TOPO
Destaques São Miguel dos Campos

Galinha felizarda de São Miguel dos Campos

 

Quando finda o almoço de galinha guisada, sobram apenas alguns ossinhos para contar história, uma prova de que a comida é boa. Nesta hora, dona Abenilda Cavalcante, carinhosamente conhecida como “Fia”, chega à mesa sorridente e pergunta: “Quem é o felizardo?”, se referindo ao futuro pagador ou pagadores da conta. O bom humor é peculiar do restaurante Galinha de Capoeira do Juarez, na cidade de São Miguel dos Campos, com mais de 20 anos de tradição.

Antes do felizardo pagar a conta, a Fia ou o seu esposo, Juarez Olímpio, coloca nas mesas os doces de Nego Bom, bananas e cafezinho, tudo por conta da casa, valioso mimo da família que mora na Fazendo Coité.

Galinha ao molho pardo com pirão, arroz, feijão verde e salada

Na cozinha só entra galinha de capoeira, afinal, dona Fia faz questão de comprar a ave nas feiras de Arapiraca, Dois Riachos e Palmeira dos Índios. E cabe à nossa chef, com o auxílio luxuoso de suas filhas Juciléia e Juceline, preparar a iguaria seguindo, com muito zelo, a tradição da cozinha regional.

Nas panelas da Fia não entra pimentão e nem vinagre, já hortelã, favava, cominho (pouco), alho, tomate e cebola têm assento cativos na cozinha da família da Fia. Todos ingredientes são batidos no liquidificador e viram o tempero base para cozinhar as galinhas na panela de pressão. Quanto estão finalizadas, é retirado o caldo, peneirado e misturado com farinha de mandioca para render o pirão, a glória da cozinha nordestina.

Palhoça mais charmosa é o restaurante Galinha do Juarez

Palhoça – Fia aprendeu a cozinhar com a sua mãe e sua galinha ficou tão famosa que conquistou dois padrinhos, Edilson Maia e Fernando Farias, que conseguiram montar um restaurante e ajudaram a família da alagoana a ter seu próprio negócio.

O restaurante é aberto e tem cobertura de palhoça bem charmosa, é cercado por um belo jardim, cozinha limpa, panelas areadas, e a comida é um luxo.

Nego bom e banana sobremesa por conta da casa

Conheci a casa a convite dos amigos Lucélio Araújo e Wilton Ávila. No caminho, vi as ruínas da antiga fábrica de tecidos, a  Fábrica de Tecidos Vera Cruz, de São Miguel, com sua arquitetura comida pelo tempo e ainda bela, que bem que poderia ser aproveitada como bem cultural.

Simpatia: Fia e Juarez comandam o restaurante com sabor e muito alegria

Rota Galinha de Capoeira do Juarez

Galinha de capoeira com pirão, arroz, feijão e salada – R$145,00 (para 6 pessoas)/ Aceita-se cartões

Funciona de terça a domingo, das 11h até as 15h/ Fazenda Coité/ São Miguel dos Campos- Alagoas/ Telefone: (82) 99950.2473/ (82) 99328.1547

Ruínas da Fábrica de tecidos em São Miguel dos Campos

«

»

6 comentários
  • Samuel Fernandes Barbosa
    7 meses Atrás

    É essa porção da foto para 6 pessoas? Deve ter alguma coisa errada, ou serve menos pessoas ou a porção não é essa.

    • Nide Lins
      7 meses Atrás
      AUTOR

      Samuel, nos comemos uma parte de galinha de guisada e outro de galinha ao molho pardo, acho que não expliquei direito. Foram duas meia porções, que equivale uma inteira.

  • Vandekson de Oliveira
    7 meses Atrás

    Fia e Juarez representam a autêntica comida regional, com toda a sua tradição. O aconchego, a simpatia e o amor característicos da zona rural. Toda essa atenção acompanhada de uma deliciosa comida, onde o cliente sente, a cada garfada, o compromisso em satisfazer da melhor maneira possível. Parabéns à todos que contribuem para o sucesso da Galinha mais famosa do Brasil!!

    Parabéns Nide Lins! Um belo texto.

  • Augusto França
    7 meses Atrás

    Além da deliciosa galinha, tem também um maravilhoso carneiro guisado e uma carne do sol de picanha simplesmente fantástica.

  • ALÍRIO TORRES MACHADO
    7 meses Atrás

    Nide, vç não citou o carneiro q tem lá,
    é uma delicia.

    • Nide Lins
      7 meses Atrás
      AUTOR

      Eu provei e gostei, mas como era uma porção apenas para provar, acabei não tirando foto. mas tá aprovado

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

  • Sempre tem alguém pedindo dicas de jantar romântico, mas por que não pedem sobre almoço romântico? Principalmente quando ele vem com desconto e cheio de charme? Então segue a dica: Restaurante Toscana, na Avenida Rotary, no bairro do Farol. Reserve o almoço do dia de sábado porque tem promoção: na compra de dois pratos, o segundo ganha 50% de desconto. Foto do prato: peito de pato com molho de hibiscos e purê de macaxeira
http://www.nidelins.com.br/2019/03/20/sabado-romantico/
#dicadanide #restaurante #paradois #romantico #maceio #alagoas #chefnacozinha
  • Imagine aquela costelinha de boi, vultosa, com as devidas gordurinhas, e quando sai da churrasqueira nem precisa cortar com faca porque ela se solta livremente! 
Melhor nem imaginar... Devore logo essa costelinha! Quem prepara a carne divinamente é a equipe do chef @fernandocostamaia um expert em carnes grelhadas do restaurante @fusiongrillmaceio .
http://www.nidelins.com.br/2019/03/19/costela-boa-e-do-fernando/
#dicadanide #maceio #tradição #churrasco #costeladeboi #pontaverde #alagoas #restaurante
  • A língua na gastronomia é discriminada, muita gente torce a cara para ela, as vezes é preciso omitir a sua origem para ser degustada, mas estava escrito nas estrelas que ela viraria celebridade ao lado do cuscuz. E assim aconteceu nas panelas alagoanas do chef @rodrigoaaragaoal  para o programa É de Casa, a língua, literalmente, foi a  mais falada no sábado (16). Valeu @zecacamargomundo. Conheça a história e a receita no meu blog: http://www.nidelins.com.br/2019/03/18/lingua-alagoana-virou-celebridade/
#dicadanide #cuscuz #lingua #receita #maceio #alagoas
  • Amados e amadas, nesta quarta-feira, dia 20, às 9h, serei homenageada pela Biblioteca Graciliano Ramos. Sou muito grata ao carinho da instituição. E, claro, todo mundo está convidado.
Rua Dom Pedro II, 57, Centro de Maceió
  • FÃS do @marcelojeneci Dia 4 de abril, ás 21h, no Teatro Deodoro. Mais um show imperdível com a produção da @suechamuscaoficial
  • Quero um grande desfile de bandas de pífanos para alegrar a vida de todo do mundo. Muita gratidão aos meus seguidores. Foto do Ateliê João das Alagoas, Capela
@claudio.henrique.artesao
  • Gente! Que felicidade! Alagoas no “É de Casa” com a receita que leva meu nome, “Língua da Nide”. E ainda ser citada no programa como a “madrinha da nova geração de chefs de Maceió”!
Resumo: Alagoas é que faz comida boa.
Agradeço o carinho do @zecacamargo e do @rodrigoaaragaoal da @oxe_maceio
Imagem da @suzyalbuquerque_
  • Mais um alagoano, @rodrigoaaragaoal da @oxe_maceio, divulgando os sabores das Alagoas na telinha. Valeu @zecacamargomundo