirão, arroz, feijão e salada – R$145,00 (para 6 pessoas)/ Aceita-se cartões

Funciona de terça a domingo, das 11h até as 15h/ Fazenda Coité/ São Miguel dos Campos- Alagoas/ Telefone: (82) 99950.2473/ (82) 99328.1547

Ruínas da Fábrica de tecidos em São Miguel dos Campos

«

»

6 comentários
  • Samuel Fernandes Barbosa
    2 meses Atrás

    É essa porção da foto para 6 pessoas? Deve ter alguma coisa errada, ou serve menos pessoas ou a porção não é essa.

    • Nide Lins
      2 meses Atrás
      AUTOR

      Samuel, nos comemos uma parte de galinha de guisada e outro de galinha ao molho pardo, acho que não expliquei direito. Foram duas meia porções, que equivale uma inteira.

  • Vandekson de Oliveira
    2 meses Atrás

    Fia e Juarez representam a autêntica comida regional, com toda a sua tradição. O aconchego, a simpatia e o amor característicos da zona rural. Toda essa atenção acompanhada de uma deliciosa comida, onde o cliente sente, a cada garfada, o compromisso em satisfazer da melhor maneira possível. Parabéns à todos que contribuem para o sucesso da Galinha mais famosa do Brasil!!

    Parabéns Nide Lins! Um belo texto.

  • Augusto França
    2 meses Atrás

    Além da deliciosa galinha, tem também um maravilhoso carneiro guisado e uma carne do sol de picanha simplesmente fantástica.

  • ALÍRIO TORRES MACHADO
    2 meses Atrás

    Nide, vç não citou o carneiro q tem lá,
    é uma delicia.

    • Nide Lins
      2 meses Atrás
      AUTOR

      Eu provei e gostei, mas como era uma porção apenas para provar, acabei não tirando foto. mas tá aprovado

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

  • A união do arroz integral com banana da terra e a carne do sol na nata, é uma das delícias do restaurante Tomate Caqui, na unidade Ponta Verde. No novo restaurante todas as carnes são preparadas na chapa, ou seja, zero de fritura, e com  opções para montar saladas. http://www.nidelins.com.br/2018/10/17/carne-de-sol-com-arroz-de-banana/
#dicadanide #maceio #alagoas #pontaverde #carnenachapa
  • Sopinha de legumes com torrada no Recanto da Macaxeira por $10
Para aquecer os corações
  • Novidades do Recanto da Macaxeira: Café completo, eis o nome, vem com macaxeira, cuscuz, pão torrado, ovo, duas porções de carne e galinha guisada, inhame (ou batata doce), café e leite quentinho.A galinha é macia, bem temperada com ervas frescas, pimenta, alho e extrato de tomate formando aquela “graxinha” para molhar no cuscuz, macaxeira ou inhame. A carne também segue o mesmo padrão textura macia e com molho encorpado.
http://www.nidelins.com.br/2018/10/16/um-cafe-completo-por-favor/
#dicadanide #jatiuca #maceio #cozinharegional #nordeste
Artur Charles Dorvillé, 284 – Jatiúca, Telefone: (82) 99961-0362/ Funciona de segunda a sabado, das 18h até 23h/ Aceita-se cartões
  • O que me leva sempre a Penedo? Tudo, até porque meu pai, Hermílio Inocência de Oliveira, nasceu lá. E, claro, saborear a caranguejada no bar do Jorjão, com 35 anos de história, o jacaré (foto acima) no Restaurante de Nassau, e a galinha caipira com pirão, do povoado de Capela. Outra paixão é o belo trabalho da Pontos e Contos (@pontoscontos) , associação de mulheres que bordam a história, costumes, tradições e lendas em vestuário, cama, mesa e decoração.http://www.nidelins.com.br/2018/10/15/penedo-sempre-na-moda/
#dicadanide #alagoas #penedo #turismocultural #tradicao #restaurante
  • Índia: sabores e sensações é o livro de receitas vegetarianas do apresentador @zecacamargomundo e do seu amigo Varunesh Tuli. O livro vem para enriquecer as nossas panelas com receitas indianas. Então, anote: Zeca aterrissa no dia 19, às 19h, na Livraria Leitura do Parque Shopping.
#dicadanide #livro #parqueshoppingmaceio
  • Pão com filé de gorgonzola do @grandcrumaceio, um belo sonho da gula compartilhado com amigos.
#dicadanide #maceio #vinhos #amigos #alagoas #pontaverde
  • A minha geração cresceu com o sabor da raspadinha. A mais famosa era, e ainda é, a de maçã com coco. O geladinho, bem docinho, era uma combinação perfeita… Agora, não imaginava que o brigadeiro maçãzinha trouxesse de volta o sabor da tal raspadinha, uma felicidade. Provei a doçura da casa de festa PIP POP, uma das mais tradicionais de Maceió, com 12 anos, que além promover alegria das crianças também investiu no cardápio diferenciado para o mundo infantil com a assinatura do chef @thawacalixto .
http://www.nidelins.com.br/2018/10/12/macazinha-um-dos-sabores-da-infancia/
#dicadanide #diadacrianca #maceio #jatiuca.
  • Na salada, as acelgas em tiras misturadas ao guacamole (molho mexicano de abacate com tomate, cebola e pimenta do reino) com camarão, promoveram nobreza ao paladar. Até a tela de queijo parmesão não era mera decoração e sim, mais um sabor agregado às folhas. Está belezura é da nova casa @amocrepesesaladas na Ponta Verde http://www.nidelins.com.br/2018/10/11/saladas-e-crepes-para-amar/
#dicadanide #alagoas #maceio #saladas #crepes #pontaverde #cozinhasaudavel #tempravegetarianos
Rua Gen. João Saleiro Pitão, 271 - Ponta Verde (edifício Facilities) / Telefone: 82 3355.1154.