TOPO
Destaques São Miguel dos Campos

Galinha felizarda de São Miguel dos Campos

 

Quando finda o almoço de galinha guisada, sobram apenas alguns ossinhos para contar história, uma prova de que a comida é boa. Nesta hora, dona Abenilda Cavalcante, carinhosamente conhecida como “Fia”, chega à mesa sorridente e pergunta: “Quem é o felizardo?”, se referindo ao futuro pagador ou pagadores da conta. O bom humor é peculiar do restaurante Galinha de Capoeira do Juarez, na cidade de São Miguel dos Campos, com mais de 20 anos de tradição.

Antes do felizardo pagar a conta, a Fia ou o seu esposo, Juarez Olímpio, coloca nas mesas os doces de Nego Bom, bananas e cafezinho, tudo por conta da casa, valioso mimo da família que mora na Fazendo Coité.

Galinha ao molho pardo com pirão, arroz, feijão verde e salada

Na cozinha só entra galinha de capoeira, afinal, dona Fia faz questão de comprar a ave nas feiras de Arapiraca, Dois Riachos e Palmeira dos Índios. E cabe à nossa chef, com o auxílio luxuoso de suas filhas Juciléia e Juceline, preparar a iguaria seguindo, com muito zelo, a tradição da cozinha regional.

Nas panelas da Fia não entra pimentão e nem vinagre, já hortelã, favava, cominho (pouco), alho, tomate e cebola têm assento cativos na cozinha da família da Fia. Todos ingredientes são batidos no liquidificador e viram o tempero base para cozinhar as galinhas na panela de pressão. Quanto estão finalizadas, é retirado o caldo, peneirado e misturado com farinha de mandioca para render o pirão, a glória da cozinha nordestina.

Palhoça mais charmosa é o restaurante Galinha do Juarez

Palhoça – Fia aprendeu a cozinhar com a sua mãe e sua galinha ficou tão famosa que conquistou dois padrinhos, Edilson Maia e Fernando Farias, que conseguiram montar um restaurante e ajudaram a família da alagoana a ter seu próprio negócio.

O restaurante é aberto e tem cobertura de palhoça bem charmosa, é cercado por um belo jardim, cozinha limpa, panelas areadas, e a comida é um luxo.

Nego bom e banana sobremesa por conta da casa

Conheci a casa a convite dos amigos Lucélio Araújo e Wilton Ávila. No caminho, vi as ruínas da antiga fábrica de tecidos, a  Fábrica de Tecidos Vera Cruz, de São Miguel, com sua arquitetura comida pelo tempo e ainda bela, que bem que poderia ser aproveitada como bem cultural.

Simpatia: Fia e Juarez comandam o restaurante com sabor e muito alegria

Rota Galinha de Capoeira do Juarez

Galinha de capoeira com pirão, arroz, feijão e salada – R$145,00 (para 6 pessoas)/ Aceita-se cartões

Funciona de terça a domingo, das 11h até as 15h/ Fazenda Coité/ São Miguel dos Campos- Alagoas/ Telefone: (82) 99950.2473/ (82) 99328.1547

Ruínas da Fábrica de tecidos em São Miguel dos Campos

«

»

6 comentários
  • Samuel Fernandes Barbosa
    6 dias Atrás

    É essa porção da foto para 6 pessoas? Deve ter alguma coisa errada, ou serve menos pessoas ou a porção não é essa.

    • Nide Lins
      5 dias Atrás
      AUTOR

      Samuel, nos comemos uma parte de galinha de guisada e outro de galinha ao molho pardo, acho que não expliquei direito. Foram duas meia porções, que equivale uma inteira.

  • Vandekson de Oliveira
    6 dias Atrás

    Fia e Juarez representam a autêntica comida regional, com toda a sua tradição. O aconchego, a simpatia e o amor característicos da zona rural. Toda essa atenção acompanhada de uma deliciosa comida, onde o cliente sente, a cada garfada, o compromisso em satisfazer da melhor maneira possível. Parabéns à todos que contribuem para o sucesso da Galinha mais famosa do Brasil!!

    Parabéns Nide Lins! Um belo texto.

  • Augusto França
    6 dias Atrás

    Além da deliciosa galinha, tem também um maravilhoso carneiro guisado e uma carne do sol de picanha simplesmente fantástica.

  • ALÍRIO TORRES MACHADO
    5 dias Atrás

    Nide, vç não citou o carneiro q tem lá,
    é uma delicia.

    • Nide Lins
      4 dias Atrás
      AUTOR

      Eu provei e gostei, mas como era uma porção apenas para provar, acabei não tirando foto. mas tá aprovado

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

  • @toscanarestaurante: A sobremesa Pavlova é uma homenagem a uma bailarina russa,  e quando o doce chega à mesa é de comer com os olhos. Simplesmente linda, a iguaria é um suspiro grande, coberto com chantilly e calda de frutas vermelhas. Não é tão doce, é singular.
http://www.nidelins.com.br/2018/08/15/file-ao-vinho-com-afeto/ Chef @lekamelro
#dicadanide #cozinhaautoral #cozinhaitaliana #maceio #farol #almoçoexecutivo
🍝Avenida Rotary 300B
  • A apresentação dos pratos da nova gastronomia lembram uma pintura, de um lado, o filé alto, suculento ao molho de vinho, e de outro, o purê de batata que ganha outro desenho, e tudo desperta o desejo. Mas se o visual é moderno, as lembranças de cozinha são de vó e de mãe, contidas no purê de batata, receita simples, preparada com manteiga que o deixa com textura de seda. A cozinha da chef Letícia Melro, do Toscana, é assim, afetiva e, para conhecer melhor o restaurante, é só embarcar no almoço executivo de terça a sexta com entrada, prato principal e sobremesa.
http://www.nidelins.com.br/2018/08/15/file-ao-vinho-com-afeto/
#dicadanide #cozinhaautoral #cozinhaitaliana #maceio #farol #almoçoexecutivo
🍝Avenida Rotary 300B
  • A carne do siri tem mil e uma utilidades, no leite de coco é tradição, na casquinha é clássico, na modernidade é recheio de ravióli, pastel, coxinhas, e por aí vai... Meu xodó é essa iguaria na manteiga, mas provei a beldade na versão “coxona”, no Boteco 082, e comprovei que além de gostosinha, ela está bem sensual com as patinhas  do siri para cima.
http://www.nidelins.com.br/2018/08/14/coxinha-de-siri-sensual/
#dicadanide #maceio #boteco #bebalocal #jatiuca
  • O chef @picui compartilhou as panelas com @chefrogerlima @vitrolageneroso @jonatasmoreira @thawacalixto @liciamaranhao @sandyfarias, no banquete alagoano para bem receber o @c_troisgros. No menu para o chef francês mais brasileiro do mundo, teve ostras, sururu, siri, peixe, pato, porquinho, doces de caju, queijadinha... E o visitante ainda ganhou o meu livro Receitas das Alagoas (editora @Imprensaoficialal). Que Marravilha!  Claude Troisgros em Maceió! 
Chef @jorgebandeira também foi convidado da casa. Na equipe dos chefs teve auxílio luxuoso @jvlacerda 
@damianapicui e vinhos da @grandcrumaceio
  • A chapa é de pedra sabão e chega na mesa fervendo, com o filé recheado de presunto, queijo, bacon, legumes e batata frita (ou macaxeira). A brincadeirinha saborosa é para compartilhar com duas ou três pessoas, principalmente se bebericar o caldinho de feijão antes do almoço ou jantar. A novidade é do restaurante Mar e Brasa, na Jatiúca, e já chegou com promoção de terça a sexta-feira. Qualquer prato principal custa R$ 49,90 para 2 ou 3 pessoas.
http://www.nidelins.com.br/2018/08/13/file-recheado-para-compartilhar/
  • Em homenagem aos nossos pais: Fiz minha inscrição para o vestibular de Jornalismo escondida de meu pai, porque o sonho de seu Hermílio Inocêncio de Oliveira, era ter uma filha médica. Claro, quando a verdade apareceu ele ficou um “siri na lata” e passou uma semana sem falar comigo. Mas nossos perrengues eram resolvidos na base da carapeba, ou seja: tudo acabava bem à mesa da família.http://www.nidelins.com.br/2018/08/12/carapeba-em-nome-da-paz/
#historia #homenagem #diadospais
  • "Foi um rio que passou em minha vida/E meu coração se deixou levar...". Hoje, logo mais, às 21h vou encontrar este rio com Paulinho Da Viola e sua filha Beatriz Rebello, no Teatro Gustavo Leite. Nunca esqueci o show desse sambista no carnaval de Recife, vestido de branco e violão na mão. "Senti meu coração apressado/Todo meu corpo tomado/Minha alegria voltar..." @paulinhodaviola😻
@suechamuscaoficial
  • Quando finda o almoço de galinha guisada, sobram apenas alguns ossinhos para contar história, uma prova de que a comida é boa. Nesta hora, dona Abenilda Cavalcante, carinhosamente conhecida como “Fia”, chega à mesa sorridente e pergunta: “Quem é o felizardo?”, se referindo ao futuro pagador ou pagadores da conta. O bom humor é peculiar do restaurante Galinha de Capoeira do Juarez, na cidade de São Miguel dos Campos, com mais de 20 anos de tradição.
http://www.nidelins.com.br/2018/08/10/galinha-felizarda-de-sao-miguel-dos-campos/
#dicadanide #alagoas200anos #galinhadecapoeira #saomigueldoscampos.
Funciona de terça a domingo, das 11h até as 15h/ Fazenda Coité/ São Miguel dos Campos- Alagoas/ Telefone: (82) 99950.2473/ (82) 99328.1547