TOPO
Festival/ Curso Gastronomia

Parmegiana ao meu gosto

Sempre gostei de saborear um bom bife à parmegiana. A receita é tão clássica: bife à milanesa com queijo, presunto e molho de tomate. Mas foi no curso de Cozinha Básica do Senac que tive oportunidade de aprender algumas dicas de como fazer o  prato.  Aliás, neste curso, a maioria dos participantes eram estreantes com as panelas. Eles estavam ali para aprender a cozinhar para os amigos, família e até mesmo para sair da rotina dos alimentos industrializados.

O professor de Cozinha Básica foi o professor Cícero Harri que, logo no primeiro momento, mostrou a importante da disciplina na cozinha. Ao término da aula, tudo ficou limpo e arrumado. Coisa simples, mas necessária, de como fazer o “mise en place”,  ou, traduzindo do francês, deixar todos ingredientes e elementos da receita prontinhos já no jeito para que você execute corretamente.

Primeiro passo:deixar todos ingredientes e elementos da receita prontinhos.

Na aula, algumas dicas valiosas. Por exemplo: no arroz, uma folha de louro para aromatizar, e para uma xícara do grão, duas de água. Eu, como sou amadora na cozinha, nunca fui craque com os grãos, embora confesso: adoro o  “unidos venceremos”.

Resumo, além de aprender o básico, vale também inovar, como trocar a farinha de trigo pela de arroz para empanar o bife à parmegiana. Enfim, já é o segundo curso do Senac que faço e recomendo. Veja a receita no final da postagem e um pouco da história do chef Harri. O conheci como chef consultor do restaurante Manga Verde, da nutricionista Moema Ferro.

Extra: No último dia do curso de Cozinha Básica, o aluno Fabio Bandeira fez moqueca de ovos com camarão seco e para acompanhar farofinha de cuscuz

Empreendedor: Cícero Harri é alagoano de Atalaia, um ex-cortador de cana que tinha a missão de preparar a comida para os irmãos. Assim começou sua trajetória no mundo gastronômico. Estudou no Senac, e duas pessoas foram essenciais no aperfeiçoamento profissional do Harri: a apresentadora do programa de TV, Cozinha da Ofélia (ele anotava todas receitas) e o chef Nilo Bugarelli, que o ensinou a culinária italiana.

Professor do Senac, Cicero Harri

Com mais de 30 anos no mercado, seu nome é em homenagem ao Padre Cícero. O Harri foi um erro na hora do registro do seu pai Mauro. O certo era Ari. Sempre aguerrido, Cícero foi conquistando seu espaço e  de lavador de prato chegou a chef consultor.

Mais informações sobre cursos do Senac: http://www.al.senac.br/Cursos/Index/45 – Telefone: (82) 2122- 7858

Tamanho família: Parmegiana com macarrão vai ao forno

Bife à parmegiana

1 kg  de bife de alcatra (usei fraldinha, bifes finos)

Pimenta do reino e sal a gosto

100 ml  de leite

20g de farinha de trigo ou farinha de arroz

2 ovo

500 ml de molho de tomate

300g  de farinha de rosca (usei flocão de milho)

200g de muçarela fatiada

200g de presunto

1 pacote macarrão

Modo de preparo

Tempere os bifes com sal e pimenta. Reserve

Creme de empanar: misture o leite e a farinha de trigo. Adicione os ovos batidos ligeiramente. Passe o bife no creme de empanar e em seguida na farinha de rosca.

Aqueça o óleo e frite o bife virando uma vez.

Dica do professor Harri: cozinhe um pacote de macarrão, escorra e coloque numa forma refratária. Coloque molho de tomate, adicione  os bifes, presunto e queijo. Em seguida coloque o molho. Polvilhe com orégano e leve para gratinar.

Para incrementar o molho de tomate pronto, refogue a cebola  ralada,  adicione duas colheres de sopa e uma colher de alho picado. Deixe cozinhar um  pouco. Adicione ervas  (tomilho, manjericão e orégano). Pronto!

Foto da turma para recordar

Fritada de siri, do curso de Comida do Boteco

Professor de Comida de Boteco, Samuel Carlos, é o responsável por outro curso bacana para fazer

 

 

 

Visits: 0

«

»

2 comentários
  • Fátima
    7 anos Atrás

    Equipe de gastronomia do Senac sempre arrasando!

  • Rafael
    7 anos Atrás

    Parmegiana com presunto é invencionice de brasileiro, o clássico não leva.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/