TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Lipe, menino de ouro

 

O sorriso é de criança, alma de brincalhão, olhos de anjo, alegria é contagiante. Estas são as características de Felipe Martins, carinhosamente Lipe, 27 anos, tem síndrome de Dow. Mas ele é capaz de sentir, amar, aprender, se divertir e trabalhar. Frequentou escola,  universidade, e brevemente se formará em gastronomia, porque sempre gostou da cozinha.

Pois bem, Lipe é um menino de ouro. Agora, no final do ano, será um dos mais novos chefs de Maceió. Mas nem esperou o diploma na mão, com muita determinação e apoio da família, ele fez sua estreia com seu carrinho de  Hot-Dog Gourmet, que estaciona aos domingos, na orla de Ponta Verde, com direito a escolher entre três molhos: páprica, queijo e chutney (condimento de origem indiano), para escoltar as salsichas. Provei o de queijo, adorei, e ainda adicionei a maionese da casa.

Hod dog com cebola caramelizada e queijo do chef Lipe é sucesso de vendas

Salsicha e pão não é apenas o sonho de criança, é o lanche que cativa todas as  gerações. O  preparado por  Lipe é bem temperado com empreendedorismo, superação e muito amor da família e da namorada Taís Paixão.

O amor de mãe é o ingrediente principal e Kátia Martins é mãezona, linda, apaixonada e guerreira, todo dia luta pela felicidade do filho. “Quando ele nasceu tinha um problema no coração, foram 4 meses difíceis. Primeiro batalhei pela vida do Lipe, depois lutei para ele ser tratado sem discriminação, e aos poucos conquistamos  o espaço ao sol”,  conta Kátia, com os olhos brilhando de orgulho do filho.

Hot dog com molho chutney de tomate

Para até ingressar na universidade foi quebrando barreiras, mas chegando lá contou com o apoio da ex-coordenadora da escola de gastronomia, Mariana Bernardes, que abraçou o jovem.  “Sou muito grata a Mariana, professores, colegas, porque trataram meu filho como uma pessoa comum e ao mesmo entenderam  suas necessidades”. Já a chef Mariana, disse que todo mundo aprendeu com Lipe. “Foi uma aula de cidadania, ele e a Kátia ensinaram muito a gente”.

Kátia também destacou o apoio do Instituto Amor 21, entidade que estimula o Emprego Apoiado. “Projeto essencial, para a autonomia e desenvolvimento dos nossos jovens down,” relatou a mãe de Felipe, que também conta com o auxílio luxuoso de seu amado,  Marcelo Carvalho (pai de coração do Lipe). A escolha pelo curso de gastronomia é porque Katia adora cozinhar e o filho sempre a ajudou a preparar massas, doces, e agora, juntos, fazem todo processo do hot dog. Além de gastronomia, Lipe e namorada Tais fazem o curso de  recepcionista do Sebrae.

Tempero do amor, Lipe com a namorada Thais, a mãe Katia e a chef Mariana

No último domingo, dia 24, choveu, e por alguns momentos  Lipe e sua amada ficaram tristes, afinal, como todo empreendedor de rua, o sol é essencial. Mas São Pedro ajudou, deixou o dia nublado e os fãs do Hot do Dog Gourmet saborearam o sanduba temperado com muito amor.

Chef Lipe primeiro empreendedor alagoano com Síndrome de Down

Rota do Hot Dog Goumert

Preço de R$ 10,00 até R$ 12,00/ Aceita-se cartões

Todo domingo das 10h ás 14h na Praia da Ponta Verde

Família: Lipe com a namorada Tais, tia Regina, sua mãe katia e Marcelo, pai de coração: temperos essenciais para o primeiro empreendedor com Síndrome de Down de Alagoas

 

 

 

 

 

Visits: 0

«

»

2 comentários
  • Karla Vasconcellos
    6 anos Atrás

    Deus e Nossa Senhor a abençoe o caminho desse anjo, minha irmã estuda na mesma universidade que ele, ela é surda e faz Pedagogia na Uninassau onde, foi muito bem recebida por todos. E eu sou intérprete de Libras dela com muito orgulho.

  • Monica Viveiros
    6 anos Atrás

    Parabéns, Lipe, parabéns Kátia, guerreira e mãe dedicada e amorosa. sucesso!!!!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/