TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Quarta de “Ancho do Mar”

Tem coisas na gastronomia que até Deus duvida se vai dar certo! Algumas vezes as receitas parecem “samba de crioulo doido”, quer ver?  Pois bem, imagine a ousadia de misturar camarão seco do Mercado de Maceió com o corte de carne nobre uruguaio, o ancho? E de repente esta mistura deu mais que certo, virou uma iguaria preciosa e até a apresentação parece estilo Natureza-morta (pintura e fotografia de  frutas, louças, flores, livros, taças).

No Ancho do Mar,  a natureza é viva e convidativa, a carne nobre é coroada com camarões secos e com  um purê de beterrabas (que muitas vezes não damos nada por ela) supimpa. E para acompanhar, batatas coradas no sal e alecrim.  A criação é do chef Vitor Generoso, conhecido nos bastidores como Vitrola. A combinação é prefeita e o ancho, com sua gordurinha, desmancha no céu da boca. Já o camarão seco é  crocante e ao mesmo delicado ao paladar. Ainda tem a farofa de camarão seco, manteiga e um pouco de cebola, simplesmente um “trem bão alagoano”.

No Ancho do Mar, a natureza é viva e convidativa, a carne nobre é coroada com camarões secos e com um purê vermelho de beterrabas (que muitas vezes não damos nada por ela) supimpa. E para acompanhar, batatas coradas no sal e alecrim

Ancho do Mar: camarões secos,purê de beterrabas, e farofa de manteiga com camarão seco

Vitrola, esse menino, tem futuro. Recentemente  eu assisti a uma palestra dele sobre fermentação de frutas e raízes, durante a Semana de Conhecimento da Abrasel. De forma simples, o chef explicou que a banana cozida e batida precisa de 7 a 10 dias dentro de um pote de vidro (longe da luz) para ser fermentada. Não ensinou uma receita, mas uma técnica preciosa num mundo tão industrializado, onde a natureza enriquece a nossa gastronomia alagoana.

O fermento natural deu mais sabor à salada de banana da terra. Por sinal, Vitrola deveria colocar no cardápio a salada de banana na deliciosa versão vegetariana, que também é par perfeito da picanha grelhada.

Chef Vitor, também conhecido como Vitrola, criador do Ancho Mar

Chef Vitor, também conhecido como Vitrola, criador do Ancho Mar. Foto @ruinagaefotografia

Mas enquanto a salada de banana da terra não aparece, vamos no torresmo de macaxeira, outra criação do chef  Vitrola.

Torresmo de macaxeira na companhia da coxinha de galinha

Torresmo de macaxeira na companhia da coxinha de galinha

Rota Divina Gula

Av. Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, 85 – Jatiúca – Telefone: (82) 3235-1016.

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Lidia
    7 anos Atrás

    Que sucesso esse Vitrola,fiquei maravilhada com o Ancho do Mar.Espero poder provar as delíciosas invenções deste chef. Parabéns, bjs!!!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/