TOPO
Cozinha Popular Gastronomia

Os quitutes de Vânia

A Barra de São Miguel faz parte da minha vida desde a minha adolescência. Lá, eu ficava hospedada na casa da saudosa dona Terezinha Normande, com o Rio Niquim sendo o jardim. Minha maior diversão era comer ostras, que chegavam sempre nos cestos de palhas.

Mas, minha resenha de terça-feira, 18 de abril, não será sobre o molusco, nem sobre peixe e camarão. O tema será comidinhas mais “leves”, como rabada, mocotó e a galinha guisada da Gilvanete dos Santos, a famosa Vânia, no Porto da Barra, com seu cenário encantador de mar e seus barquinhos.

Vânia, mestra em guisados, no seu bar Cantinho da Barra

No Bar da Vânia, batizado de “Bar Cantinho da Barra”, vale logo ressaltar: é um simpático estabelecimento e um lugar onde as porções de  comida são pra lá de generosas, tipo, é preciso quatro pessoas para se esbaldar nos petiscos da alagoana.  Eu provei três clássicos: mocotó, rabada e galinha velha, todas as receitas escoltadas por batatas cozidas no caldo (maravilha). O bar é indicado para tira gostos, mas quem deseja agregar arroz e feijão, é só solicitar que Vânia prepara.

Rabada – As carnes saem fáceis dos ossinhos, tempero beleza ao paladar e, com as batatas, a iguaria é perfeita

Nas panelas da Vânia, os temperos são alagoanos, como tomate, cebola, pimentão, alho, cheiro verde, cominho e pimenta do reino, além de muito esmero da alagoana, que contabiliza 20 anos em restaurantes. Ela começou lavando pratos, mas logo virou cozinheira. Dona de um tempero bem equilibrado, todas as carnes são macias e saborosas, daquelas que pedem cerveja bem gelada.

O belo cenário da Barra de São Miguel, litoral sul de Alagoas

Então, na próxima viagem à Barra de São Miguel, inclua o  “Cantinho da Barra”, uma dica preciosa da minha amiga e secretária de Turismo da Barra de São Miguel, Cláudia Pessôa.

Mocotó – Prato tradicional, com as patas cozidas ou extremidades de bovinos, tem muita cartilagem, receita forte, à qual Vânia incrementa com linguiça.

Galinha – Também maravilhosa, comprei e levei para comer com cuscuz, uma belezura de sabores.

Rota Bar Cantinho da Barra

Preço: A partir de R$ 35,00/ Não aceita-se cartão

Rua Professor Medeia Cavalcante, em Barra de São Miguel (local conhecido como Saquarema)/ Telefones: 82 99832-2581/ 98842.3892

Funciona todos os dias, das 10h até as 22h

O Cantinho da Barra sob o comando da alagoana Vânia

Visits: 0

«

»

2 comentários
  • Renilson Moura
    7 anos Atrás

    Fui comprovar a dica, realmente os pratos são deliciosos, provei a galinha,rabada,mocotó e o sarapatel kkkk. Muito bom
    Local simples mais somos bem atendidos pela Vânia.

    • Nide Lins
      7 anos Atrás
      AUTOR

      Que bom, Ranilson. Felicidades

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/