TOPO
Gastronomia Mais lidos

Pizza, tradições alagoanas e baianas que dão ibope

Finalizando os textos mais acessados do meu blog em 2016, a pizzaria Ora-Pro-Nobis Pizza Bar, que nos encanta com sua massa redonda, pasteis e costelinhas suínas, conquistou o oitavo lugar com 2.485 visualizações; o resgate da histórica macarronada do Edson, com 2.141 acessos vem em nono, e o décimo lugar ficou com o famoso food truck Cheiro de Dendê. Vamos recordar.

Costelinha suína com tempero mineiro

Costelinha suína com tempero mineiro

Mineiro – Quem comanda o Ora-Pro-Nobis Pizza Bar é a dupla Diego Soares, de Tupã (SP), nas panelas, e o Reges Madureira, de Belo Horizonte (MG),  na administração. Esses dois garotos são os “tais” do empreendimento em Riacho Doce, que tem boas pizzas, pasteis e costelinhas suínas com tempero de mineiro e dos bons.

A fabricação do pastel é da casa, o chef Diego é quem comanda a cozinha do Ora-Pro-e Nobis e usa a mesma massa da pizza. “Percebemos que a textura, ao fritar, ficava melhor, diferente e mais saborosa do que a receita tradicional”, conta Diego. A porção do pastel é de seis unidades e tem com recheios de calabresa, queijo e marguerita. A massa é sequinha, pouco óleo, e boa. Provei o de queijo e calabresa e adorei.

Pasteis são feitos com a mesma massa da pizza. Muito bom

Pasteis são feitos com a mesma massa da pizza. Muito bom

Ora-Pro-Nobis – Funciona de terça a sábado, das 17h30 às 23h30/ Domingo, até as 23h/ Endereço: AL 101  Rodoviário Norte, 51 – Riacho Doce (ao lado da Igreja Nossa Senhora da Conceição)/Telefone: 3355 1193

Macarronada com camarão é de comer rezando

Macarronada com camarão e ovo é de comer rezando

Alagoano: Com o titulo, “Lembra-se da macarronada do Edson? Vamos provar!”, o blog trouxe ótimas recordações da célebre macarronada localizada à Rua da Soledade, na Ponta Grossa, um bar simples que fez sucesso nas décadas 70/80/90. O estabelecimento era a estrela da gula alagoana, um lugar que abrigava todas as ideologias, classes, tudo na santa paz, e onde se devorava as delicias da casa. O empreendimento fechou, mas   seu filho de coração de Edson, Fernando Elias Gomes dos Santos, o famoso Fernandinho, uma espécie de relações públicas do restaurante, herdou o saber e o fazer da macarronada.

Galinha ao molho pardo a mais famosa de todas

Galinha ao molho pardo a mais famosa de todas

O bom garoto, que jogava no CSA, ficava de butuca vendo como a cozinheira, a “chef” Dolores, preparava as simples, mas famosas e saborosas receitas. Fernandinho sonha em reabrir o restaurante, mas enquanto junta uma grana para isso, ele agora é chef vai à sua casa, ou seja, é só contratá-lo para saborear os manjares da macarronada do Edson, dentre os quais se destacam: galinha ao molho pardo, camarão (ao molho ou à francesa) e pernil. Ele conta com o auxilio precioso de Cicinha, filha da saudosa Lourdes, cozinheira-chefe do Buraco da Zefa (infelizmente não conheci), outro lugar pitoresco, igualmente recanto de boas conversas e ótima comida.

Galinha ao molho pardo, sucesso da macarronada do Edson

Galinha ao molho pardo, sucesso da macarronada do Edson

Telefone do Fernandinho: 98836-5838.  Confira a postagem: http://blog.tnh1.com.br/nidelins/2016/12/13/lembra-se-da-macarronada-do-edson-vamos-provar/

irijé” é a união de duas identidades culturais da gastronomia nordestina: o acarajé e o nosso siri do mangue

irijé” é a união de duas identidades culturais da gastronomia nordestina: o acarajé e o nosso siri do mangue

Baiano – “Sirijé” é a união de duas identidades culturais da gastronomia nordestina: o acarajé e o nosso siri do mangue. Quem faz bem a receita é o casal simpático  Manoela e seu amado, o baiano Danilo Moradillo. Eles abriram o food truck Cheiro de Dendê, especializado em culinária baiana, no Varanda Gourmet, mas agora estão de endereço novo na faculdade FAN/FGV, em Jaraguá (aberto ao público) e continuam fazendo o maior sucesso.

Porção petisco de acarajé

Cheiro de Dendê, especializado em culinária baiana, tradicional, no Varanda Gourmet

Quem ensinou os segredos da culinária baiana foi a mãe do Danilo, Sonia. No Carnaval, a dupla vai se mudar temporariamente para Barra de São Miguel e se instalar no Barra Mar. No cardápio do Dendê Baiano, destaque para os minis acarajés com porções de cinco unidades para compartilhar com os amigos. Os bolinhos vêm escoltados pelo caruru, vatapá, camarão defumado e vinagrete. Claro, nesse caso, a cerveja é imprescindível.

Abará, o acarajé cozido

Abará, o acarajé cozido

Cheiro de Dendê: Das 18 até as 22horas de segunda à sexta-feira/ Telefone: 98802.9995

Visits: 0

«

»

5 comentários
  • Jack
    7 anos Atrás

    Tive o prazer de provar o acaraje do CD.
    Fui surpreendido positivamente pelo sabor.
    Voltarei a esse lugar, com toda certeza

  • Lavinia Leite
    7 anos Atrás

    Melhor acarajé da cidade é no Cheiro de dendê !!

    • Letícia
      7 anos Atrás

      Precisa conhecer o Pedacinho da Bahia, melhor acarajé que há! Qualidade e preço justo.

      • Nide Lins
        7 anos Atrás
        AUTOR

        Leticia, envia o endereço, bom carnaval

  • Eduado Costa Neves
    7 anos Atrás

    Sempre que possível consulto este Blog. As informações procedem e são de extremo bom gosto as escolhas das casas divulgadas. Este Cheiro de Dendê veio pra ficar. Conheço o grandão Danilo.Mas, desconhecia suas virtudes gastronômicas. Sempre achei apesar de saborosa ,as comidas baianas muito forte. No Cheiro de Dendê é tudo Light. Parabéns !!!!!!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/