TOPO
Sem categoria

Cerveja com sabor caldo de cana

Caldo de cana de açúcar, geladíssimo, docinho, é bom demais! Recupera as energias, cura ressaca, sacia a sede, e se colocar gotas de limão, reduz um pouco a doçura e acirra o paladar. Mas já pensou em misturar o caldo de cana na cerveja? Pois bem, o mestre cervejeiro Vinícius Vardieiro foi ao Engenho Caraçuípe, na cidade de Campo Alegre, para desenvolver a breja de alma alagoana e, assim, nasceu a Saison (estilo de cerveja com mais acidez), produzida apenas uma vez por ano, na safra da cana de açúcar, com sabor e aroma do melaço. A Saison será lançada neste sábado, dia 30, na fábrica bar e loja da Hop Bros, cervejaria genuinamente alagoana.

A história da Hop Bros começou em 2014, na produção de cerveja em panela na cozinha dos amigos Vinícius Vardiero, Sílvio Fereira, Márcio Raimundo. E para celebrar a inauguração da fábrica, bar e loja, armaram uma festa aberta ao público, regada com muito chope da casa, por R$ 10,00 cada, com comidinhas  do Arrí, do Pastella, e caldo de cana. Para balançar o corpo, tem show de rock e blues da banda Barba de Gato.  A partir das 16h, mas quem chegar mais cedo pode participar do tour turístico de como se faz cerveja de verdade, com água, lúpulo, malte e fermento.

Nova cerveja da Hop Bros em parceria com a Caraçuípe será lançado neste sábado, dia 30, com show, chope e muita alegria

Para beber a cerveja de cana de açúcar é bom seguir  o ritual: balançar o líquido para ficar mais homogênea. A dica é do alagoano Rodrigo Inojosa, um dos sócios da cervejaria, que tiveram a brilhante ideia de bolar uma breja com sabor da história alagoana, a cana de açúcar. Mas no primeiro gole, percebemos que não é doce, tem o amargor (mais suave), e o aroma do melaço aparece no final. Adorei o líquido que alimenta, lembrando que o teor alcoólico é de 6,3%. O mosto (caldo de cana) é adicionado durante o cozimento da cerveja.

Outra que provei e considerei fantástica é a  Ipa Reserva (mais amarga), onde o aroma do lúpulo é tão intenso, até parece que vai embriagar só cheirando. Indicado para quem curte cervejas mais fortes, e pode pedir bis.

Ipa Reserva (mais amarga), com o aroma do lúpulo em evidência

A proposta da cervejaria Hop Bros é fazer lançamentos mensais valorizando os ingredientes alagoanos, como a de estilo belga Witbier, cerveja de trigo que leva laranja, semente de coentro e limão siciliano aqui da região. De sabor mais leve, refrescante e cítrica.

Os meninos da Hop Bros também trouxeram para Maceió dois tipos de garrafa(growler), para quem deseja levar chopes para a geladeira de casa, lembrando que são dois litros e devem ser consumidos em até quatro dias para preservar a cremosidade da bebida.

Rodrigo com as duas garrafas lindas para levar chopes da Hop Bross para casa

Trajetória – No  ano de 2014 os amigos Vínicius Vardiero, Sílvio Fereira, Márcio Raimundo começaram a produzir cerveja de panela para consumo próprio, e o Rodrigo Inojosa era apenas um cobaia e cliente dos experimentos dos  cervejeiros. “As primeiras eram horríveis, até falei para Vínicius que ele não tinha futuro como cervejeiro (risos), mas com muito estudo, determinação e persistência as cervejas começaram a sair incríveis e logo ele virou nosso mestre. Cada vez mais, vem aprimorando as receitas”, lembra Rodrigo.

No ano de 2015, a produção das panelas cresceu e muitos amigos foram agraciados com as primeiras cervejas da Hop Bros. Em 2016, o projeto começou a sair do papel, registraram o CNPJ da empresa,  investiram  cerca de 1 milhão de reais na reforma do galpão, compra de equipamentos e insumos (estes mais caros, porque no Brasil não produz lúpulos e são todos importados, sujeitos ao reajuste do dólar).

Fábrica da Hop Bros terá bar e loja, em frente a casa de festa Che Marie no Sitio São Jorge

A história das brejeiras é antiga, contam que, no século VII, na época da quaresma, os religiosos para aguentar 40 dias de jejum (cobrados com rigor)  se permitiram uma dieta líquida, e assim a cerveja virou pão liquefeito produzido pelos frades nos mosteiros.

Cerveja artesanal não é moda, é tendência, e o mercado está aquecido, tanto, que os meninos da Hop Bros compraram os equipamentos com prazo de entrega de seis meses, mas levaram 12 meses para chegar em Maceió. Passaram um sufoco! Agora é só alegria com sabor de cervejas alagoanas aromáticas, gostosas e com qualidade.

Vamos lá compartilhar e brindar com chopes da Hop Bros.

Rota Hop Bros

Festa de inauguração a partir das 16h na Fábrica, bar e loja do Hop Bros

Preço do chope – R$ 10,00 (copo de 300 ml)/ comidinhas do Arrí, do Pastella, e caldo de cana/ Show de rock e blues da banda Barba de Gato.

O bar da fabrica funciona de sexta-feira a domingo, a partir de 16h. Agendamento de visita pelo [email protected]

Av. Cel. Salustiano Sarmento- São Jorge (em frente a casa de festa Che Marie)

Nesse sábado, 30 de setembro, serão seis rótulos de chopes e sete engarrafados. Até lá!

Arte da Hop Bros para a cerveja em parceira com o Engenho Caraçuípe

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/