TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Camarões da Letícia

 

Conheci a chef alagoana, Letícia Melro Bentes, em 2015, no seu restaurante Toscana, uma casa charmosa que une loja de importados e restaurante de cozinha contemporânea.

Detalhe do restaurante Toscana Café na Avenida Rotary

O lugar é indicado para os apaixonados, mas a proza de hoje é a receita de camarões que venceu o Festival Brasil Sabor 2016 na categoria restaurante e foi tema de aula da Semana de Conhecimento da Abrasel.

Camarões crocantes sobre cama de macaxeira

Camarões crocantes sobre cama de raízes e molho de vinho (para 4 pessoas):

24 unidades de camarão (grandes, de preferência)

600g de macaxeira

1 batata doce

100g de queijo gouda

200ml de leite

100g de creme de leite

40 g de manteiga

2 ovos

100g de farinha de trigo

100g de farinha panko (farinha de pão japonês. Tem em supermercado)

100ml de caldo de carne concentrado (prepare com osso ou carne mais em conta, acrescente água, cenoura, salsão e cebola)

100ml de vinho tinto

100g de açúcar

Salsa

Óleo para fritar

Sal e pimenta do reino

Modo de preparo

Leve o caldo de carne, o vinho e o açúcar para reduzir em fogo baixo até formar uma calda em ponto de mel. Você pode fazer de véspera.

Cozinhe a macaxeira na água e sal. Depois bata a raiz ainda quente em um processador com a manteiga, o leite e o creme de leite. Tempere e reserve.

Fatie a batata doce em sentido do comprimento, em uma mandolina (maquina de fatiar legumes). Frite em óleo quente até ficar dourada. Reserve.

Tempere os camarões com sal e pimenta, passe na farinha de trigo, depois no ovo ligeiramente batido e finalize na farinha panko. Frite-os até dourar.

Volte o purê de macaxeira para o fogo e acrescente o queijo gouda batendo de forma vigorosa. Essa junção se chama Aligot.

Sirva uma cama do purê, em cima coloque os camarões intercalando com a batata doce e umas folhinhas de salsa. O molho deve ser servido à parte.

Chef Letícia aposta nos ingredientes da culinária italiana, mas temperada com inovações.

Quem é: Leticia formou-se em Gastronomia na Mauricio Nassau, em Recife, mas não se encantou pelo ramo e até fez outro curso, o de Publicidade. Para nossa sorte, a melhor publicidade da chef Letícia são as panelas com ingredientes da culinária italiana, mas temperada com inovações. Resumindo, uma cozinha primorosa, colorida, divertida ao paladar.

Recentemente Letícia foi selecionada,  entre mais de mil candidatos, para o programa The Taste Brasil, do canal GNT. A alagoana fez bonito com a receita de pato com purê de inhame, maçã verde caramelada e pimenta de dedo moça.

No Toscana tem almoço executivo, de terça a sexta-feira, com entrada, prato, principal e sobremesa no valor de R$ 55,00. Na foto espaguete com molho pesto e peito de frango

Toscana, Vinho, Café: Rua Djalma Mendonça, 300 B – Gruta de Lourdes – Telefone: (82) 3436-9002

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Nina
    7 anos Atrás

    Maravilha, bela culinária, chega a saltar os olhos. Coisa linda!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/