TOPO
Destaques PANC

Plantas curam e alimentam

 

 

Já imaginou comer frutas e folhas não muito comuns na cozinha, como a urtiga? E flores, como Maria Sem Vergonha? Não?! Pois bem, vamos entender melhor a PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Ela não é novidade está presente na cultura dos povos. Na cidade de Porto Calvo conheci e provei a tradição da Maniçoba. A iguaria é preparada com o “olho da macaxeira”, que são as folhas novas da raiz, cozidas, trituradas, misturadas ao leite do coco e castanha, transformando-se em creme. Um clássico da Semana Santa.

Maniçoba de Porto Calvo, preparado com as folhas de macaxeira

Contudo, ainda existe um mundo de plantas a serem descobertas. Quem deseja usar PANC na cozinha, apresse o passo e garanta logo uma vaga, dia 16 de junho, das 7h até 22h, na primeira edição PANC das Alagoas. O evento começa com café da manhã, trilhas pela Reserva de Mata Atlântica no Sítio Aldeia Verde, palestras com Valdely Ferreira Kinupp, professor, pesquisador e autor do livro Plantas Alimentícias não Convencionais PANC no Brasil, e claro comidinhas de folhas, flores e frutinhas.

PANC: Moringa, Urtiga Mansa, Maria Pretinha e Flor Clitória já rendem receitas

Em Maceió, conversei com, Sandra Calaça (eco chef), o engenheiro agrônomo Leandro Benatto, e o chef André Generoso, do Divina Gula. Em comum, os três já fazem receitas com PANC em Alagoas. Provei o cardápio de suco verde com folhas, flores e sementes, bem como o arroz azul da flor de Clitória, feitos pela Sandra, e a geleia de hibiscos do Leandro. André, com sua horta orgânica, pesquisa e leva PANC para as panelas do restaurante.

Arroz azul da flor de Clitória

O chef André Generoso, do Divina Gula, apoia o evento, e carrega na tradição de usar plantas alimentícias na sua cozinha, como a ora-pro-nóbis que, cozida ou crua, é rica em ferro e saborosa. Ele também usa o jambu da Amazônia, que cultiva em sua horta,  e está presente em alguns pratos e até na cachaça divininha. “Da jaca verde se tira o palmito do miolo. O broto da flor do mandacaru (Cereus jaamacaru Dc) é considerado o aspargo do sertão”, diz o chef, que pesquisa e estuda tudo sobre PANC para dar mais sabor às comidinhas.

Suco verde a base de folhas e frutas. Detalhe sem água

Suco verde de flores e folhas:  Flor branca (Maria sem vergonha), bertalha, moringa, urtiga, cenoura, maçã, semente de girassol sem casca germinado, flor Papoula ou hibiscos ou mimo-de-vênus (são da família Hibiscus rosa-sinesis). Também levou outras folhas, como alface crespa roxo, chicória, acelga, couve, folha de pitanga, hortelã da folha grossa, gengibre e pepino. Detalhe: não leva água e nem açúcar, mas é docinha e refrescante.

A geleia de hibiscos é feita com os cálices florais destacados da flor, conhecida como hibisco, vinagreira ou groselha (da família do Hibiscu sabdariffa)

Pipoca feita de milho crioulo azul e espigas de milho crioulo

Rota PANC nas Alagoas

Dia 16 de junho, das 7h até 22h, na primeira edição PANC das Alagoas

Mais informações no (82) 98171-4103/ (82) 99628-3907 – [email protected]

 

 

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/