TOPO
Gastronomia

Coxinha de batata doce. Arretada!

 

Nos meus primeiros passos no jornalismo, tive o prazer de entrevistar a dona Ester, do Doce Mangabeiras. Eu amava o de batata doce. Era sublime. Quando comprava, escondida para ninguém da família comer. Conto está história para justificar minha paixão pelo tubérculo, que atualmente está em voga, por ser mais saudável e super indicado pelas nutricionistas. E assim, a batata doce ganhou espaço nobre na gastronomia, e a versão de coxinha é a mais idolatrada.

Recentemente conheci a Coxinha de batata doce preparada pela Shirley Lima, da casa de lanches “+ Light”. Provei e aprovei. A massa é delicada e o recheio (farto) de galinha é temperado com alho, coentro, cebola e um pouco de açafrão. Detalhe: não é frita e é empanada com farinha de rosca sem glúten. O modo de fazer é o segredo do sucesso da Shirley. Ela modela a massa na mão, numa frigideira antiaderente e quente. Ou leva sete minutos de forno. Sem fritura, zero de lactose e de glúten; mas tem sabor, meu povo!

Fatia de bolo de banana com aveia e não leva farinha de trigo

Fatia de bolo de banana com aveia e não leva farinha de trigo

Vejam o que é legal na  “+ Light”

Crepioca de tapioca, vale por uma refeição

Crepioca de tapioca, vale por uma refeição

Crepioca – Parece panqueca, mas apenas no visual. A iguaria é preparada com massa da tapioca, ovos e aveia. Textura fina e leve. O recheio mais querido é de ricota com presunto de peru. Eu, contudo, elegi o de atum que é bem mais instigante ao paladar. Agora a massa é nota 10.

Bolo de banana é perfeito e com café melhor ainda

Bolo de banana é perfeito e com café melhor ainda

Fruta – O bolo de banana é bem fofinho. A receita é de aveia, óleo de coco e açúcar demerara.  Leva traços de glúten por conta da aveia, contudo é bem saudável e, por encomenda, pode pedir sem açúcar.

Sucos com frutas são bons

Sucos com frutas são bons

Natural – Os sucos são ótimos e de fruta. Nada de polpa. Tem opções funcionais. Provei o Alegria com manga, laranja e morango. O cardápio tem opções de almoço e outros lanches seguindo a linha de baixa caloria.

Shirley Lima buscou o Sebrae para abrir sua casa de lanche saudável

Shirley Lima buscou o Sebrae para abrir sua casa de lanche saudável

Quem é – Shirley Lima é sergipana e começou na cozinha por necessidade, para ajudar no restaurante da sua mãe, Eliane Lima. Deu tão certo que ela virou a cozinheira principal. “Meu Deus! Depois que entrei para cozinha cheguei a 98 quilos. Foi quando resolvi investir no meu próprio negócio de comida saudável. Precisava mudar minha vida”, conta Shirley, que atualmente pesa 80 quilos e segue uma dieta com atividade física.

Recorreu ao Sebrae para iniciar seu restaurante de comida saudável. Lá fez vários cursos de Gestão para tudo dá certo e virou MEI (Micro Empreendedor Individual). Também contou com a parceria da nutricionista Elisa Boia para elaborar o cardápio com as calorias certas. E pelo andar da carruagem o seu “+ Light” deu uma reviravolta, e das boas, na vida da sergipana de coração alagoano.

Crepioca de atum

Crepioca de atum

Rota + Light

Preços: Sucos – R$ 8,00/ Crepioca – T$ 12,00/ Coxinha – R$ 5,00 – Aceita-se cartões

Funciona de terça a sexta-feira, das 9h até às 19h/ sábado das 19h até as 16h/  domingo das 11h até as 15h

Rua José Pontes, Edifício JTR –  371 , Jatiúca/ Telefone (82)98702.6498

Visits: 0

«

»

2 comentários
  • Soraya W. de Mendonça Arecippo
    7 anos Atrás

    Nide,
    Boa tarde! Voce falou nos doces de D. Ester, em mangabeiras, sou apaixonada por esses doces…
    Vc sabe onde hj posso encontra-los?
    Obrigada,
    soraya

    • Nide Lins
      7 anos Atrás
      AUTOR

      Soraya, infelizmente a fabrica foi vendida e depois nunca mais vi no mercado. Muito triste

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/