TOPO
Gastronomia Lanche

Conhece Baklava?

 

O pequeno dicionário de gastronomia de Maria Lúcia Gomensoro (ótimo para pesquisa) diz que Baklava é um doce com massa “pyllo” (folhado da culinária grega e do Oriente Médio), recheado com amêndoas ou nozes. Pois bem, a iguaria é uma doçura deliciosa, conquistou meu paladar, a casquinha é fininha e, para escoltar, tem sorvete de creme.  É tão bom, que até dispenso o sorvete, e tem mais, o doce da Cia do Kebab Ayasofhia vem  recheada com amêndoas e nozes, maravilha.

O doce do oriente médio é regado com uma calda fina de mel, canela e o sorvete recebe a calda de romã para finalizar. Baklava é uma das boas novidades do Cia do Kebab Ayasofhia, de comidinhas árabes. Também entrou em cartaz o charuto de folha de uva, recheado com arroz e carne moída, ambos temperados com pimentas.

charuto de folha de uva, recheado com arroz e carne moída, ambos temperados com pimentas

Para comer o charuto há um ritual gastronômico. Primeiro, regue as folhinhas recheadas com o caldo preparado no próprio cozimento do charuto. O caldo depois é incrementado com tomate, cebola, alho e manteiga, ficando um pouco azedinho. Também deve-se adicionar a coalhada no charuto, para viajar nas tradições da culinária árabe, que tanto aprecio.

Minha paixão continua firme pela carne de cordeiro temperada com pimenta síria, dedo de moça, hortelã, cominho e outras especiarias, escoltado pelo pão árabe. Para lembrar: Kebab é a carne prensada e temperada com especiarias. Ela pode ser servida enrolada no pão árabe (redondo, grande e fino) ou também na versão de petisco.

Sanduíche no pão árabe com carneiro, molho de iogurte, couve, e outras especiarias

Rota Cia do Kebab Ayasofhia

Preços: vão de R$ 11,90 até R$ 23,00/ Aceita-se cartão

Funciona de terça a domingo das 18h até meia noite

Antiga Amélia Rosa 427.Jatiúca/ Como chegar: Em direção shopping Maceió para a praia (referência Cuscuzeria Café e Pub Fiction)/ Telefone:82 3320-4182

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • João Joaquim
    6 anos Atrás

    Vou provar essa hoje!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/