TOPO
Destaques São Miguel dos Campos

Galinha felizarda de São Miguel dos Campos

 

Quando finda o almoço de galinha guisada, sobram apenas alguns ossinhos para contar história, uma prova de que a comida é boa. Nesta hora, dona Abenilda Cavalcante, carinhosamente conhecida como “Fia”, chega à mesa sorridente e pergunta: “Quem é o felizardo?”, se referindo ao futuro pagador ou pagadores da conta. O bom humor é peculiar do restaurante Galinha de Capoeira do Juarez, na cidade de São Miguel dos Campos, com mais de 20 anos de tradição.

Antes do felizardo pagar a conta, a Fia ou o seu esposo, Juarez Olímpio, coloca nas mesas os doces de Nego Bom, bananas e cafezinho, tudo por conta da casa, valioso mimo da família que mora na Fazendo Coité.

Galinha ao molho pardo com pirão, arroz, feijão verde e salada

Na cozinha só entra galinha de capoeira, afinal, dona Fia faz questão de comprar a ave nas feiras de Arapiraca, Dois Riachos e Palmeira dos Índios. E cabe à nossa chef, com o auxílio luxuoso de suas filhas Juciléia e Juceline, preparar a iguaria seguindo, com muito zelo, a tradição da cozinha regional.

Nas panelas da Fia não entra pimentão e nem vinagre, já hortelã, favava, cominho (pouco), alho, tomate e cebola têm assento cativos na cozinha da família da Fia. Todos ingredientes são batidos no liquidificador e viram o tempero base para cozinhar as galinhas na panela de pressão. Quanto estão finalizadas, é retirado o caldo, peneirado e misturado com farinha de mandioca para render o pirão, a glória da cozinha nordestina.

Palhoça mais charmosa é o restaurante Galinha do Juarez

Palhoça – Fia aprendeu a cozinhar com a sua mãe e sua galinha ficou tão famosa que conquistou dois padrinhos, Edilson Maia e Fernando Farias, que conseguiram montar um restaurante e ajudaram a família da alagoana a ter seu próprio negócio.

O restaurante é aberto e tem cobertura de palhoça bem charmosa, é cercado por um belo jardim, cozinha limpa, panelas areadas, e a comida é um luxo.

Nego bom e banana sobremesa por conta da casa

Conheci a casa a convite dos amigos Lucélio Araújo e Wilton Ávila. No caminho, vi as ruínas da antiga fábrica de tecidos, a  Fábrica de Tecidos Vera Cruz, de São Miguel, com sua arquitetura comida pelo tempo e ainda bela, que bem que poderia ser aproveitada como bem cultural.

Simpatia: Fia e Juarez comandam o restaurante com sabor e muito alegria

Rota Galinha de Capoeira do Juarez

Galinha de capoeira com pirão, arroz, feijão e salada – R$145,00 (para 6 pessoas)/ Aceita-se cartões

Funciona de terça a domingo, das 11h até as 15h/ Fazenda Coité/ São Miguel dos Campos- Alagoas/ Telefone: (82) 99950.2473/ (82) 99328.1547

Ruínas da Fábrica de tecidos em São Miguel dos Campos

«

»

6 comentários
  • Samuel Fernandes Barbosa
    4 meses Atrás

    É essa porção da foto para 6 pessoas? Deve ter alguma coisa errada, ou serve menos pessoas ou a porção não é essa.

    • Nide Lins
      4 meses Atrás
      AUTOR

      Samuel, nos comemos uma parte de galinha de guisada e outro de galinha ao molho pardo, acho que não expliquei direito. Foram duas meia porções, que equivale uma inteira.

  • Vandekson de Oliveira
    4 meses Atrás

    Fia e Juarez representam a autêntica comida regional, com toda a sua tradição. O aconchego, a simpatia e o amor característicos da zona rural. Toda essa atenção acompanhada de uma deliciosa comida, onde o cliente sente, a cada garfada, o compromisso em satisfazer da melhor maneira possível. Parabéns à todos que contribuem para o sucesso da Galinha mais famosa do Brasil!!

    Parabéns Nide Lins! Um belo texto.

  • Augusto França
    4 meses Atrás

    Além da deliciosa galinha, tem também um maravilhoso carneiro guisado e uma carne do sol de picanha simplesmente fantástica.

  • ALÍRIO TORRES MACHADO
    4 meses Atrás

    Nide, vç não citou o carneiro q tem lá,
    é uma delicia.

    • Nide Lins
      4 meses Atrás
      AUTOR

      Eu provei e gostei, mas como era uma porção apenas para provar, acabei não tirando foto. mas tá aprovado

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

  • Hoje, o #AlagoasdeCantoACanto, um programa do Governo do Estado, vai nos levar até um dos berços históricos de Alagoas. 🗺 Banhada pelo São Francisco, com casarões e igrejas⛪ que marcam sua arquitetura, Penedo é uma das nossas riquezas culturais. Dá o play e confere o tanto de coisa linda que vou mostrar dessa cidade encantadora!
@governodealagoas #alagoasdecantoacanto #penedo @pontoscontos
  • #Repost @renanfilho15 (@get_repost)
・・・
Pessoal, hoje o #AlagoasdeCantoACanto é lá em Penedo. Uma cidade histórica, banhada pelo São Francisco e marcada por uma arquitetura muito rica! O legal é que estamos levando melhorias pra esse lugar saboroso: tem #próestrada nas vias urbanas, novas escolas, ginásios, e, agora, é destino turístico da CVC. Fomentando o turismo vamos elevar a economia e o desenvolvimento da cidade. Confere com a @nidelins o que mais tem por lá!
  • Affff ... chega o coração dispara!!! Aê Maceió, tá podendo, heim!!!!Uma das 5 cidades escolhidas para a turnê 2019 do lindo show de Santo Amaro a Xerém. Estamos de parabéns👏👏👏👏. @suechamuscaoficial; #suechamusca #dicadanide #maceio
  • Salada Sur e crepioca de queijo brie. Leve e saboroso. Para celebrar a felicidade de @fernandocabeleireiros com @rocha.yeda @selmabritto1 e uma turma bacana no @restaurantesur
  • São mais de 30 anos de amizade, sempre  cuidando do meu cabelo. Já sinto falta do meu amigo-irmão @fernandocabeleireiros , que vai retornar para sua terra natal, o Rio de Janeiro. Neste sábado vai ser o bota fora dele, que deixa muitas fãs em Maceió. Esse rapaz conquistou nosso coração. Amanhã vamos cobrí-lo de beijos e abraços. Vá, mas volte logo para nos visitar.
  • “DasLagoas Brewpub”, a primeira fábrica bar em Maceió, bem-nascida numa terça-feira de carnaval no ano de 2017, na antiga Amélia Rosa, nem esperou 2019 chegar e promoveu uma revolução no cenário alagoano. Eram 12 torneiras de chope, agora são 23 (a maior do estado) de cervejarias locais, produção da casa e nacional. Ocasionalmente, rótulos estrangeiros. E no sábado tem comidinhas novas, a exemplo do ceviche de dourado
  • Ostreiro Beer, a casa é dedicada às ostras frescas e grelhadas, além de outros petiscos como a cebola recheada com camarão, a queridinha dos fãs do boteco. A jornalista @nataliaosouza , frequentadora assídua do recinto, fez uma intimidação e claro, fui lá conferir as ostras frescas e grelhadas e até o caldinho do molusco é muito bom.
http://www.nidelins.com.br/2018/12/12/o-caminho-das-ostras/
#dicadanide #maceio #alagoas #jatiuca #ostrasdepuradas
Av. Paulo Falcão, 1550 – Jatiúca/ Telefone: (82) 2025.6114
  • A Tapioca Nosso Xodó é da Cicinha, do Mercado da Produção é uma das participantes do Natal dos Folguedos. E ainda tem mais comidinhas: Casa do Chef, Sá Menina, Pier Zero8, Bicho do Mar, Big Pastellito, Boteco 082, Casa da Picanha, Budega da Macaxeira, Cake Factory, Casa de Lampião Pizzaria, Casa de Mainha, Da Terra Tapiocas, El Lugar, Feijoada da Naza, Fusion, Los Palitos, Majuh Pasteis, Mariah Comedoria, Massagueirinha, Nômade, Pakino Pizza, Praiano Pizza Bar, Rustik, Sucreepe, Sueca Comedoria e Sushi Bowl.
Nos dias 14, 15, 16, 21, 22 e 23 na Orla de Pajuçara (Em frente ao Iate Clube Pajussara), a partir das 17h. Valor único: R$ 15,00
http://www.nidelins.com.br/2018/12/11/natal-com-sabor/
@abraselal @prefeiturademaceio