TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Comida de vó, criança feliz!

 

Florinha primeiro mordeu a beterraba cozida, depois se lambuzou  com o morango. Era como se, para ela, alimentar-se fosse brincadeira, diversão de neném. Ela sorriu com o docinho, fez careta do azedinho da fruta e, assim, a pequeninha iniciou seu ritual do almoço saboroso e rico em nutrientes na casa  da vovó Claudia Macias, a famosa Cacau (@acozinhadacacau).

O almoço é bem colorido (com pelo menos cinco cores, no pratinho), composto por purê de abóbora, peixinho grelhado, quinoa com beterraba, saladinha de tomate com ervas e brotos de agrião e couve. Tudo regado com um fio de azeite e temperado com mix de ervas frescas como manjericão, sálvia, alecrim e tomilho, colhidos na horta da casa.

Vovó Cacau e sua netinha Florinha com 11 meses adora legumes e frutas

Paladar apurado para uma bebezinha de 11 meses? Verdade! Tanto que provei e aprovei a comidinha preparada com muito zelo pela vovó Cacau e realmente estava bem saborosa. Afinal, a vovó e seu pai, Roberto, são chefs de cozinha e sempre estimulam o paladar da pequena com novos ingredientes, a exemplo do azeite trufado, com uma polentinha cremosa e carne cozida. Diga-se de passagem, ela amou!

“Casei nova, aos 19 anos, e não tinha experiência na cozinha. Com a chegada da primeira filha, me faltava maturidade, paciência e tempo. Isso mesmo, por que alimentar um bebê requer maturidade para saber que sopinhas e papinhas preparadas em casa são mais nutritivas do que as compradas prontas. E paciência, pois é um tal de colocar na boca e o bebê cuspir… O que leva tempo, pois é sempre preciso repetir mais uma vez”, lembra Cacau.

Almoço da Florinha: quinoa de beterraba, purê de abóbora, peixe e saladinha

O ato de dar almoço ao bebê, em sua opinião, requer, no mínimo, de meia hora. “Com a minha neta, estou tendo a oportunidade de preparar comidinhas mais saudáveis e não me importo se ela faz uma bagunça enquanto come”, revela a Cacau, que teve o gosto pela culinária despertado quando sua filha foi morar em Minas Gerais. “Fiquei encantada quando vi as famílias felizes, em torno do fogão à lenha, preparando aquela comida tradicional e se aquecendo no rigoroso inverno na serra da Mantiqueira”.

Para a chef, o segredo para a criança se apaixonar por uma comida saudável é investir  nas cores e no sabor, procurando usar legumes bem coloridos, a exemplo do tomate, cenoura, beterraba, abóbora, brócolis, entre outros, e muitas ervas aromáticas como a sálvia, manjericão, tomilho, alecrim, manjerona, coentro e salsa, que vão deixar a comida muito perfumada e saborosa, já que deve-se evitar o sal nessa primeira fase da alimentação infantil.

Para Florinha comer é uma diversão

Florinha não come arroz, que foi substituído pela quinoa (grão extremamente nutritivo, rico em aminoácidos essenciais, cálcio, ferro, ômega 3 e 6, fibras e vitaminas do complexo B). Para dar sabor ao grão, ele é refogado no azeite com cebola e finalizada com beterraba ou cenoura ralada, ou ainda couve refogada, para dar cor e sabor .

“O purê está sempre presente no almoço da Florinha”, esclarece a vovó. Ele confere umidade ao prato e ajuda na mastigação e deglutição dos alimentos sólidos. Pode ser de abóbora, cenoura, inhame, macaxeira, batata, mandioquinha ou batata doce. Detalhe: os legumes devem ser, preferencialmente, cozidos no vapor, para que seu valor nutricional seja preservado.

Sobremesa de frutas para conhecer o açúcar natural

No início da introdução alimentar da Florinha, a chef Cacau processava o purê deixando-o bem cremoso. Atualmente, mudou para se adaptar aos seis seis dentinhos da neném. “Apenas amasso com o garfo, mantendo pedaços mais sólidos para estimular a mastigação. A saladinha crua também está sendo introduzida. Corto o tomate e folhinhas de manjericão bem picadinhas, rego com azeite e sirvo junto com folhinhas de brotos de couve, agrião ou beterraba. Todos esses cuidados na alimentação são essenciais para educar o paladar da criança”, disse.

Peixe, carne ou frango são sempre grelhados ou cozidos e, em vez de sal, são temperados com ervas e azeite.  “Ofereça sempre pedaços grandes de frutas e legumes para que a criança segure com suas mãozinhas e fique livre para experimentar e se lambuzar”, outra dica da cacau.

“Com os meus filhos, eu não os deixava sujar  nem  a mão. Hoje, não. Dou as frutas e legumes para a minha neta começar a mastigar e ficar livre para se lambuzar”. Florinha está descobrindo naturalmente o doce, o salgado e o azedinho, sem interferência do açúcar e sal.

Do bate papo com a Cacau, lembrei-me da minha infância, quando o suco de frutas sobrava no almoço, minha mãe o colocava nas cubas de gelo, espetava um palito e levava ao congelador. Era a glória! Esse “picolé caseiro” fazia a nossa alegria.

Sorvete de banana e morango sem adição de açúcar

A Cacau sempre oferece frutas na sobremesa da Florinha, principalmente as que contém viamina C, pois elas ajudam a fixar o ferro o organismo. Para variar, ela prepara um delicioso sorvete de frutas (delicioso sim, pois experimentei!), à base de banana congelada, morangos, passas… Tudo sem açúcar, mas com muito afeto.

“Claro que um biscoitinho, uma vez ou outra, também faz parte da alimentação da Flora. A preferência é por um bom biscoito de polvilho, mas na falta dele ofereço o tradicional biscoito de Maizena. Se depender de mim, nada de biscoito recheado”, completa a Cacau.

Florinha é só alegria na hora de comer

“Que no Dia das Crianças e em todos os dias do ano possamos oferecer uma alimentação mais saudável aos nossos pequenos!”, completa a chef, que presenteou os meus leitores com a receita do Sorvete de Morango da Florinha, a florzinha do jardim da família da vovó Cacau.

SORVETE DA FLORINHA

Ingredientes

2 bananas congeladas (vai servir como a base do sorvete)

3 morangos grandes (pode substituir por framboesa, groselha, manga, mirtilo)

1/4 de xícara de passas sem caroço

Modo de preparo

Coloque tudo no processador de alimentos e bata até ficar cremoso e uniforme.

Distribua em potinhos, tampe e leve ao freezer.

Rende sete potinhos de aproximadamente 60 ml

@acozinhadacacau site: www.acozinhadacacau.com.br

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/